Exercícios sobre conceito biológico de espécie
Ao analisar um cachorro e um gato, por exemplo, fica claro que se trata de espécies distintas. Entretanto, nem sempre é possível analisar a morfologia e concluir que falamos de espécies diferentes. Que critério é primordial para dizer se um organismo é ou não da mesma espécie?
a) Aparência física.
b) Fisiologia.
c) Capacidade de reprodução com outro indivíduo.
d) Processos bioquímicos que ocorrem no interior da célula.
e) Quantidade de cromossomos.
Alternativa “c”. Denominamos de espécie o agrupamento de populações naturais intercruzantes, ou seja, que conseguem cruzar naturalmente e produzir descendentes.
Existem diferentes conceitos de espécie, conceitos esses que complementam uns aos outros. Analise as alternativas a seguir e marque o conceito que diz que organismos de uma mesma espécie compartilham características derivadas que não são encontradas em outros grupos.
a) Conceito biológico.
b) Conceito fenotípico.
c) Conceito internodal.
d) Conceito filogenético.
e) Conceito de reconhecimento.
Alternativa “d”. Segundo o conceito filogenético, considera-se como uma espécie um ramo independente em uma filogenia.
O conceito de espécie proposto por Mayr diz que “espécies são agrupamentos de populações naturais intercruzantes, reprodutivamente isoladas de outros grupos semelhantes”. De acordo com esse conceito, que grupo de organismos pode ficar excluído do conceito?
a) Bactérias.
b) Animais.
c) Fungos.
d) Pteridófitas.
e) Briófitas.
Alternativa “a”. As bactérias apresentam, na maioria das vezes, reprodução assexuada, por isso, não é possível enquadrá-las nesse critério. Além disso, o conceito de isolamento reprodutivo não pode ser aplicado.
O conceito biológico de espécie mais aceito é o proposto por Mayr. Segundo esse conceito, organismos de uma mesma espécie são aqueles capazes de cruzar naturalmente. Entretanto, existem organismos de espécies diferentes que podem reproduzir-se, originando:
a) raças.
b) mutantes.
c) híbridos.
d) assexuados.
e) organismos haploides.
Alternativa “c”. Organismos híbridos são aqueles gerados a partir do cruzamento de indivíduos de espécies diferentes. Esse é o caso da mula, que é gerada a partir do cruzamento da égua e do jumento.