Exercícios sobre interpretação de heredogramas
Os heredogramas são representações das relações de parentesco entre os indivíduos. Por meio dele, podemos descobrir, por exemplo, se uma característica é ligada ao cromossomo X ou é autossômica. Se uma característica é ligada ao cromossomo X, o heredograma deverá:
a) apresentar apenas mulheres com a característica.
b) apresentar homens e mulheres com a característica na mesma proporção.
c) apresentar apenas homens com a característica.
d) apresentar homens afetados que passam a característica apenas para suas filhas.
e) apresentar pelo menos metade das mulheres com a característica.
Alternativa “d”. Quando uma característica está ligada ao cromossomo X, o heredograma apresentará homens afetados que passaram seus genes para suas filhas. Se a mãe também possuir a característica, a filha será afetada.
Quando analisamos um heredograma com uma doença ligada a um cromossomo autossômico e percebemos que pais com mesmo fenótipo dão origem a um filho com fenótipo diferente, podemos concluir que
a) os pais possuem genes recessivos para aquela característica.
b) os pais possuem genes dominantes para aquela característica.
c) que a mãe é heterozigota e o pai é recessivo para aquela característica.
d) que a mãe é recessiva e o pai é dominante para aquela característica.
e) que pai e mãe são heterozigotos para aquela característica.
Alternativa “e”. Para pais com mesmo fenótipo apresentarem filhos com fenótipos diferentes, é necessário que ambos sejam heterozigotos e que o filho seja recessivo para a característica analisada.
(Vunesp) Considere o heredograma que representa uma família portadora de caráter recessivo condicionado por um gene situado em um dos cromossomos sexuais.
A respeito dessa genealogia, podemos afirmar que:
a) a mulher 2 é homozigota.
b) as filhas do casal 3 e 4 são, certamente, portadoras do gene.
c) as mulheres 2 e 3 são, certamente, portadoras do gene.
d) todas as filhas do casal 1 e 2 são portadoras do gene.
e) os homens 1 e 4 são, certamente, portadores do gene.
Alternativa “c”. Quando uma característica está presente em um cromossomo sexual e é recessiva, se no cromossomo X do homem o gene estiver presente, ela se expressará, diferentemente da mulher, em que o gene deve estar aos pares. Assim sendo, podemos concluir que as mulheres 2 e 3 são portadoras do gene, mas não o expressam. A mulher 3 passou esse gene ao filho, que manifestou a característica.
(UEMG) O heredograma a seguir apresenta um caso familiar de daltonismo, herança determinada por um gene recessivo localizado no cromossomo X. Pela análise das informações contidas no heredograma e de outros conhecimentos que você possui sobre o assunto, só se pode afirmar CORRETAMENTE que
a) o indivíduo II.1 tem 50% de chance de apresentar o gene para o caráter.
b) todas as filhas do indivíduo II.2 serão daltônicas.
c) qualquer descendente de II.4 receberá o gene para daltonismo.
d) o indivíduo II.2 herdou o gene de qualquer um dos genitores
Alternativa “c”. Qualquer um dos descentes apresentará o gene para o daltonismo, pois a mãe é afetada e possui os dois cromossomos X com gene recessivo. Com isso, todos os gametas por ela formados apresentarão o gene para a doença.