Exercícios sobre os condrictes
Os peixes são classicamente divididos em dois grupos principais: peixes ósseos e cartilaginosos. Todas as características descritas a seguir estão presentes em peixes cartilaginosos, exceto:
a) esqueleto constituído por cartilagem.
b) brânquias expostas.
c) presença de opérculo.
d) boca na região ventral.
e) ausência de bexiga natatória.
Alternativa “c”. Opérculo é uma estrutura que cobre a fenda branquial em peixes ósseos.
Analise as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente a estrutura dos peixes cartilaginosos relacionada com a flutuação.
a) bexiga natatória.
b) linha lateral.
c) opérculo.
d) clásper.
e) fígado.
Alternativa “e”. Os peixes cartilaginosos não possuem bexiga natatória, e a estrutura que os auxilia na flutuabilidade é o fígado, órgão rico em óleo.
Marque a única alternativa que apresenta um exemplo de peixe cartilaginoso.
a) sardinha.
b) pirarucu.
c) arraia.
d) golfinho.
e) peixe-palhaço.
Alternativa “c”. Tubarões e arraias são exemplo de peixes cartilaginosos.
(Uece) Os tubarões são muito temidos e fazem parte de uma família muito antiga de animais. Os primeiros existiram antes dos dinossauros e hoje existem 380 espécies de tubarões distribuídas pelo mundo. Ao contrário do que muitos consideram sobre esses animais, os tubarões desempenham um papel crucial na limpeza dos oceanos, pois se alimentam de animais mortos e de refugos descartados por outros animais. São peixes cartilaginosos e uma das suas características está nas suas escamas que são estruturas homólogas:
a) Às escamas de peixes ósseos.
b) Aos dentes dos outros cordados.
c) Às penas das aves.
d) Ao plastrão das tartarugas.
Alternativa “b”. Os peixes cartilaginosos possuem escamas placoides de origem dérmica e epidérmica, homólogas aos dentes dos cordados.