Exercícios sobre reprodução das pteridófitas
Estes exercícios sobre reprodução das pteridófitas vão ajudá-lo a testar seus conhecimentos a respeito do ciclo de vida desse importante grupo vegetal.
Publicado por: Vanessa Sardinha dos SantosQuestões
-
Questão 1
As pteridófitas são plantas vasculares que não possuem flores, sementes ou frutos. Sobre o ciclo reprodutivo desse grupo de plantas, marque a alternativa correta:
Alternativa “d”. As pteridófitas são plantas que dependem da água para a reprodução, uma vez que o gameta masculino (anterozoide) utiliza a água para se locomover até encontrar a oosfera.
-
Questão 2
Analise as alternativas abaixo e marque aquela que apresenta o nome correto dos gametas masculino e feminino das pteridófitas, respectivamente.
Alternativa “c”. O anterozoide é o gameta masculino das pteridófitas, enquanto a oosfera é seu gameta feminino.
-
Questão 3
(CEFET-MG- ADAPTADA) As samambaias e as avencas são tipos de pteridófitas mais comuns que se reproduzem por meio de alternância de gerações. No seu ciclo reprodutivo, a geração verde, duradoura e assexuada é a(o):
Alternativa “d”. O esporófito (fase produtora de esporos) das pteridófitas é a fase duradoura do ciclo.
-
Questão 4
(UNIFOR) Uma pteridófita cujas células das folhas possuem 10 cromossomos deve formar esporos, prótalos e zigotos com quantos cromossomos, respectivamente?
Alternativa “d”. Os esporos e os prótalos são fases haploides (com metade do conjunto cromossômico), enquanto os zigotos são formados após a fecundação e são diploides.