Exercícios sobre poluição atmosférica
A poluição atmosférica está diretamente relacionada com o surgimento de doenças respiratórias em uma população. Irritações nas mucosas e casos de cânceres são apenas alguns dos problemas causados por esse tipo de poluição, que deve ser rapidamente combatido. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que não representa uma forma de diminuir a poluição atmosférica.
a) Monitorar áreas que correm risco de incêndio.
b) Diminuir o uso de veículos automotores.
c) Promover o reflorestamento.
d) Reduzir o transporte coletivo.
e) Não realizar queimadas.
Alternativa “d”. A redução do transporte coletivo incentiva a população a utilizar mais veículos próprios, o que pode colaborar para o aumento da poluição atmosférica. Para a redução da poluição, o ideal é investir em transporte coletivo de qualidade.
Um dos poluentes atmosféricos que afetam nossa saúde é o monóxido de carbono. Ele pode, em alta concentração, causar asfixia e, até mesmo, morte. Isso acontece porque o monóxido de carbono:
a) fixa-se nas vias respiratórias, causando sua obstrução.
b) causa o fechamento da glote, impedindo que o oxigênio chegue até os pulmões.
c) liga-se à hemoglobina, dificultando o transporte de oxigênio.
d) causa obstrução dos alvéolos pulmonares.
e) causa a destruição dos brônquios.
Alternativa “c”. O monóxido de carbono liga-se às hemácias, em virtude de sua afinidade com a hemoglobina, impedindo a ligação desta com o oxigênio e diminuindo a oxigenação dos tecidos.
(ENEM-1998) Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, entre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2), que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida).
Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que:
I. As chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar.
II. As chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais.
III. As chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada.
Dessas afirmativas, está(ão) correta(s):
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I e III, apenas.
Alternativa “c”. A alternativa III está incorreta porque a água destilada possui pH 7 (neutro) e a chuva ácida possui pH ácido (abaixo de 7).
(Mack-2007) Três consequências da poluição atmosférica são a destruição da camada de ozônio (A), o efeito estufa (B) e as chuvas ácidas (C). Os principais gases envolvidos em A, B e C são, respectivamente,
a) dióxido de carbono, dióxido de enxofre e clorofluorcarbono (CFC).
b) dióxido de enxofre, dióxido de carbono e clorofluorcarbono (CFC).
c) clorofluorcarbono (CFC), dióxido de carbono e dióxido de enxofre.
d) clorofluorcarbono (CFC), dióxido de enxofre e dióxido de carbono.
e) dióxido de carbono, clorofluorcarbono (CFC) e dióxido de enxofre.
Alternativa “c”. A destruição da camada de ozônio está relacionada com o uso de CFC, que atualmente tem seu uso restrito a alguns inaladores. O efeito estufa, por sua vez, relaciona-se com vários gases-estufa, em especial o dióxido de carbono. O dióxido de enxofre, por sua vez, é um gás tóxico que pode combinar-se com a água e dar origem à chuva ácida.