Exercícios sobre o olfato
O nariz é o principal órgão responsável pelo sentido do olfato. Nele encontramos receptores capazes de perceber o odor e mandar mensagens ao sistema nervoso para que essas sensações sejam interpretadas. Os receptores encontrados na cavidade nasal podem ser classificados como:
a) mecanorreceptores.
b) fotorreceptores.
c) proprioceptores.
d) quimiorreceptores.
e) termorreceptores.
Alternativa “d”. Os quimiorreceptores, encontrados nos órgãos responsáveis pelo olfato e paladar, recebem estímulos de substâncias químicas presentes no meio.
O sentido do olfato é possível graças a um epitélio olfatório constituído por células especializadas. Esse epitélio localiza-se
a) no septo nasal.
b) no teto das cavidades nasais.
c) nos seios nasais.
d) nas conchas nasais.
e) no canal nasolacrimal.
Alternativa “b”. O epitélio olfatório localiza-se no teto das cavidades nasais, ou seja, na área localizada no alto dessas cavidades.
Sobre o olfato, marque a alternativa incorreta:
a) O epitélio olfatório ocupa uma pequena área no alto da cavidade nasal.
b) O epitélio olfatório apresenta uma grande quantidade de neurônios sensoriais capazes de receber estímulos.
c) Existem variados odores capazes de estimular os receptores olfatórios, diferentemente dos sabores, que podem ser classificados em cinco tipos.
d) Para estimular os receptores olfatórios, as moléculas em suspensão devem ser dissolvidas em água.
e) Estima-se que o ser humano possa diferenciar mais de 10 mil odores diferentes.
Alternativa “d”. As moléculas em suspensão devem dissolver-se no muco para que atinjam os prolongamentos da célula olfativa e o estímulo seja realizado.
Os estímulos, tanto internos quanto externos, são captados graças a receptores sensoriais. Esses receptores podem ser classificados em fotorreceptores, termorreceptores, quimiorreceptores, mecanorreceptores, entre outros. Marque a alternativa que indica os sentidos que possuem quimiorreceptores como receptores sensoriais:
a) paladar e olfato.
b) tato e olfato.
c) paladar e tato.
d) tato e visão.
e) olfato e visão.
Alternativa “a”. O paladar e o olfato são sentidos em que se faz necessária a captação de estímulos químicos.
O olfato é um sentido que atua em conjunto com o paladar. Por isso, quando estamos resfriados, não sentimos de maneira adequada o gosto dos alimentos. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que melhor explica a relação entre o resfriado e a percepção de gostos.
a) Quando estamos resfriados, o vírus que provoca a doença destrói nosso epitélio olfatório.
b) Quando estamos resfriados, o corpo apresenta uma diminuição acentuada da imunidade, o que dificulta a captação de odores.
c) Durante o resfriado, as células olfatórias são inativadas pelos anticorpos.
d) Durante um resfriado, a produção excessiva de muco impede que as moléculas odoríferas entrem em contato com os receptores.
Alternativa “d”. Quando estamos gripados ou resfriados, a grande produção de muco impede o contato das moléculas com os receptores sensoriais, dificultando a percepção do odor e do gosto.