Whatsapp

Exercícios sobre homeostase

Exercícios de Biologia

Resolver exercícios sobre homeostase é também uma forma de ampliar seus conhecimentos a respeito do equilíbrio interno do organismo. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

(UECE) Existem inúmeras características que nos permitem diferenciar a matéria viva da inanimada. A característica “O ser vivo é capaz de manter a constância do meio interno” é identificada como:

a) homeostase

b) metabolismo

c) irritabilidade

d) nutrição

questão 2

O termo homeostase é usado em referência à capacidade do organismo de manter o meio interno em equilíbrio. Esse termo foi criado por:

a) Charles Darwin.

b) Jean-Baptiste de Lamarck.

c) Walter Cannon.

d) Alfred Russel Wallace.

e) Andreas Versalius.

questão 3

Quando falamos em homeostase, referimo-nos à tendência do organismo de manter o meio interno em relativa estabilidade. Entende-se por meio interno:

a) o conjunto de todas as células do corpo.

b) o conjunto de todos os sistemas do organismo.

c) os fluidos que circulam pelas nossas células.

d) o interior dos órgãos.

e) o interior do sistema nervoso.

questão 4

O organismo é capaz de manter o equilíbrio do meio interno quase constante. Para garantir esse equilíbrio, denominado de homeostase, o corpo conta com dois sistemas principais:

a) sistema cardiovascular e sistema nervoso.

b) sistema endócrino e sistema cardiovascular.

c) sistema digestório e sistema urinário.

d) sistema urinário e sistema cardiovascular.

e) sistema endócrino e sistema nervoso.

questão 5

Para manter a homeostase, nosso organismo realiza vários processos. Quando a pressão arterial eleva-se, por exemplo, sinais são enviados para o encéfalo a fim de diminuir a atividade bombeadora do coração e facilitar o fluxo sanguíneo pelos vasos periféricos. Como consequência dessas ações, a pressão arterial cai.

O mecanismo de controle da homeostase descrito acima é chamado de:

a) ciclo celular.

b) irritabilidade.

c) metabolismo.

d) feedback negativo.

e) feedback positivo.

questão 6

Alguns pontos estáveis e faixas normais para a homeostase sofrem alterações cíclicas. A temperatura corporal, por exemplo, varia durante o dia. Marque a alternativa que indica corretamente o nome dado ao conjunto de mudanças fisiológicas que ocorrem em nosso corpo em um ciclo de cerca de 24 horas.

a) Aclimatação

b) Adaptação

c) Ritmo circadiano

d) Endotermia

e) Ciclo menstrual

questão 7

Marque a alternativa que melhor explica como os rins atuam para garantir a manutenção da homeostasia.

a) Os rins são essenciais para a manutenção da homeostasia, pois fornecem oxigênio ao líquido extracelular.

b) Os rins são essenciais para a manutenção da homeostasia, pois fornecem nutrientes ao nosso corpo.

c) Os rins são essenciais para a manutenção da homeostasia, pois atuam promovendo a transmissão do impulso nervoso.

d) Os rins são essenciais para a manutenção da homeostasia, pois ajudam a manter constantes as concentrações de íons no corpo.

e) Os rins são essenciais para a manutenção da homeostasia, pois contribuem para retirar o gás carbônico presente no sangue.

questão 8

Todos os órgãos e tecidos do corpo humano executam funções que contribuem para manter as condições do meio interno praticamente constantes. Marque a alternativa que indica corretamente o órgão responsável por garantir que oxigênio seja disponibilizado ao líquido extracelular para repor o oxigênio utilizado pelas células.

a) Rim

b) Intestino

c) Estômago

d) Pulmão

e) Pâncreas

questão 9

O hipotálamo secreta o hormônio TRH, o qual estimula a hipófise a secretar o hormônio TSH. O TSH estimula a tireoide a secretar os seus hormônios: T3 e T4. Os níveis desses hormônios aumentam no sangue, inibindo a liberação de TRH e, consequentemente, do TSH. Com isso, evita-se a superprodução dos hormônios tireoidianos. A regulação da secreção do hormônio da tireoide é importante para manutenção da homeostasia e consiste em um mecanismo de

a) feedback negativo.

b) feedback positivo.

c) retroalimentação positiva.

d) secreção seletiva.

e) permeabilidade fisiológica.

questão 10

Mudanças drásticas na altitude podem provocar alterações na homeostase. É esse o motivo pelo qual alpinistas param em uma altitude intermediária par diminuir os efeitos negativos da altitude enquanto escalam. Marque a alternativa que indica corretamente o nome dado ao processo pelo qual um organismo ajusta-se às mudanças no ambiente externo.

a) Ritmo circadiano

b) Relógio biológico

c) Aclimatação

d) Jet lag

e) Retroalimentação negativa

questão 11

O feedback negativo é o mecanismo que mais ocorre em nosso organismo para a manutenção da homeostase. Entretanto, há também o feedback positivo. Marque a alternativa em que há um exemplo de processo regulado por um mecanismo de feedback positivo.

a) Controle dos níveis de glicose no organismo

b) Secreção dos hormônios da tireoide

c) Nascimento de um bebê

d) Controle da pressão sanguínea

e) Respiração

questão 12

(UPE) Os seres vivos precisam de homeostase para manter a estabilidade e sobreviver. Além de sobreviver, devem ser capazes de se adaptarem ao ambiente que os cerca. Com relação à homeostase, assinale a alternativa correta.

a) A regulação da quantidade de água e sais no corpo dos peixes ósseos marinhos, conhecida como osmorregulação, ocorre, principalmente, pela ação dos grandes rins, que excretam elevada quantidade de sal e ureia.

b) A regulação dos níveis de glicose no sangue circulante é realizada, principalmente, pelo glucagon do pâncreas e pela insulina produzida pelo fígado.

c) Quando a temperatura corporal sobe ou desce, receptores na pele e no bulbo captam a alteração, enviando uma mensagem ao cérebro, que dá início a uma reação no sentido de gerar ou liberar calor, conforme seja o caso, na pele e no bulbo.

d) Quando ocorre a mudança de uma variável, o corpo pode reagir através do feedback negativo. Por exemplo: na regulação dos níveis hormonais em que a produção de hormônios de uma glândula interfere na produção hormonal de outra glândula.

e) O feedback negativo causa um efeito desestabilizador da homeostase, por ampliar as variações, gerando mudanças bruscas.

respostas
Questão 1

Alternativa “a”. A homeostase é a capacidade de manter o organismo em equilíbrio interno mesmo que o meio externo esteja em desequilíbrio.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. Walter Cannon propôs o conceito de homeostase em 1932 com o objetivo de nomear a tendência do organismo de manter o meio interno em estabilidade.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”. O termo meio interno é usado para designar o líquido intersticial, ou seja, os fluidos que circulam pelas células do nosso corpo.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “e”. Para manter a homeostasia, o corpo conta com o sistema nervoso, o qual emite informações sobre problemas no organismo, e o sistema endócrino, que produz mensageiros químicos.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa “d”. O mecanismo citado é o feeedback negativo, uma vez que o aumento da pressão provoca sua diminuição, ou seja, é gerado um estímulo contrário àquele que provocou o desequilíbrio.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa “c”. O ritmo circadiano é o nome dado às variações nas funções biológicas que ocorrem aproximadamente a cada 24 horas.

Voltar a questão
Questão 7

Alternativa “d”. Os rins são órgãos que garantem que substâncias tóxicas e em excesso sejam eliminadas do nosso corpo. Eles também regulam diversas propriedades do sangue, como a composição iônica por meio da regulação da concentração de diversos íons.

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa “d”. Os pulmões são órgãos que garantem que o oxigênio seja disponibilizado e possa ser utilizado pelas células.

Voltar a questão
Questão 9

Alternativa “a”. A regulação da secreção do hormônio da tireoide assegura o nível apropriado de atividade hormonal nos tecidos-alvo por um mecanismo de feedback negativo.

Voltar a questão
Questão 10

Alternativa “c”. Aclimatação é o nome ado ao processo gradual pelo qual um organismo ajusta-se às mudanças no seu meio ambiente.

Voltar a questão
Questão 11

Alternativa “c”. O nascimento de um bebê por parto normal é um exemplo de feedback positivo. Durante o nascimento, a pressão da cabeça do bebê contra sensores localizados próximo à abertura uterina é responsável por estimular a contração da musculatura do órgão. À medida que as contrações se intensificam, a pressão realizada pela cabeça do bebê também aumenta, levando a mais contrações.

Voltar a questão
Questão 12

Alternativa “d”. O feedback negativo atua revertendo a direção de uma determinada mudança, garantindo, desse modo, a manutenção da homeostase.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
Artigo
Relacionado