Exercícios sobre a regra do “e”
Imagine que um casal seja formado por uma mulher sangue B Rh- e um homem sangue O Rh+. Sabendo que esse homem é filho de um pai Rh- e que a mulher é filha de uma mãe sangue O, assinale qual é a probabilidade de se nascer um filho de sangue O Rh+.
a) 1/2.
b) 1/4.
c) 1/6.
d) 1/8.
e) 1/12.
Alternativa “b”. A mulher em questão apresenta sangue B e, como a mãe dela tem sangue O, seu genótipo obrigatoriamente deve ser IBi. Já o homem é sangue O e, portanto, seu genótipo é ii. Um filho desse casal poderá ter sangue B ou O (genótipos do cruzamento: IBi; IBi; ii; ii), sendo a probabilidade de nascer com sangue O de 50% ou ½. Em relação ao Rh, o genótipo da mulher é dd, uma vez que ela é Rh-. No homem, o genótipo é Dd, uma vez que ele é Rh+, mas filho de um pai Rh-. Nesse caso, a probabilidade de o filho possuir Rh + é também 50% ou ½ (genótipos do cruzamento: Dd; Dd; dd; dd). Como um evento independe do outro, para saber a probabilidade de nascer um filho O RH+, basta multiplicar as duas probabilidades: ½. ½ =1/4.
Um casal sempre sonhou em ter dois filhos: uma menina e um menino. De acordo com a Genética, qual é a probabilidade de o primeiro filho desse casal ser uma menina e o segundo ser um menino?
a) 1/2.
b) 1/3.
c) 1/4.
d) 1/5.
e) 1/6.
Alternativa “c”. Como a probabilidade de nascer meninos ou meninas é a mesma (50%) e o nascimento de um filho não exerce influência sobre o outro, a probabilidade de nascer uma menina e, posteriormente, um menino é de: 1/2. 1/2= 1/4.
(UFU) O albinismo é condicionado por um alelo recessivo a. Um casal normal heterozigoto para o albinismo quer saber, aproximadamente, qual é a probabilidade de, se tiverem 5 filhos, serem os dois primeiros filhos albinos, o terceiro ser normal heterozigoto e os dois últimos serem normais homozigotos.
a) 0,2%
b) 1%
c) 31%
d) 62%
Alternativa “a”. Um casal heterozigoto para o albinismo (Aa) pode gerar filhos com os seguintes genótipos e nas seguintes proporções: 1/4 AA; 2/4 Aa; 1/4 aa. AA corresponde a um indivíduo normal homozigoto; Aa corresponde a um normal heterozigoto; e aa, um filho albino. Os cinco filhos da questão são eventos independentes e, portanto, devemos multiplicar as probabilidades. Assim sendo, teremos: 1/4 . 1/4 . 2/4 . 1/4 . 1/4 = 2/1024 ou 0,0019 ou, aproximadamente, 0,2 %.
(Enem) Anemia Falciforme é uma das doenças hereditárias mais prevalentes no Brasil, sobretudo nas regiões que receberam maciços contingentes de escravos africanos. É uma alteração genética, caracterizada por um tipo de hemoglobina mutante designada por hemoglobina S. Indivíduos com essa doença apresentam eritrócitos com formato de foice, daí o seu nome. Se uma pessoa recebe um gene do pai e outro da mãe para produzir a hemoglobina S, ela nasce com um par de genes SS e assim terá a Anemia Falciforme. Se receber de um dos pais o gene para hemoglobina S e do outro o gene para hemoglobina A, ela não terá doença, apenas o Traço Falciforme (AS), e não precisará de tratamento especializado. Entretanto, deverá saber que se vier a ter filhos com uma pessoa que também herdou o traço, eles poderão desenvolver a doença.
Dois casais, ambos membros heterozigotos do tipo AS para o gene da hemoglobina, querem ter um filho cada. Dado que um casal é composto por pessoas negras e o outro por pessoas brancas, a probabilidade de ambos os casais terem filhos (um para cada casal) com Anemia Falciforme é igual a:
a) 5,05%.
b) 6,25%.
c) 10,25%.
d) 18,05%.
e) 25,00%
Alternativa “b”. Como os casais são heterozigotos, a probabilidade de ter um filho com anemia é 1/4, uma vez que a proporção genotípica esperada é: 1AA; 2AS; 1SS. Como a gestação de um casal independe da outra, deve-se multiplicar as probabilidades de cada um, ou seja: 1/4 . 1/4 = 1/16 ou 6,25%.