Exercícios sobre herança dos grupos sanguíneos

Com estes exercícios sobre herança dos grupos sanguíneos, você testará seu aprendizado sobre os sistemas ABO, MN e o Fator Rh. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

Nos eritrócitos humanos existem antígenos denominados de M e N, que constituem o chamado Sistema MN descoberto por Landsteiner e Levine. Marque a alternativa que indica corretamente o número de genótipos e fenótipos possíveis desse sistema.

a) Três genótipos e dois fenótipos.

b) Quatro genótipos e três fenótipos.

c) Três genótipos e três fenótipos.

d) Quatro genótipos e quatro genótipos.

e) Dois genótipos e dois fenótipos.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “c”. Nos eritrócitos, podem ser encontrados os antígenos M, N ou MN. Assim sendo, há três fenótipos diferentes: grupo M, grupo N e grupo MN. O genótipo, assim como o fenótipo, também apresenta três tipos possíveis: MM, NN ou MN.

Questão 2

O Fator Rh foi descoberto em 1940 e revolucionou a medicina, pois respondeu ao enigma a respeito da destruição de hemácias em transfusões e da doença hemolítica do recém-nascido. A respeito desse fator, marque a alternativa incorreta.

a) O fator Rh é determinado por um gene dominante que garante a presença do antígeno no eritrócito.

b) Uma pessoa com fator Rh positivo pode apresentar genótipo RR ou Rr.

c) Uma pessoa Rh negativo não possui antígenos nos seus eritrócitos.

d) Mulheres com sangue Rh positivo podem desencadear a doença hemolítica do recém-nascido em seus filhos.

e) O fator Rh é um fator importante a ser avaliado no momento da transfusão sanguínea.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “d”. A doença hemolítica do recém-nascido só se desenvolve em filhos de mulheres com sangue Rh negativo.

Questão 3

Ao analisar o sistema ABO, percebemos que na superfície dos eritrócitos existem aglutinogênios que se diferem de um tipo sanguíneo para outro. Marque a alternativa que indica o único tipo sanguíneo que não possui nenhum aglutinogênio em seus eritrócitos.

a) Tipo A.

b) Tipo B.

c) Tipo AB.

d) Tipo O.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “d”. No sangue tipo O, não se observa nenhum aglutinogênio na superfície dos eritrócitos. Entretanto, no plasma, é possível encontrar aglutininas anti-A e anti B.

Questão 4

(UNIFMU-SP) Em um laboratório faltaram os antissoros que permitem identificar os grupos sanguíneos do sistema ABO. O técnico, que é do grupo B, resolveu improvisar: retirou 10 ml de seu sangue e, após centrifugá-lo, separou o soro das hemácias. Colocando o soro assim obtido em contato com uma gota de sangue que desejava determinar, verificou que não ocorria aglutinação das hemácias; porém quando juntava suas próprias hemácias a uma gota de soro procedente do cliente, notou que as hemácias se aglutinavam. Desta forma, pôde concluir que o cliente era do grupo:

A) A

B) B

C) AB

D) O

E) A ou B

Ver resposta
Resposta

Alternativa “d”. O sangue do técnico era do grupo B, assim sendo, possuía aglutinogênio B na hemácia e aglutinina anti-A no soro. Ao colocar o soro nas hemácias, não ocorreu aglutinação, portanto, o sangue poderia ser B ou O. Ao colocar sua hemácia no soro do cliente, suas hemácias aglutinaram-se, o que mostrou que o soro do cliente possuía aglutinina anti-b, descartando a possibilidade de o sangue do cliente ser do tipo B. Assim sendo, o sangue era do tipo O.

Questão 5

(UEPB) As hemácias humanas possuem, na sua superfície, substâncias denominadas aglutinogênios, que reagem com as aglutininas encontradas no plasma. Quando um indivíduo possui aglutinogênio A e B nas suas hemácias, no seu plasma encontramos

a) uma aglutinina AB.

b) aglutinina anti-A.

c) aglutinina anti-B.

d) aglutininas anti-A e anti-B.

e) nenhuma aglutinina.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “e”. O sangue do tipo AB apresenta aglutinogênios A e B nas hemácias, mas, em seu plasma, não é encontrada nenhuma aglutinina.

Assista às nossas videoaulas