Exercícios sobre constituição do solo
Os raios solares, a água e o vento promovem a transformação e o desgaste das rochas. Esse processo de alteração nas rochas é chamado de:
a) intemperismo.
b) remoção.
c) erosão.
d) voçoroca.
e) assoreamento.
Alternativa “a”. Denomina-se intemperismo o conjunto de alterações físicas e químicas que as rochas sofrem. Esse processo contribui para a formação do solo.
Os solos possuem várias camadas sobrepostas, que são conhecidas como horizontes. Cada horizonte apresenta uma característica peculiar. O horizonte C, por exemplo, destaca-se por:
a) apresentar coloração muito escura quando comparado aos outros horizontes.
b) possuir predominância de restos orgânicos.
c) apresentar uma grande quantidade de argila.
d) possuir rocha consolidada.
e) ser constituído de material que sofreu pouca ação dos mecanismos de formação do solo.
Alternativa “e”. O horizonte C está localizado abaixo do horizonte B e está muito próximo da rocha que originou o solo. Nessa camada, observa-se pouca alteração e, por isso, encontram-se vários fragmentos de rocha.
No solo, é possível observar a presença de partículas minerais, que podem ser separadas pelo tamanho. A partícula mineral que é visível no solo sem a ajuda de microscópios e apresenta tamanho de 2,0 mm a 0,05 mm é chamada de:
a) feldspato.
b) silte.
c) areia.
d) argila.
e) argilito.
Alternativa “c”. A areia é a partícula mineral mais conhecida e é responsável pelo aspecto áspero do solo.
Um solo com textura arenosa apresenta grande quantidade de areia. Para ser assim chamado, esse solo deve ter uma quantidade de areia superior a:
a) 10%
b) 20%
c) 30%
d) 50%
e) 70%
Alternativa “e”. Um solo arenoso apresenta mais de 70% de areia em sua composição.