Exercícios sobre a classificação dos anelídeos
Os anelídeos são organismos que se destacam por apresentar corpo dividido em anéis. Esses animais apresentam ainda algumas características que permitem classificá-los em três classes:
a) Gastrópodes, bivalves e cefalópodes.
b) Quilópodes, diplópodes e crustáceos.
c) Hidrozoários, cifozoários e antozoários.
d) Poliquetas, oligoquetas e hirudíneos.
e) Asteroides, crinoides e holoturoides.
Alternativa “d”. Poliquetas, oligoquetas e hirudíneos são as três classes nas quais são separados os anelídeos.
As minhocas são anelídeos com características bem conhecidas, como a segmentação bem desenvolvida. Esses animais não possuem brânquias, são hermafroditas e possuem pouca quantidade de cerdas. Assim, as minhocas podem ser classificadas como:
a) Gastrópodes.
b) Oligoquetas.
c) Cefalópodes.
d) Poliquetas.
e) Hirudíneos.
Alternativa “b”. Os anelídeos que possuem cerdas pouco diversas são denominados de oligoquetas (oligo = poucas; chaeta = cerdas).
A seguir, é possível observar diversos representantes do Reino Animal. Entre esses representantes, marque o único anelídeo pertencente à classe Hirudinea.
a) Minhoca.
b) Lacraia.
c) Piolho-de-cobra.
d) Sanguessuga.
e) Poliqueta.
Alternativa “d”. As sanguessugas são hirudíneos, ou seja, animais que geralmente não possuem cerdas.
Um estudante de Biologia identificou um organismo marinho que se destacava pela presença de estruturas semelhantes a remos, das quais partiam várias cerdas. Ao mostrar ao seu professor, o aluno foi informado que se tratava de um anelídeo da classe:
a) Polychaeta.
b) Holothuroidea.
c) Hirudinea.
d) Crinoidea.
e) Oligocheta.
Alternativa “a”. O anelídeo analisado pelo aluno é um poliqueta (poli = muitas; chaeta = cerdas), tipo de animal que apresenta segmentos de onde partem parapódios que são ricos em cerdas.