Topo
pesquisar

Exercícios sobre fator Rh

Exercícios de Biologia

Os exercícios sobre fator Rh são uma boa forma de testar seus conhecimentos sobre esse fator presente no sangue de algumas pessoas. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

O fator Rh está relacionado a um problema grave conhecido como eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido, na qual anticorpos produzidos pela mãe atravessam a placenta e agem contra as hemácias do feto. Sobre esse problema, marque a alternativa correta:

a) Na eritroblastose fetal, a mãe é Rh negativo, assim como o pai da criança.

b) A eritroblastose fetal ocorre apenas em mulher Rh positivo.

c) A eritroblastose fetal só acontece em mulheres previamente sensibilizadas.

d) A eritroblastose fetal pode ser prevenida com a aplicação de sangue Rh positivo na mãe logo após o parto da segunda criança positiva.

e) A eritroblastose fetal ocorre apenas em filhos Rh negativos.

questão 2

O fator Rh é condicionado por dois alelos que possuem dominância completa. O R é dominante e determina o sangue Rh positivo, enquanto o r é recessivo e determina o sangue Rh negativo. Diante dessa afirmação, marque a alternativa incorreta.

a) Pais Rh negativo terão filhos apenas Rh negativos.

b) Pais Rh positivos não podem ter filhos negativos.

c) O indivíduo heterozigoto é Rh positivo.

d) Pai homozigoto dominante e mãe homozigota recessiva sempre terão filhos Rh positivo.

e) Pais homozigotos dominantes só terão filhos Rh positivos.

questão 3

Imagine que uma mulher Rh positiva heterozigota para essa característica tenha um filho com um homem Rh negativo. Qual a probabilidade de nascer uma criança Rh positiva?

a) 0%

b) 25%

c) 50%

d) 75%

e) 100%

questão 4

(UEPB) Analise as proposições abaixo, referentes à eritroblastose fetal (DHRN).

I. É condição para sua ocorrência a incompatibilidade sanguínea para o Sistema D (Rh) entre os parentais, sendo a mãe Rh– e o pai Rh+.

II. É necessário que a mãe esteja previamente sensibilizada para que a DHRN venha a se manifestar.

III. Em casal em que a mulher é dd e o homem é Dd, a probabilidade de manifestação da doença na 1ª gestação, considerando-se que a mulher não tenha recebido transfusão de sangue de tipo Rh+, é de 50%.

IV. Em casais em que a mulher é Rh– e o homem Rh+, não estando a mulher previamente sensibilizada, o(a) primeiro(a) filho(a) Rh+ não manifestará DHRN, pois durante a gestação não ocorre contato entre o sangue da mãe e do nascituro.

Estão corretas apenas as proposições:

a) II, III e IV.

b) I, II e IV.

c) I, III e IV.

d) I e III.

e) II e IV.

questão 5

(FCMSCSP) Um casal de sangue Rh positivo, cujo genótipo é Rr, tem três filhos também Rh positivo. A probabilidade de o quarto filho desse casal ter o mesmo fenótipo dos pais e dos irmãos é:

a) Nula

b) 25%

c) 50%

d) 75%

e) 100%

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. Para que ocorra a produção de anticorpos anti-Rh, é necessário o contato prévio de uma pessoa Rh negativo com sangue positivo. Sendo assim, em uma primeira gestação não ocorre a eritroblastose.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “b”. Pais Rh positivos podem ser heterozigotos (Dd) e, portanto, podem ter filhos Rh negativos.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”. O cruzamento será feito entre uma mulher Rr e um homem rr. Com isso, temos os seguintes possíveis genótipos: Rr, Rr, rr, rr. Os filhos com Rh positivo são aqueles que apresentam o alelo R, o qual é dominante e determina essa característica. Assim, podemos concluir que a probabilidade de filhos Rh positivo é de 50%.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “b”. A alternativa III está incorreta, pois na primeira gestação não ocorre a eritroblastose, como explicado na alternativa IV.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “d”. Os pais são Rr – logo, do cruzamento entre Rr x Rr, são esperados os seguintes genótipos: RR, Rr, Rr, rr. Como R é dominante, a probabilidade de um filho nascer Rh positivo é de 75%.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola