Exercícios sobre darwinismo
A teoria da evolução proposta por Darwin, assim como outras teorias evolucionistas, baseia-se no fato de que organismos sofrem modificações ao longo do tempo, não sendo, portanto, formas fixas. Para escrever sua teoria, Darwin inspirou-se em um estudo em que se dizia que o aumento da população poderia levar todos à miséria e fome e aplicou esse conhecimento para analisar populações de plantas e animais. O estudo no qual Darwin inspirou-se pode ser atribuído a que autor?
a) Hooker.
b) Wallace.
c) Malthus.
d) Lamarck.
e) Cuvier.
Alternativa “c”. As ideias de Thomas Malthus, publicadas no livro Ensaio sobre o Princípio da População, foram inspiradoras para Darwin analisar a pressão populacional em espécies de animais e plantas.
Um dos pontos-chave da teoria de Darwin diz respeito à seleção natural. Sobre a seleção natural, marque a alternativa incorreta.
a) Para que ocorra a seleção natural, é fundamental que exista variabilidade genética.
b) A seleção natural é responsável por garantir a sobrevivência do organismo mais forte.
c) A seleção natural pode levar a modificações nas características de uma população ao longo do tempo.
d) A seleção natural é um mecanismo que ajuda no surgimento de novas espécies.
e) A seleção natural garante um aumento da população de indivíduos com características vantajosas.
Alternativa “b”. A seleção natural é responsável por promover a sobrevivência do organismo mais apto. Organismos mais fortes nem sempre são os mais aptos.
A interpretação incorreta da teoria da evolução proposta por Charles Darwin é bastante comum. Muitas pessoas insistem, por exemplo, em dizer que os homens vieram dos macacos. O que Darwin realmente quis dizer é que homens e macacos:
a) são da mesma espécie.
b) adquiriram características durante a sua vida e transmitiram aos seus descendentes.
c) sofreram mutações que levaram à transformação da espécie.
d) possuem um ancestral comum.
e) apresentam o mesmo material genético.
Alternativa “d”. A ancestralidade comum é um dos pontos importantes das ideias de Darwin. Segundo esse evolucionista, os grupos de organismo apresentam origens comuns.
(Fuvest) Uma ideia comum às teorias da evolução propostas por Darwin e por Lamarck é que a adaptação resulta
a) do sucesso reprodutivo diferencial.
b) de uso e desuso de estruturas anatômicas.
c) da interação entre os organismos e seus ambientes.
d) da manutenção das melhores combinações gênicas.
e) de mutações gênicas induzidas pelo ambiente.
Alternativa “c”. A interação entre organismos e meio ambiente resulta em modificações nos organismos e, consequentemente, na evolução. Tanto Lamarck quanto Darwin acreditavam nessa influência do meio, entretanto, apresentaram ideias diferentes de como as modificações ocorriam e eram repassadas.
(UFC-2007) Um problema para a teoria da evolução proposta por Charles Darwin no século XIX dizia respeito ao surgimento da variabilidade sobre a qual a seleção poderia atuar. Segundo a Teoria Sintética da Evolução, proposta no século XX, dois fatores que contribuem para o surgimento da variabilidade genética das populações naturais são:
a) mutação e recombinação genética.
b) deriva genética e mutação.
c) seleção natural e especiação.
d) migração e frequência gênica.
e) adaptação e seleção natural.
Alternativa “a”. A variabilidade genética nada mais é do que as variações existentes em uma população. Essa variabilidade pode ser conseguida pela troca de material genético entre os organismos que realizam reprodução sexuada e também por mutações, que são mudanças no material genético.