Topo
pesquisar

Exercícios sobre Quadro de Punnett

Exercícios de Biologia

Estes exercícios sobre Quadro de Punnett testarão seus conhecimentos a respeito dessa importante forma de visualizar os cruzamentos realizados em Genética. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

(UFV) Nas plantas Clarkia elegans, o alelo para flores brancas é recessivo em relação ao alelo para flores rosadas. O pólen de uma flor rosada heterozigota é colocado no pistilo de uma flor branca. Qual é a proporção de fenótipos esperados na prole?

a) 1 rosada : 1 branca.

b) 2 rosadas : 1 branca.

c) 1 rosada : 2 brancas.

d) 3 rosadas : 1 branca.

questão 2

(Unicentro - adaptada) O albinismo é uma condição que determina a ausência de pigmentação da pele. Na espécie humana, ela é condicionada por um gene recessivo a. Imagine um casal cuja mãe é homozigota recessiva e o pai é heterozigoto para essa condição. Qual é a probabilidade de o primeiro e o segundo filho nascerem com albinismo?

a) 1/4

b) 1/2

c) 3/4

d) 1/3

e) 2/3

questão 3

Na determinação dos tipos sanguíneos, observa-se o envolvimento de três alelos: IA, IB e i. Esses alelos são responsáveis por garantir que uma pessoa apresente sangue tipo A, tipo B, tipo AB ou tipo O. Baseando-se nos seus conhecimentos sobre o genótipo dos grupos sanguíneos, marque a alternativa que indica corretamente a probabilidade de uma mãe AB e um pai O terem um filho com sangue tipo A.

a) 0%.

b) 25%.

c) 50%.

d) 75%.

e) 100%.

questão 4

Imagine que uma espécie de roedor apresente indivíduos com pelo de coloração marrom e branca. A coloração branca é determinada por um alelo recessivo b, e a cor marrom é determinada por um alelo dominante B. Qual é a probabilidade de nascer um indivíduo branco do cruzamento entre dois roedores heterozigotos para essa característica?

a) 0%

b) 25%

c) 50%

d) 75%

e) 100%

respostas
Questão 1

Alternativa “a”. A planta Clarkia elegans apresenta flores brancas e rosadas. O alelo para a flor branca é recessivo e será representado pela letra b. Já o alelo para flor rosada é dominante e será representado pela letra B. Considere o cruzamento de uma planta de flor rosada heterozigota Bb com uma planta de flor branca bb:

 

B

b

b

Bb

bb

b

Bb

bb

Temos como resultado desse cruzamento 50% brancas e 50% rosadas.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “a”. O albinismo é uma condição determinada pelo gene recessivo a, ou seja, uma pessoa albina apresenta genótipo aa. Se cruzamos uma mãe homozigota recessiva (aa) com pai heterozigoto (Aa), temos:

 

A

a

a

Aa

aa

a

Aa

aa

Nesse caso, observamos que a probabilidade de o primeiro filho nascer albino é de 50% ou ½. A mesma probabilidade é observada para o segundo filho. Entretanto, a questão quer saber a probabilidade de o primeiro e o segundo filho nascerem albinos, sendo então necessário multiplicar os dois resultados. Desse modo, temos: ½ x ½ = ¼ .

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “c”. Uma pessoa de sangue AB apresenta genótipo IAIB, e uma pessoa de sangue O apresenta genótipo ii. Desse modo, podemos representar o cruzamento da seguinte forma:

 

IA

IB

i

IAi

IBi

i

IAi

IBi

Podemos perceber, portanto, que há 50% de chances de se nascer um filho com sangue tipo A e 50% de chances de se nascer um filho com sangue tipo B.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “b”. Os indivíduos heterozigotos apresentam genótipo Bb, e seu cruzamento pode ser demonstrado da seguinte forma:

 

B

b

B

BB

Bb

b

Bb

bb

De acordo com o representado acima, podemos concluir que a probabilidade de se nascer um indivíduo branco (bb) é de ¼, ou seja, 25%.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola