Exercícios sobre maré vermelha

Estes exercícios sobre maré vermelha contribuirão para a fixação do conteúdo e esclarecimento de dúvidas ainda existentes sobre o tema. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

Algumas vezes o ambiente aquático sofre com o aumento exagerado de algas, um fenômeno conhecido como floração. Quando as florações são ocasionadas por dinoflagelados, são denominadas de:

a) Eutrofização.

b) Maré vermelha.

c) Desoxigenação.

d) Maré marrom.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “b”. A maré vermelha é um fenômeno desencadeado pelo aumento exagerado de pequenas algas (dinoflagelados).

Questão 2

Diversos fatores estão relacionados com o aumento de algas e a ocorrência das chamadas Marés Vermelhas. Entre os fatores a seguir, marque aquele que não influencia o aumento da proliferação de algas.

a) Alterações nos níveis de salinidade.

b) Diminuição dos níveis de nutrientes na água.

c) Oscilações de temperatura.

d) Mudança na luminosidade.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “b”. O aumento de algas é observado quando existe um aumento de nutrientes disponíveis, como o excesso de esgoto no local.

Questão 3

O fenômeno Maré Vermelha recebeu esse nome em razão da grande quantidade de pigmentos produzidos por algas que se proliferam exageradamente. As algas responsáveis por esse processo são:

a) os dinoflagelados.

b) as euglenófitas.

c) as diatomáceas.

d) as rodófitas.

e) as clorófitas.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “a”. Os dinoflagelados são seres que normalmente são encontrados nos mares e possuem cor avermelhada. Eles produzem substâncias tóxicas, portanto, em grandes florações, são responsáveis por desencadear a morte de várias espécies.

Questão 4

(Unesp) “Maré vermelha deixa litoral em alerta.

Uma mancha escura formada por um fenômeno conhecido como "maré vermelha" cobriu ontem uma parte do canal de São Sebastião (...) e pode provocar a morte em massa de peixes. A Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião entrou em estado de alerta. O risco para o homem está no consumo de ostras e moluscos contaminados.”

(Jornal "Vale Paraibano", 01.02.2003.)

A maré vermelha é causada por

a) proliferação de algas macroscópicas do grupo das rodófitas, tóxicas para consumo pelo homem ou pela fauna marinha.

b) proliferação de bactérias que apresentam em seu hialoplasma o pigmento vermelho ficoeritrina. As toxinas produzidas por essas bactérias afetam a fauna circunvizinha.

c) crescimento de fungos sobre material orgânico em suspensão, material este proveniente de esgotos lançados ao mar nas regiões das grandes cidades litorâneas.

d) proliferação de líquens, que são associações entre algas unicelulares componentes do fitoplâncton e fungos. O termo maré vermelha decorre da produção de pigmentos pelas algas marinhas associadas ao fungo.

e) explosão populacional de algas unicelulares do grupo das pirrófitas, componentes do fitoplâncton. A liberação de toxinas afeta a fauna circunvizinha.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “e”. O aumento exagerado de dinoflagelados (grupo Pyrrophyta) é responsável pelo surgimento das marés vermelhas.

Questão 5

(FUVEST) As marés vermelhas, fenômenos que podem trazer sérios problemas para organismos marinhos e mesmo para o homem, são devidas:

a) à grande concentração de rodofíceas bentônicas na zona das marés.

b) ao vazamento de petróleo, o qual estimula a proliferação de diatomáceas marinhas.

c) à presença de poluentes químicos provenientes de esgotos industriais.

d) à reação de certos poluentes com o oxigênio produzido pelas algas marinhas.

e) à proliferação excessiva de certas algas planctônicas que liberam toxinas na água.

Ver resposta
Resposta

Alternativa “e”. As marés vermelhas ocorrem em razão do aumento exagerado do número de algas (dinoflagelados).