Whatsapp

Exercícios sobre quadro de Punnett

Exercícios de Biologia

Estes exercícios sobre quadro de Punnett testarão seus conhecimentos a respeito dessa importante forma de visualizar e realizar cruzamentos em Genética. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

(UFV) Nas plantas Clarkia elegans, o alelo para flores brancas é recessivo em relação ao alelo para flores rosadas. O pólen de uma flor rosada heterozigota é colocado no pistilo de uma flor branca. Qual é a proporção de fenótipos esperados na prole?

a) 1 rosada : 1 branca.

b) 2 rosadas : 1 branca.

c) 1 rosada : 2 brancas.

d) 3 rosadas : 1 branca.

questão 2

(Unicentro - adaptada) O albinismo é uma condição que determina a ausência de pigmentação da pele. Na espécie humana, ela é condicionada por um gene recessivo a. Imagine um casal cuja mãe é homozigota recessiva e o pai é heterozigoto para essa condição. Qual é a probabilidade de o primeiro e o segundo filho nascerem com albinismo?

a) 1/4

b) 1/2

c) 3/4

d) 1/3

e) 2/3

questão 3

Na determinação dos tipos sanguíneos, observa-se o envolvimento de três alelos: IA, IB e i. Esses alelos são responsáveis por garantir que uma pessoa apresente sangue tipo A, tipo B, tipo AB ou tipo O. Baseando-se nos seus conhecimentos sobre o genótipo dos grupos sanguíneos, marque a alternativa que indica corretamente a probabilidade de uma mãe AB e um pai O terem um filho com sangue tipo A.

a) 0%.

b) 25%.

c) 50%.

d) 75%.

e) 100%.

questão 4

Imagine que uma espécie de roedor apresente indivíduos com pelo de coloração marrom e branca. A coloração branca é determinada por um alelo recessivo b, e a cor marrom é determinada por um alelo dominante B. Qual é a probabilidade de nascer um indivíduo branco do cruzamento entre dois roedores heterozigotos para essa característica?

a) 0%

b) 25%

c) 50%

d) 75%

e) 100%

questão 5

Utilizando o quadro de Punnet, calcule a probabilidade de uma mulher albina e um homem com produção normal de melanina, mas que possui o gene responsável pelo albinismo, terem um filho albino. Após realizar o cruzamento, marque a alternativa que indica corretamente a probabilidade encontrada.

a) 0%

b) 25%

c) 50%

d) 75%

e) 100%

questão 6

Considerando a situação da questão anterior, imagine que a mulher albina se casa com um homem homozigoto dominante. Qual a chance de um filho albino nascer, nesse caso?

a) 0%

b) 25%

c) 50%

d) 75%

e) 100%

questão 7

Utilizando o quadro de Punnett, faça o cruzamento entre duas plantas que produzem ervilhas amarelas (Vv) e marque a alternativa que indica a probabilidade de nascimento de plantas que produzem ervilhas verdes (vv) por meio desse cruzamento.

a) 0%

b) 25%

c) 50%

d) 75%

e) 100%

questão 8

Cruzando plantas com flores roxas (PP) e brancas (pp) puras, um pesquisador obteve, na geração F1, 100% de plantas com flores roxas (Pp). Qual será a cor das flores na descendência F2?

a) 100% roxas

b) 75% roxas e 25% brancas

c) 50% roxas e 50% brancas

d) 25% roxas e 75% brancas

e) 100% brancas

questão 9

Monte o quadro de Punnett e calcule a probabilidade de um casal ter um filho do sexo masculino. Após realizar as combinações, marque a alternativa que indica corretamente a chance de o casal ter um menino.

a) 100%

b) 75%

c) 25%

d) 50%

questão 10

(UFV) Em galinhas, NN é letal (morte no desenvolvimento embrionário), Nn é aleijado e nn é normal. Um grupo de aves aleijadas se acasala. Determine a relação genotípica e a relação fenotípica esperada.

a) 2:1; 2:1

b) 3:1; 3:1

c) 2:1; 3:1

d) 3:1; 2:1

questão 11

Considerando os formatos de sementes de ervilha, há ervilhas redondas e enrugadas. A característica enrugada é uma característica recessiva, enquanto a redonda é uma característica dominante. Qual a probabilidade de se obter uma ervilha redonda por meio do cruzamento de plantas que produzem apenas sementes enrugadas?

a) 0%

b) 25%

c) 50%

d) 75%

e) 100%

questão 12

Sobre o quadro de Punnett, marque a alternativa incorreta:

a) Para realizar o quadro de Punnet é necessário apenas saber o fenótipo dos indivíduos envolvidos no cruzamento.

b) Com o quadro de Punnet podemos observar todas as combinações possíveis dos alelos do cruzamento em questão.

c) Para montar o quadro de Punnett é essencial determinar os gametas produzidos por cada indivíduo envolvido no cruzamento.

d) O quadro de Punnett nos permite descobrir os genótipos dos descendentes de um cruzamento.

e) O quadro de Punnett é uma forma prática de visualizar e determinar os descendentes em diferentes problemas de genética.

respostas
Questão 1

Alternativa A

A planta Clarkia elegans apresenta flores brancas e rosadas. O alelo para a flor branca é recessivo e será representado pela letra b. Já o alelo para flor rosada é dominante e será representado pela letra B. Considere o cruzamento de uma planta de flor rosada heterozigota Bb com uma planta de flor branca bb:

 

B

b

b

Bb

bb

b

Bb

bb

Temos como resultado desse cruzamento 50% brancas e 50% rosadas.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa A

O albinismo é uma condição determinada pelo gene recessivo a, ou seja, uma pessoa albina apresenta genótipo aa. Se cruzamos uma mãe homozigota recessiva (aa) com pai heterozigoto (Aa), temos:

 

A

a

a

Aa

aa

a

Aa

aa

Nesse caso, observamos que a probabilidade de o primeiro filho nascer albino é de 50% ou ½. A mesma probabilidade é observada para o segundo filho. Entretanto, a questão quer saber a probabilidade de o primeiro e o segundo filho nascerem albinos, sendo então necessário multiplicar os dois resultados. Desse modo, temos: ½ x ½ = ¼ .

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa B

Uma pessoa de sangue AB apresenta genótipo IAIB, e uma pessoa de sangue O apresenta genótipo ii. Desse modo, podemos representar o cruzamento da seguinte forma:

 

IA

IB

i

IAi

IBi

i

IAi

IBi

Podemos perceber, portanto, que há 50% de chances de se nascer um filho com sangue tipo A e 50% de chances de se nascer um filho com sangue tipo B.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa B

Os indivíduos heterozigotos apresentam genótipo Bb, e seu cruzamento pode ser demonstrado da seguinte forma:

 

B

b

B

BB

Bb

b

Bb

bb

De acordo com o representado acima, podemos concluir que a probabilidade de se nascer um indivíduo branco (bb) é de ¼, ou seja, 25%.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa C

Para representar o quadro de Punnett, inicialmente devemos determinar os possíveis gametas produzidos por um indivíduo. A mulher albina produzirá gametas a e a, enquanto o homem heterozigoto produzirá os gametas A e a. Assim sendo, podemos representar o quadro de Punnett da seguinte forma:

 

A

a

a

 

 

a

 

 

Após listar os gametas no quadro, basta realizar as combinações possíveis. Temos, desse modo:

 

A

a

a

Aa

aa

a

Aa

aa

Observe que, desse cruzamento, 50% dos descendentes são Aa e 50% aa. A chance de nascer um indivíduo albino (aa) desse cruzamento é, portanto, de 50%.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa A

Como os descendentes são resultado da combinação dos genes do pai e da mãe, de acordo com a situação descrita, não seria possível o nascimento de um indivíduo albino, pois o pai só fornece alelos A. A presença de apenas um alelo dominante já é suficiente para determinar a produção de melanina.

Voltar a questão
Questão 7

Alternativa B

Um indivíduo que produz ervilhas amarelas e é heterozigoto para a cor da semente será responsável por produzir gametas V e v. Considerando o cruzamento entre duas plantas heterozigotas para a característica cor da semente (Vv), temos o seguinte cruzamento:

 

V

v

V

VV

Vv

v

Vv

vv

O quadro de Punnett nos mostra todas as combinações possíveis para os descendentes, então podemos concluir que a possibilidade de dois organismos heterozigotos (Vv) originarem um descendente homozigoto recessivo verde (vv) é de 25%.

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa B

Para determinar a cor das flores na descendência F2, devemos cruzar dois indivíduos de F1 (Pp x Pp). Os gametas por eles produzidos são P e p. Assim sendo, temos:

 

P

p

P

PP

Pp

p

Pp

pp

De acordo com as combinações realizadas, espera-se que, em F2, 75% das plantas tenham flores roxas (PP, Pp e Pp) e que 25% tenham flores de coloração branca (pp).

Voltar a questão
Questão 9

Alternativa D

A mulher apresenta cromossomos XX, produzindo gametas X e X. O homem, por sua vez, apresenta cromossomos XY e produz gametas X e Y. Desse modo, temos:

 

X

Y

X

XX

XY

X

XX

XY

A cada cruzamento há, portanto, 50% de chance de nascer uma pessoa do sexo masculino e 50% de chance de nascer uma pessoa do sexo feminino.

Voltar a questão
Questão 10

Alternativa A

Considerando que as galinhas aleijadas possuem genótipo Nn, elas poderão produzir gametas N e n. O cruzamento entre elas pode ser representado da seguinte forma:

 

N

n

N

NN

Nn

n

Nn

nn

Como NN é letal, os genótipos obtidos serão Nn, Nn e nn, ou seja, 2:1. A relação fenotípica, por sua vez, será de 2 aleijados para 1 normal.

Voltar a questão
Questão 11

Alternativa A

Como a semente enrugada é uma característica recessiva, os indivíduos desse cruzamento apresentam apenas alelos recessivos, não sendo possível haver um descendente com característica dominante.

Voltar a questão
Questão 12

Alternativa A

Para montar o quadro de Punnett é essencial saber o genótipo dos indivíduos, uma vez que é necessário inserir no quadro os gametas produzidos por cada progenitor.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola