Exercícios sobre segunda lei de Mendel

Esta lista de exercícios sobre a segunda lei de Mendel é uma forma de testar seus conhecimentos sobre esse importante tópico da Genética. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

A segunda lei de Mendel é também conhecida como:

A) Lei da interação gênica simples.

B) Lei da segregação independente.

C) Lei dos fatores conectados.

D) Lei da termodinâmica.

E) Lei da ligação fatorial.

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Alternativa B

A segunda lei de Mendel é conhecida também como lei da segregação independente e determina que dois ou mais pares de fatores separam-se independentemente durante a formação dos gametas, nos quais se recombinam ao acaso.

Questão 2

Marque a alternativa que indica uma importante diferença entre os experimentos realizados por Mendel que levaram às conclusões da primeira lei e aqueles realizados na determinação da segunda lei.

A) Após as primeiras conclusões que levaram à determinação da primeira lei, Mendel deu continuidade aos seus trabalhos e só realizou cruzamentos com plantas puras.

B) Após as primeiras conclusões que levaram à determinação da primeira lei, Mendel deu continuidade aos seus trabalhos e passou a cruzar plantas de espécies diferentes.

C) Após as primeiras conclusões que levaram à determinação da primeira lei, Mendel deu continuidade aos seus trabalhos e passou a analisar duas características das ervilhas ao mesmo tempo.

D) Após as primeiras conclusões que levaram à determinação da primeira lei, Mendel deu continuidade aos seus trabalhos e só realizou cruzamentos com plantas di-híbridas.

E) Após as primeiras conclusões que levaram à determinação da primeira lei, Mendel deu continuidade aos seus trabalhos e só realizou cruzamentos com animais.

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Alternativa C

Durante seus primeiros experimentos, Mendel analisava apenas uma característica das ervilhas, o que gerou sua primeira lei. Posteriormente, ele passou a analisar duas características ao mesmo tempo. A análise de duas características foi responsável por permitir que Mendel chegasse às conclusões que levaram ao desenvolvimento da segunda lei.

Questão 3

O que é um organismo di-híbrido?

A) Organismo homozigoto para uma característica.

B) Organismo homozigoto para duas características.

C) Organismo heterozigoto para uma característica.

D) Organismo heterozigoto para duas características.

E) Organismo heterozigoto para uma característica e homozigoto para outra.

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Alternativa D

Organismos di-híbridos são organismos que são heterozigotos para dois genes.

Questão 4

Marque a alternativa que melhor descreve o enunciado da segunda lei de Mendel:

A) Cada característica é determinada por um par de fatores que se segrega na formação dos gametas, nos quais ocorrem em dose simples.

B) Cada característica é determinada por um par de fatores que se segrega na formação dos gametas, nos quais ocorrem em dose dupla.

C) Os fatores para dois ou mais caracteres distribuem-se de maneira ligada para os gametas e combinam-se ao acaso.

D) Os fatores para dois ou mais caracteres distribuem-se independentemente para os gametas e combinam-se ao acaso.

E) Os genes interagem de modo que um gene inibe a manifestação de outro gene.

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Alternativa D

A segunda lei de Mendel ou lei da segregação independente estabelece que os alelos de dois ou mais genes diferentes se segregam para os gametas de forma independente um do outro.

Questão 5

Quais gametas podem ser formados por um indivíduo di-híbrido RrPp?

A) RP, Rp, rP e rp.

B) RP e rp.

C) Rr e Pp.

D) R, r, P e p.

E) RR, rr, PP e pp.

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Alternativa A

Um indivíduo RrPp é responsável por formar quatro tipos de gametas diferentes: RP, Rp, rP e rp.

Questão 6

Quais os tipos de gametas formados por um indivíduo AaBBCc?

A) Aa, BB e Cc.

B) ABC, ABc, aBC e aBc.

C) ABBC, ABBc, aBBC e aBBc.

D) A, a, B, C e c.

E) ABC e Abc.

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Alternativa B

Indivíduos AaBBCc formam quatro tipos de gametas em iguais proporções: ABC, ABc, aBC e aBc.

Questão 7

Mendel realizou cruzamento entre ervilhas em homozigose para duas características e obteve uma geração F1 100% com sementes di-híbridas Ele então realizou a autofecundação das plantas da geração F1 e obteve a proporção fenotípica de:

A) 9:6:3:1.

B) 9:6:3:2.

C) 9:3:3:1.

D) 9:3:2:1.

E) 9:1:1:1.

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Alternativa C

A proporção fenotípica obtida por Mendel em F2 foi de 9:3:3:1.

Questão 8

Qual a probabilidade de um casal formado por um homem sangue O- (iirr) e uma mulher sangue AB+ (IAIBRR) terem um filho O+?

A) 0%.

B) 25%.

C) 50%.

D) 75%.

E) 100%.

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Alternativa A

Devido ao fato de o sangue tipo O ser determinado pelo genótipo ii, uma mulher de sangue AB não pode ter um filho O, pois não possui o alelo i.

Questão 9

(Fuvest SP) Considere um homem heterozigoto para o gene A, duplo recessivo para o gene D e homozigoto dominante para o gene F. Considere ainda que todos esses genes situam-se em cromossomos diferentes. Entre os gametas que poderão se formar, encontraremos apenas a(s) combinação(ões)

A) AdF.

B) AADDFF.

C) AaddFF.

D) AdF e adF.

E) ADF e adf.

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Alternativa D

Em relação ao gene A, o homem é heterozigoto, ou seja, Aa. Já em relação ao gene D, o indivíduo é duplo recessivo, ou seja, dd. Por fim, em relação ao gene F, o homem é homozigoto dominante, ou seja, FF. Assim sendo, o genótipo do indivíduo é AaddFF, podendo formar, portanto, gametas AdF e adF.

Questão 10

Imagine que um indivíduo apresente o seguinte genótipo: AaBbCcDdEeFf. Quantos tipos diferentes de gametas esse indivíduo poderá formar?

A) 4

B) 8

C) 16

D) 32

E) 64

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Alternativa E

A quantidade de gametas gerados por um indivíduo é dada por 2n, sendo n o número de pares de alelos em heterozigose. Como na situação acima temos 6 pares de alelos em heterozigose, o número de gametas é igual a 26 = 64.

Questão 11

(Mackenzie SP) Em ervilhas, os genes que determinam sementes lisas e amarelas são dominantes em relação aos genes que determinam sementes rugosas e verdes. Considerando uma planta de sementes lisas e amarelas, di-híbrida, assinale a alternativa que apresenta a porcentagem de gametas produzidos por essa planta com pelo menos um gene dominante.

A) zero.

B) 75%.

C) 50%.

D) 12,5%.

E) 25%.

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Alternativa B

Considerando o alelo R para a determinação de sementes lisas e V para sementes amarelas, temos indivíduos di-híbridos com os genótipos RrVv. Essas ervilhas produzirão gametas RV, Rv, rV e rv. Três gametas apresentam pelo menos um gene dominante, ou seja, 75%.

Questão 12

(Uece) Sabe-se que em porquinhos-da-índia o padrão “pelos lisos” domina sobre o padrão “pelos arrepiados”, enquanto a cor negra domina sobra a branca, estando os genes determinantes dessas características situados em pares de cromossomos homólogos diferentes. Cruzando-se porquinhos com padrão liso e de coloração negra, ambos heterozigotos para os dois loci, pode-se afirmar, corretamente, que a razão genotípica de porquinhos arrepiados e brancos é de:

A) 9:16.

B) 3:8.

C) 1:16.

D) 3:16.

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Alternativa C

Considerando que o alelo A determina o padrão de pelos lisos e o alelo B determina a cor negra, temos o cruzamento entre indivíduos: AaBb. Os gametas formados são AB, Ab, aB e ab. O cruzamento será representado a seguir:

 

AB

Ab

aB

ab

AB

AABB

AABb

AaBB

AaBb

Ab

AABb

AAbb

AaBb

Aabb

aB

AaBB

AaBb

aaBB

aaBb

ab

AaBb

Aabb

aaBb

aabb

Para que o porquinho-da-índia apresente pelos arrepiados e seja branco, ele deverá ser aabb. Com isso, temos a proporção de 1:16.

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