Exercícios sobre a resistência interna de um receptor

Esta lista de exercícios trata dos cálculos da resistência interna de um receptor e da quantidade de energia dissipada pelo seu funcionamento. Publicado por: Rafael Helerbrock
Questão 1

Um receptor apresenta resistência elétrica interna igual a 0,2 Ω e é percorrido por uma corrente elétrica de 2 A. A alternativa que melhor representa a potência dissipada por esse dispositivo é:

a) 0,4 W

b) 0,8 W

c) 4 W

d) 0,2 W

e) 0,04 W

Ver resposta
Resposta

Letra B

Para calcularmos a potência elétrica dissipada em um receptor, utilizamos a relação a seguir:

De acordo com os dados fornecidos no enunciado do exercício, a resistência elétrica interna do receptor é de 0,2 Ω, e a corrente elétrica que o percorre é de 2A, logo:

Dessa forma, ficamos com:

Portanto, a potência consumida nesse receptor é de 0,8 W.

Questão 2

Um receptor de resistência interna igual a 0,3 Ω utiliza uma tensão de 10 V para o seu funcionamento perfeito enquanto ligado em um circuito elétrico ideal (sem resistência). Sendo de 1 A a corrente elétrica que flui pelo receptor, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor de sua força contraeletromotriz (ε').

a) 0,3 V

b) 10,3 V

c) 9,7 V

d) 1,3 V

e) 3 V

Ver resposta
Resposta

Letra C

Para calcular a tensão utilizada pelo receptor, utilizamos a equação característica do receptor:

U é a tensão útil, ε' é a força contraeletromotriz, r'i é a resistência interna e i é a corrente elétrica. Portanto, de acordo com os dados fornecidos pelo enunciado, temos que:

Sendo assim, 9,7 V são utilizados pelo receptor para o seu próprio funcionamento, enquanto há uma dissipaão de 0,3 V pela sua resistência interna.

Questão 3

(Epusp) Um motor, atravessado por corrente i = 10 A, transforma a potência elétrica P = 80W em potência mecânica. A força contraeletromotriz do motor:

a) depende da resistência interna do motor.

b) é 8,0V.

c) depende do rendimento do motor.

d) depende da rotação do motor.

e) n.d.a.

Ver resposta
Resposta

Letra B

A diferença de potencial utilizável pelo receptor é a força contraeletromotriz (ε'). Se ele consegue transformar 80 W de potência elétrica em potência mecânica, então, essa é a sua potência útil, que pode ser calculada pela equação:

De acordo com os dados fornecidos pelo exercício, ficamos com:

Portanto, o valor da força contraeletromotriz desse receptor é de 8 V.

Questão 4

A potência elétrica total que é fornecida para um receptor é de 120 W, enquanto a corrente elétrica que o percorre é de 3 A. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a tensão total que é estabelecida nos terminais do receptor.

a) 12 V

b) 4 V

c) 360 V

d) 40 V

e) 10 V

Ver resposta
Resposta

Letra D

A potência total que chega até um receptor é dada pela equação a seguir:

De acordo com os dados fornecidos no enunciado do exercício, temos: