Exercícios sobre a determinação do sexo em bebês
Um casal possui duas filhas e planeja ter outro filho. O marido acredita que há mais chances de nascer outra menina do que nascer um menino, uma vez que eles já possuem duas filhas. Qual a chance de um bebê do sexo masculino ser gerado em uma nova gestação?
a) 0%.
b) 25%.
c) 50%.
d) 75%.
e) 100%.
Alternativa “c”. A chance de nascer um indivíduo do sexo masculino é a mesma de nascer um indivíduo do sexo feminino, ou seja, 50%.
Muitas pessoas afirmam que o sexo do bebê é determinado pelo homem. Essa afirmação está correta?
a) Sim, pois o homem pode fornecer um cromossomo X ou dois.
b) Sim, pois o homem possui cromossomos X e Y.
c) Não, pois isso dependerá do gameta da mãe.
d) Não, pois apenas a mãe pode determinar se será doado um ou dois cromossomos X.
e) Nem o homem, nem a mulher determina o sexo de uma criança e sim processos de mutação.
Alternativa “b”. Dizemos que o sexo do bebê é determinado pelo homem porque ele produz gametas com cromossomos X e Y. Se um espermatozoide com cromossomo X fecundar um óvulo, gera-se uma menina. Caso um espermatozoide com cromossomo Y fecunde um óvulo, um menino será gerado.
Analise as alternativas abaixo e marque o momento em que é determinado o sexo de uma criança:
a) Ovulação.
b) Espermatogênese.
c) Fecundação.
d) Nidação.
e) Neurulação.
Alternativa “c”. Apartir do momento em que o óvulo é fecundado, o sexo do bebê já está determinado. Um espermatozoide com cromossomo X, ao fecundar um óvulo, forma uma menina. No momento da fecundação, a união de um óvulo e um espermatozoide com cromossomo Y produzirá um menino.
Sabemos que os cromossomos sexuais são responsáveis por determinar o sexo nos indivíduos. Um menino sem alterações cromossômicas, por exemplo, apresenta:
a) Um cromossomo X e um Y.
b) Dois cromossomos X.
c) Dois cromossomos Y.
d) Um cromossomo Y e nenhum cromossomo X.
e) Um cromossomo X e nenhum cromossomo Y.
Alternativa “a”. Uma pessoa do sexo masculino apresenta um cromossomo X e um Y. Vale destacar que existem alterações cromossômicas que podem modificar essa conformação.