Exercícios sobre o fígado
O fígado é um órgão anexo ao sistema digestório que exerce importante papel no processo de digestão. Ele é responsável pela produção:
a) da insulina, que atua regulando a quantidade de açúcar no sangue.
b) da bile, que atua sobre as grandes moléculas de amido e de glicogênio.
c) do suco entérico, que converte o tripsinogênio em tripsina.
d) da insulina, que atua regulando a transformação do glicogênio em glicose.
e) da bile, que atua emulsionando lipídios.
Alternativa “e”. A bile é produzida pelo fígado e está relacionada com a emulsificação dos lipídios, ou seja, com a quebra das gotas de gordura em gotículas menores. É uma substância sem enzimas digestivas e que apresenta como componentes os sais biliares.
Sabemos que o figado é um órgão que desempenha variadas funções no corpo humano. A seguir, algumas delas são descritas. Marque a alternativa que apresenta uma ação não desempenhada por esse importante órgão.
a) Armazena o excesso de glicose na forma de glicogênio.
b) Converte a amônia em ureia, que posteriormente é eliminada na urina.
c) Sintetiza colesterol.
d) Produz insulina e glucagon.
e) Produz a protrombina e o fibrinogênio.
Alternativa “d”. A insulina e o glucagon são dois hormônios produzidos pelo pâncreas.
Sabemos que os hormônios atuam em vários órgãos, estimulando ou inibindo o seu funcionamento. Com o fígado não é diferente, pois esse órgão só inicia a produção da bile quando estimulado pelo hormônio:
a) gastrina.
b) secretina.
c) colescistocinina.
d) insulina.
e) somatotrofina.
Alternativa “b”. O hormônio relacionado com a produção da bile é a secretina, que também se relaciona com a secreção do suco entérico e a liberação de secreção pancreática de fluído e bicarbonato. Além disso, esse hormônio inibe a secreção gástrica e diminui a mobilidade do intestino.
(Unip-SP) Se houver paralisação de produção de bile no fígado, haverá distúrbio na digestão de:
a) proteínas.
b) açúcares.
c) aminoácidos.
d) gorduras.
e) polipeptídios.
Alternativa “d”. O distúrbio será na digestão de gorduras, uma vez que a bile atua como emulsificante, transformando-as em minúsculas gotículas. Essa ação facilita a ação das lipases e, consequentemente, a digestão das gorduras.
(UEPB) O fígado tem uma participação importante no processo digestivo, produzindo cerca de 700 ml/dia de bile, que não contém enzimas, mas apresenta sais biliares, que emulsionam os lipídios (gorduras). Além deste papel, o fígado realiza diversos processos vitais. Sobre estes processos, é incorreto afirmar:
a) O fígado armazena lactase na forma de glicogênio, lançando-o no sangue de acordo com as necessidades do corpo.
b) Fabrica proteínas no sangue.
c) Transforma o amoníaco em ureia, que é menos tóxica.
d) Armazena vitaminas.
e) Transforma excesso de glicídios e proteínas em lipídios.
Alternativa “a”. O figado apresenta como uma de suas funções principais a regulação da quantidade de glicose no sangue. Ele armazena o excesso dessa substância na forma de glicogênio e decompõe-o em glicose quando a taxa de açúcar diminui.