Exercícios sobre migração e fluxo gênico
Podemos definir fluxo gênico como a migração de genes entre as populações. Esse fluxo apresenta papel importante para a evolução. O fluxo gênico entre populações distintas garante que:
a) a especiação seja evitada.
b) novas espécies surjam.
c) a variabilidade genética permaneça inalterada.
d) a seleção natural pare de atuar.
e) mutações surjam com mais frequência.
Alternativa “a”. O fluxo gênico entre diferentes populações faz com que se aumente a semelhança genética entre as duas populações, diminuindo, assim, a chance do surgimento de uma nova espécie (especiação).
O fluxo gênico ocorre nas mais diferentes populações. Os seres humanos, ao viajarem e se estabelecerem em outra área, por exemplo, garantem que os genes movimentem-se de uma população para outra. Quando um gene é introduzido em uma população, observa-se:
a) a diminuição da variabilidade genética.
b) o aumento da variabilidade genética.
c) a diminuição das mutações.
d) o aumento das mutações.
e) a diminuição da seleção natural.
Alternativa “b”. A introdução ou reintrodução de genes em uma população é importante para a evolução, uma vez que aumenta a variabilidade genética dos envolvidos.
(UFJF) Considere as afirmativas a seguir.
I) As mutações, sendo fonte de variabilidade genética, ocorrem continuamente com o propósito de adaptar os indivíduos ao ambiente.
II) A migração permite que se estabeleça fluxo gênico entre populações diferentes, diminuindo as diferenças genéticas entre elas e reduzindo a chance de especiação.
III) A seleção natural não altera a frequência dos genes.
IV) O estabelecimento de uma nova população, a partir de poucos indivíduos que emigram da população original, é um exemplo de princípio ou efeito do fundador.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS.
a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) II e IV
Alternativa “e”. A alternativa I está incorreta porque as mutações são aleatórias e não possuem propósito de adaptação. Já a alternativa III está incorreta porque a seleção natural pode ocasionar o aumento ou a diminuição de um determinado gene.
(CEFET-MG) Em algumas regiões brasileiras, existem exemplares de Euphorbia heterophylla, uma planta daninha bastante prejudicial à lavoura de soja e que pode ser resistente a herbicidas. Se, após alguns anos, não existir mais o fluxo de genes entre as plantas suscetíveis e resistentes a herbicidas dessa espécie, então ocorrerá:
a) seleção natural.
b) irradiação adaptativa.
c) isolamento geográfico.
d) recombinação gênica.
e) isolamento reprodutivo.
Alternativa “e”. Sem fluxo gênico, as espécies tornam-se tão diferentes que ocorre o isolamento reprodutivo, ou seja, a incapacidade de produzir descendentes.