Exercícios sobre mutação
As mutações podem trazer algum benefício para o organismo, mas, algumas vezes, são prejudiciais. Fato é que as mutações não surgem com o intuito de suprir uma necessidade. Diante disso, podemos concluir que as mutações são:
a) direcionais.
b) neutras.
c) aleatórias.
d) parciais.
e) tendenciosas.
Alternativa “c”. As mutações são aleatórias e, quando ocorrem, podem trazer ou não benefícios.
As mutações são mudanças no material genético que podem ocorrer em qualquer célula do corpo. Observe as alternativas abaixo e marque aquela que indica uma célula que pode sofrer mutação e transmitir essa mudança aos seus descendentes:
a) célula da pele.
b) condrócito.
c) osteócito.
d) espermatozoide.
Alternativa “d”. As mutações germinativas são aquelas que ocorrem nos gametas e, portanto, podem ser transmitidas aos seus descendentes.
Na reprodução assexuada, os descendentes são iguais ao progenitor. Entretanto, algumas vezes, podem ocorrer mutações, aumentando assim
a) o número de descendentes.
b) a variabilidade genética.
c) a capacidade reprodutiva desses seres.
d) as semelhanças entre descendentes e progenitores.
e) a capacidade meiótica.
Alternativa “b”. A variabilidade genética pode ser definida, de uma maneira simples, como a variedade de genes presentes em uma população. Como na reprodução assexuada não ocorre recombinação, a mutação é um processo que contribui para o aumento da variabilidade.
A heterocromia de íris é uma condição em que um indivíduo apresenta duas íris com cores diferentes ou ainda apenas uma parte da íris de cor diferente. Essa característica não é passada ao descendente, sendo restrita ao indivíduo que a porta. Essa característica é, portanto, um caso de mutação:
a) aleatória.
b) somática.
c) germinativa.
d) deletéria.
e) gamética.
Alternativa “b”. Essa mutação é somática, pois ocorre em células somáticas que não são transmitidas aos descendentes.