Exercícios sobre os tipos de respiração
A respiração pulmonar é aquela em que as trocas gasosas ocorrem no interior de órgãos esponjosos chamados de pulmões. Nos humanos, assim como em outros mamíferos, é o único tipo de respiração observado. Além dos mamíferos, outros grupos de animais possuem respiração pulmonar. Entre os grupos a seguir, marque o único que não possui esse tipo de respiração.
a) aves.
b) répteis.
c) peixes.
d) anfíbios.
Alternativa “c”. Os peixes são animais que, por viverem na água, não apresentam respiração pulmonar. Nesse grupo, a respiração é branquial. Nos anfíbios, além da respiração pulmonar, observa-se a respiração cutânea na fase adulta.
Alguns animais possuem estruturas finas, em formas de lâmina e ricamente vascularizadas, que permitem trocas gasosas na água. Animais que apresentam essa estrutura possuem respiração do tipo:
a) pulmonar.
b) branquial.
c) cutânea.
d) traqueal.
Alternativa “b”. A respiração do tipo branquial acontece em estruturas laminares denominadas de brânquias. Entre os grupos de seres que realizam esse tipo de respiração, destacam-se os peixes.
Nos anelídeos, observa-se um tipo de respiração em que as trocas gasosas acontecem por difusão na pele do animal. Esse tipo de respiração é denominada de:
a) pulmonar.
b) branquial.
c) cutânea.
d) traqueal.
Alternativa “c”. A respiração cutânea ocorre na pele por meio de processos de difusão.
A respiração traqueal ocorre por meio de órgãos ocos e quitinosos chamados de traqueias, que levam oxigênio do meio para os tecidos do animal. Esse tipo de respiração é encontrado em
a) artrópodes.
b) platelmintos.
c) mamíferos.
d) répteis.
e) cnidários.
Alternativa “a”. Em alguns artrópodes, como insetos, quilópodes e diplópodes, é possível observar respiração do tipo traqueal.
(UNESP) Para voar, os insetos consomem muito oxigênio, em consequência da elevada atividade muscular necessária para o movimento de suas asas. Para suprir a intensa demanda, o oxigênio é levado às células musculares
a) pelo sangue, por meio de um sistema cardiovascular fechado, o que favorece um rápido aporte desse gás aos tecidos.
b) pelo sangue, por meio de um sistema cardiovascular aberto, o que favorece um rápido aporte desse gás aos tecidos.
c) por meio de um sistema de túbulos denominado de traqueia, o qual leva o sangue rico nesse gás aos tecidos musculares.
d) por meio de um conjunto de túbulos denominado de traqueia, o qual transporta esse gás desde orifícios externos até os tecidos, sem que o sangue participe desse transporte.
e) por meio de um coração rudimentar dividido em câmaras, das quais partem túbulos, chamados traqueias, que distribuem o sangue rico nesse gás aos tecidos do corpo.
Alternativa “d”. Os insetos, assim como outros artrópodes, possuem traqueias, que são tubos ocos e formados de quitina. Esses tubos levam oxigênio do meio para os tecidos.