Exercícios sobre hipótese heterotrófica

Exercícios de Biologia

Exercícios sobre hipótese heterotrófica ajudam a fixar o conteúdo sobre a origem da vida e as hipóteses que tentam explicar como era a nutrição dos primeiros seres vivos. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

De acordo com a hipótese heterotrófica, os primeiros seres vivos do planeta:

a) conseguiam produzir seu próprio alimento por meio da quimiossíntese, utilizando a energia proveniente da oxidação de compostos inorgânicos para produzirem matéria orgânica.

b) conseguiam produzir seu próprio alimento por meio da fotossíntese, utilizando a energia solar para produzirem a matéria orgânica de que necessitavam.

c) não se alimentavam, pois eram muito simples e não necessitavam de energia para a realização de suas atividades vitais.

d) eram incapazes de produzir seu próprio alimento e conseguiam a matéria orgânica ingerindo as plantas que estavam no meio ambiente.

e) não eram capazes de sintetizar seu próprio alimento e alimentavam-se com base na absorção de moléculas orgânicas nos oceanos primitivos.

questão 2

De acordo com a hipótese heterotrófica, qual era, provavelmente, o processo realizado pelos seres vivos para garantir-se a produção de energia?

a) fotossíntese

b) quimiossíntese

c) respiração aeróbia

d) fermentação

e) decomposição

questão 3

(Fatec) Atente-se para os seguintes itens, relativos a processos que ocorrem nos seres vivos.

I. Síntese de substâncias orgânicas.

II. Liberação de oxigênio para a atmosfera.

III. Utilização de substâncias orgânicas presentes no meio ambiente.

IV. Não liberação de oxigênio para a atmosfera.

V. Obtenção de energia por processo aeróbico.

VI. Obtenção de energia por processo anaeróbico.

A hipótese heterotrófica da origem da vida admite que nos primeiros seres vivos ocorriam:

a) I, II e V

b) III, IV e VI

c) I, IV e VI

d) III, II e VI

e) III, IV e V

questão 4

(UPE) Organismos semelhantes às bactérias heterotróficas anaeróbias teriam sido os primeiros seres vivos a surgir na Terra. Qual proposição, entre as apresentadas, sustentaria tal hipótese?

a) Ausência de oxigênio livre na atmosfera e ambiente aquático rico em substâncias nutritivas.

b) Escassez de alimento e grande concentração de CO2 na atmosfera.

c) Produção artificial de proteínas semelhantes às enzimas oxidativas sob condições da atmosfera primitiva.

d) Resultado do experimento de Robertson, que demonstrou o desenvolvimento de evaginações da membrana lipoproteica, envolvendo os coacervatos.

e) Ausência de oxigênio livre e formação de pigmentos fotossintetizantes dissolvidos no interior dos coacervatos.

respostas
Questão 1

Alternativa “e”. De acordo com a hipótese heterotrófica, os primeiros seres vivos absorviam a matéria orgânica simples que estava disponível nos oceanos primitivos.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “d”. Os primeiros organismos que viveram em nosso planeta, de acordo com a teoria heterotrófica, realizavam, provavelmente, a fermentação para conseguirem produzir energia. Essa ideia é sustentada pelo fato de que a Terra primitiva apresentava baixa quantidade de oxigênio, o que impossibilitaria a respiração aeróbia.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “b”. A afirmativa I está incorreta, pois a síntese de substâncias orgânicas é feita por organismos autotróficos. A afirmativa II está incorreta, pois a hipótese heterotrófica não se refere a organismos fotossintetizantes. Já a afirmativa V está errada, pois a baixa disponibilidade de oxigênio impossibilitava processos aeróbios.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “a”. Sem oxigênio os organismos não seriam capazes de realizar processos aeróbios, o que sustenta a ideia de que eles eram anaeróbios. A disponibilidade de matéria orgânica no meio sustenta a tese de que eles seriam heterotróficos e não autotróficos.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado