Exercícios sobre Introdução ao estudo de biologia
Quais são os principais componentes químicos dos seres vivos?
Carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), fósforo (P) e enxofre (S).
Em Biologia, as definições são muito importantes para o entendimento do estudo da vida. Por isso devemos saber como se organiza a vida, suas diferentes definições e sua hierarquia. Explique.
Biologia (bio – vida, logia - estudo) significa estudo da vida. Sua hierarquia se inicia nos átomos que compõem as moléculas que formam as organelas, componentes da célula. As células são consideradas unidades fundamentais da vida e excetuando os vírus, todos os seres vivos são formados por células.
A junção das células forma o tecido que formará um órgão. O órgão é um conjunto de tecidos especializados. Já o conjunto de órgãos formará o sistema que possuirá determinada função no organismo, por exemplo, sistema digestório, respiratório, no qual diferentes órgãos trabalharão em conjunto. E o somatório dos sistemas forma um indivíduo.
Esses indivíduos, aos se socializar com outros indivíduos em um determinado local, formam o que chamamos de população. A população humana brasileira é um exemplo. Mas os seres humanos também convivem com cães, gatos, aves, peixes, insetos, dentre outros, que são de diferentes populações, mas convivem no mesmo local. Esse grupo de populações, que interagem de uma forma ou de outra, é chamado biocenose ou comunidade.
A comunidade interage com o meio abiótico (a – sem, bio – vida) influenciando e sendo influenciada por características como temperatura, umidade, composição química. Então, a união entre comunidade e ambiente recebe o nome de ecossistema. Já a biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas do planeta.
Leia o texto abaixo:
Sou Água
E sendo água, sou tudo e nada.
Oceano que ameaça o planeta.
Rio que leva embarcações,
transporto sobre mim, cartas, pessoas, esperanças...
Repousam em meu leito, espíritos de afogados que formam ali seu clã.
Assim me transformo em inferno e paraíso.
Morte e vida.
Sou vida, quando sou chuva,
Mato nas tempestades,
Salvo quem morre de sede,
Mato quando “explodo” as barreiras, que prendem: Eu Represa.
Sou Água
A Lagoa das lavadeiras
O Esgoto de imundos dejetos
Sou passiva, sou nociva,
Necessária, corrompida,
Todos têm muito de mim...
Ninguém tem tudo que sou.
Sendo água não sou porto,
Eu nenhum lugar me encontro
Se me prendem, evaporo...
Se me soltam, seco e morro.
Mas renasço em cada lágrima,
De dor, de alegria,
Acolho ecossistemas, escrevem coisas sobre mim,
Contemplam minha beleza, me execram, amaldiçoam...
E assim eu venho e vou
Subo, desço,
Mato e salvo,
E nunca Sou.
Porque sou Água.
(Retirada de http://heloisagalves2.blogspot.com/2007/05/sou-gua-contos.html)
No texto, pode-se verificar a importância que a água tem em nosso corpo, no planeta, assim como utilizamos e poluímos a água, ela continua indo e vindo, subindo e descendo...
De acordo com o último parágrafo, explique o ciclo da água.
O ciclo da água ou ciclo hidrológico é a circulação contínua da água no planeta. Inicia-se com o aquecimento solar das águas dos oceanos, lagos, rios, parte da água presente nos solos, além da transpiração animal e vegetal. Ocorre também a sublimação, que é a passagem de água na fase sólida para a fase de vapor.
Esse aquecimento leva a água a absorver o calor do sol, transformando-se em vapor. Esse processo se chama evaporação. As moléculas se moverão com maior facilidade em razão de seu estado físico e subirão com auxílio das massas de ar para a camada de gases chamada atmosfera. O vapor em contato com baixas temperaturas perde calor, esfria e se condensa em líquido formando nuvens.
A precipitação ocorre quando a nuvem fica carregada com pequenas gotas que em razão do peso caem em forma de chuva, granizo ou neve.
A água então cairá em locais como rios, lagos e oceanos ou cairá no solo e será escoada para a fonte de água mais próxima, enquanto outra parte formará os lençóis freáticos.
Leia o texto:
Ouvi dizer que a água é insípida, inodora e incolor.
Como assim é insípida,
Se minha sede discorda
E só tem prazer em seu sabor?
Como seria inodora,
Se amo e conheço o cheiro da chuva
Que cai depois de longa estiagem?
E como será incolor,
Se em cada mínima gotícula,
Há um arco-íris sonhando em sair?
(Retirado de http://www.smalltalk.com.br/blogs/poesia/2007/01/22/agua/)
No texto acima, as características da água são citadas. Insípida, sem sabor, inodora, sem cheiro e incolor, ausência de cor. Mas quais são as principais funções da água no organismo?
Controlar a temperatura, auxiliar nas reações, transportar nutrientes e outras substâncias, auxiliar na eliminação dos resíduos, ação lubrificante, proteção, é solvente biológico universal.