Exercícios sobre nematelmintos

Os nematelmintos são vermes de corpo cilíndrico, alongado e afilado nas extremidades. Muitos são microscópicos e outros chegam a medir até 1 m de comprimento. Publicado por: Paula Louredo Moraes
Questão 1

(UFV-MG) Ao abrir o envelope com o resultado de seu exame parasitológico de fezes, Jequinha leu “Positivo para ovos de Ascaris lumbricoides”. Qual das medidas preventivas de doenças parasitárias relacionadas abaixo não deve ter sido observada por Jequinha na sua vida diária.

a)      Comer carne de porco ou de boi inspecionada e bem cozida.

b)      Lavar bem as mãos e os alimentos antes das refeições.

c)       Andar calçado para que a larva não penetre pelos pés.

d)      Colocar telas nas janelas para impedir a entrada do mosquito Culex.

e)      Não nadar em lagoas que tenham o caramujo Biomphalaria.

Ver resposta
Resposta

letra b

a)      Errada. O verme adquirido pelo homem ao comer carne sem procedência e mal cozida é a Taenia saginata ou Taenia solium.

b)      Certo. Hortaliças regadas com água contaminada de rios e córregos podem apresentar ovos de Ascaris lumbricoides, e pessoas que costumam levar as mãos sujas à boca também podem se contaminar com esse verme.

c)      Errada. Andar descalço propicia a contaminação pelo verme Ancylostoma duodenale que tem vida livre no solo.

d)      Errada. O mosquito Culex é transmissor do verme Wuchereria brancofti causador da filariose, doença muito conhecida como elefantíase.

e)      Errada. O caramujo Biomphalaria é o hospedeiro intermediário do platelminto Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose.

 

Questão 2

(Mackenzie-SP) A elefantíase é uma verminose provocada por um nematódeo, e seu principal sintoma é o inchaço de pés e pernas. Esse inchaço é provocado:

a)      Pelo acúmulo de vermes nos vasos linfáticos, impedindo a reabsorção de linfa, que se acumula nos espaços intercelulares.

b)      Pelo entupimento de vasos sanguíneos, causado pela coagulação do sangue na tentativa de expulsar os vermes.

c)       Pelo aumento no número de vermes nas células musculares das regiões infectadas.

d)      Pelo acúmulo de vermes nos capilares sanguíneos, dificultando o retorno do sangue.

e)      Pela reação do sistema imunológico à presença dos vermes.

Ver resposta
Resposta

letra a

A elefantíase, também chamada de filariose, é causada por Wuchereria brancofti, cujos vermes adultos, com comprimento entre 4 e 8 cm vivem em vasos linfáticos dos braços, das mamas, do saco escrotal e, principalmente, das pernas, causando grandes inchaços.

Questão 3

(UFMA) Nas frases I e II, as lacunas ficariam preenchidas corretamente pela alternativa:

I.                    A Wuchereria brancofti, também denominada vulgarmente filaria, causa no homem a ____________.

II.                  A classe Cestoda é constituída por animais endoparasitas. Existem duas espécies de tênias: a Taenia solium, encontrada na carne de __________ e a Taenia saginata, encontrada na carne de ________.

a)      Enterobiose, boi, porco.

b)      Elefantíase, porco, boi.

c)       Enterobiose, porco, boi.

d)      Elefantíase, boi, porco.

e)      Ascariadiase, porco, boi.

Ver resposta
Resposta

letra b

I.                    A Wuchereria brancofti, também denominada vulgarmente filária, causa no homem a elefantíase.

II.                  A classe Cestoda é constituída por animais endoparasitas. Existem duas espécies de tênias: a Taenia solium, encontrada na carne de porco e a Taenia saginata, encontrada na carne de boi.

Questão 4

Na tabela abaixo, o sinal (+) indica a presença da característica, enquanto o sinal (-) indica a ausência dessa característica. Observe atentamente a tabela e assinale a alternativa que se aplica aos nematelmintos.

 

Sistema digestivo

Sistema circulatório

Sistema respiratório

Sistema excretor

Sistema nervoso

a)

+

-

-

+

+

b)

-

+

-

-

+

    c)

-

+

-

+

-

    d)

-

-

+

-

+

    e)

+

+

+

+

+

 

Ver resposta
Resposta

letra a

- Os nematelmintos são os primeiros animais a apresentarem tubo digestório completo (boca e ânus).

- Os nematelmintos não apresentam sistema circulatório nem sistema respiratório. A respiração é feita por difusão dos gases através da superfície do corpo, e a distribuição do alimento é facilitada pelo líquido do pseudoceloma.

- Os nematelmintos apresentam como sistema excretor uma célula grande ou um par de células alongadas em forma de saco, as células ventrais ou renetes.

- O sistema nervoso dos nematelmintos é centralizado com um anel na região anterior do corpo, do qual partem cordões longitudinais.

Questão 5

Assinale a alternativa incorreta:

a)      Dentre as principais verminoses causadas por vermes nematelmintos podemos citar: ascaridíase, ancilostomose, elefantíase, enterobiose e tricuríase.

b)      A doença chamada larva migrans cutânea, também conhecida como Bicho-geográfico, é causada pelo verme Ancylostoma braziliensis e Ancylostoma caninum, nematódeos que parasitam o intestino de cães e gatos.

c)       A enterobiose, muito conhecida como filariose, é provocada pelo Enterobius vermicularis, conhecido como oxiúro.

d)      Também chamada de ancilostomíase, amarelão ou opilação, a ancilostomose pode ser causada por dois tipos de nematódeos com ciclos semelhantes.

e)      A ascaríase é transmitida ao homem através de água e alimentos contaminados.

Ver resposta
Resposta

letra c

A enterobiose, muito conhecida como oxiurose, é provocada pelo Enterobius vermicularis, conhecido como oxiúro.

Questão 6

Assinale a alternativa em que constam exemplos das principais verminoses causadas por platelmintos e nematelmintos respectivamente:

a)      Teníase e esquistossomose.

b)      Ancilostomose e filariose.

c)       Estrongiloidíase e tricuríase.

d)      Hidatidose e enterobíase.

e)      Larva migrans e ascaridíase.

Ver resposta
Resposta

letra d

As principais verminoses causadas por platelmintos são: esquistossomose, teníase, cisticercose e hidatidose ou equinococose.

As principais verminoses causadas por nematelmintos são: ascaridíase, ancilostomose, larva migrans cutânea, filariose, enterobíase ou oxiurose, estrongiloidíase e tricuríase.