Exercícios sobre reprodução assexuada
Sobre a reprodução assexuada, marque a alternativa incorreta:
a) A reprodução assexuada não envolve gametas.
b) Bactérias reproduzem-se por reprodução assexuada.
c) Alguns animais podem reproduzir-se assexuadamente.
d) A reprodução assexuada aumenta variabilidade genética.
e) A partenogênese é um exemplo de reprodução assexuada.
Alternativa “d”. A reprodução assexuada forma indivíduos idênticos ao que o gerou, portanto, não aumenta a variabilidade genética.
As hidras apresentam uma forma peculiar de reprodução assexuada. Nesses organismos, forma-se uma massa de células dividindo-se por mitose, gerando uma pequena hidra que se separa do organismo parental e inicia a vida livre. Esse processo é conhecido como
a) Divisão binária.
b) Partenogênese.
c) Multiplicação vegetativa.
d) Brotamento.
e) Divisão múltipla.
Alternativa “d”. O surgimento de brotos que se soltam e assumem vida livre é característico do processo de reprodução assexuada denominado de brotamento.
(FEI-SP) Alguns seres vivos reproduzem-se assexuadamente. Uma forma de reprodução rápida e fácil. A desvantagem desse modo de reprodução é que:
a) Não cria variação genética.
b) Cria variação genética.
c) “Consome” energia.
d) Os descendentes não são duplicatas dos pais.
e) Os descendentes só se reproduzem sexuadamente.
Alternativa “a”. Na reprodução assexuada, não há mistura de gametas, não ocorrendo variabilidade genética.
(UPE) Existem diversas formas de reprodução encontradas no Reino Animal, que podem ser classificadas em dois grandes grupos: reprodução sexuada e reprodução assexuada. Sobre isso, analise as afirmações abaixo:
I. O brotamento é um processo de reprodução assexuada, que tem como fator positivo o fato de necessitar de um gasto energético menor, uma vez que dispensa o acasalamento.
II. A partenogênese, processo em que o óvulo não fecundado desenvolve um novo indivíduo diploide, é um mecanismo que pode ser encontrado em invertebrados, como abelhas, e algumas espécies de vertebrados, como os peixes.
III. A reprodução sexuada, processo que requer a união de duas células haploides, é, de todos os mecanismos reprodutivos, aquele que promove a variabilidade genética entre os indivíduos.
Está correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) I e III.
c) II.
d) II e III.
e) III.
Alternativa “b”. Os indivíduos formados na partenogênese são haploides, pois o óvulo não foi fecundado.
Qual dos processos não indica um tipo de reprodução assexuada?
a) Divisão binária
c) Brotamento
c) Propagação vegetativa
d) Fragmentação
e) Conjugação
Alternativa “e”. Conjugação é um processo em que ocorre a troca de material genético entre indivíduos. É considerada, por alguns autores, uma forma de reprodução sexuada. Outros, no entanto, consideram-na uma forma de recombinação genética.
Devido ao fato de os organismos gerados por reprodução assexuada serem, geralmente, geneticamente idênticos, eles são frequentemente chamados de:
a) gêmeos univitelinos.
b) gêmeos fraternos.
c) gêmeos siameses.
d) clones.
e) transgênicos.
Alternativa “d”. Por serem geneticamente idênticos, os indivíduos gerados por meio da reprodução assexuada são chamados de clones.
A reprodução assexuada é conhecida, entre outros aspectos, por não gerar variabilidade genética. Entretanto, diferenças podem ocorrer ocasionalmente devido a processos de:
a) transgenia.
b) mutação.
c) polaridade.
d) extinção.
e) divisão celular.
Alternativa “b”. A ocorrência de mutações pode ser responsável por provocar diferenças entre os indivíduos gerados por meio da reprodução assexuada.
Sabemos que as abelhas possuem reprodução sexuada, sendo observado o acasalamento entre o zangão e a rainha. Entretanto, as rainhas dão origem aos zangões por um processo assexuado conhecido como:
a) divisão binária.
b) cissiparidade.
c) fragmentação.
d) esporulação.
e) partenogênese.
Alternativa “e”. Na partenogênese, observa-se o desenvolvimento do gameta feminino sem que ele tenha sido fertilizado. A partenogênese pode ser observada em diferentes animais, como nas abelhas e nos tubarões.
Se uma pessoa cortar uma esponja em vários pedaços, eles serão capazes de se regenerar e dar origem a vários indivíduos. Esse processo caracteriza um tipo de reprodução assexuada conhecido como:
a) esporulação.
b) fragmentação.
c) divisão binária.
d) divisão múltipla.
e) partenogênese.
Alternativa “b”. A fragmentação é um tipo de reprodução, também chamado de regeneração, que se caracteriza pela fragmentação de um indivíduo e a regeneração desses fragmentos.
Que nome recebe o tipo de reprodução assexuada, típica de vegetais, em que estruturas como raiz, caule e folhas são usadas para gerar uma nova planta?
a) Semeadura
b) Divisão binária
c) Esporulação
d) Fragmentação
e) Propagação vegetativa
Alternativa “e”. Na propagação vegetativa, partes vegetativas de uma planta são usadas com a finalidade de gerar-se um novo indivíduo.
Sobre a reprodução assexuada, marque a alternativa correta:
a) Apenas organismos unicelulares reproduzem-se assexuadamente.
b) O protozoário causador da malária é um exemplo de organismo que se reproduz por divisão múltipla.
c) A esporulação é um processo observado apenas em plantas.
d) A fragmentação não é observada em animais.
e) Nenhum animal vertebrado se reproduz assexuadamente.
Alternativa “b”. Os protozoários causadores da malária se reproduzem por divisão múltipla, um processo em que uma única célula se divide em três ou mais células-filhas.
(UPE) Existem diversas formas de reprodução encontradas no Reino Animal, que podem ser classificadas em dois grandes grupos: reprodução sexuada e reprodução assexuada. Sobre isso, analise as afirmações abaixo:
I. O brotamento é um processo de reprodução assexuada, que tem como fator positivo o fato de necessitar de um gasto energético menor, uma vez que dispensa o acasalamento.
II. A partenogênese, processo em que o óvulo não fecundado desenvolve um novo indivíduo diploide, é um mecanismo, que pode ser encontrado em invertebrados, como abelhas, e algumas espécies de vertebrados, como os peixes.
III. A reprodução sexuada, processo que requer a união de duas células haploides, é, de todos os mecanismos reprodutivos, aquele que promove a variabilidade genética entre os indivíduos.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) I.
b) I e III.
c) II.
d) II e III.
e) III.
Alternativa “b”. A afirmativa II está incorreta, pois, na partenogênese, o novo indivíduo gerado terá a metade dos cromossomos de um embrião formado por reprodução sexuada, uma vez que possui apenas material genético materno.