Exercícios sobre classificação das bactérias
As bactérias são organismos bastante simples e geralmente são classificadas de acordo com sua forma e arranjo. Uma bactéria de formato cilíndrico, por exemplo, deve ser classificada como:
a) Coco.
b) Espirilo.
c) Bacilo.
d) Vibrião.
e) Espiroqueta.
Alternativa “c”. Os bacilos são bactérias com formato de bastão que podem ser curtas ou longas.
As bactérias são tradicionalmente classificadas de acordo com seu formato e arranjo, porém podem ser diferenciadas também de acordo com a estrutura de sua parede celular. Uma bactéria que apresenta parede celular complexa, com uma camada de peptidoglicano e uma porção externa de lipopolissacarídeo é chamada de:
a) estreptobacilo.
b) micoplasma.
c) gram-positiva.
d) gram-negativa.
e) sarcina.
Alternativa “d”. As bactérias gram-negativas apresentam uma fina camada de peptidoglicano e uma membrana mais externa com contém macromoléculas complexas.
O Vibrio cholerae, também chamado de vibrião colérico, é a bactéria causadora da cólera. O termo vibrião indica uma classificação dessa bactéria com base no seu formato. Analise as alternativas e marque aquela que indica o formato de um vibrião.
a) Formato esférico.
b) Formato oval.
c) Formato de vírgula.
d) Formato cilíndrico.
e) Formato espiral.
Alternativa “c”. Os vibriões apresentam formato de bastão curvado, como uma vírgula.
Na imagem a seguir, observamos bactérias do tipo cocos unidas. Elas formam uma estrutura que lembra um cubo. Essas bactérias recebem a denominação de:
a) Diplococos.
b) Tétrades.
c) Sarcina.
d) Estreptococos.
e) Estafilococos.
Alternativa “c”. A sarcina é um arranjo formado por oito cocos unidos de forma semelhante a um cubo.