Exercícios sobre sistema nervoso periférico
Anatomicamente, o sistema nervoso pode ser dividido em dois tipos: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. Entre as alternativas a seguir, qual representa as estruturas que constituem o sistema nervoso periférico?
a) Cerebelo e encéfalo.
b) Encéfalo e medula espinhal.
c) Cérebro e nervos.
d) Nervos e gânglios.
e) Encéfalo e nervos.
Alternativa “d”. O sistema nervoso periférico é constituído por nervos e gânglios. Os nervos são formados por fibras nervosas, e os gânglios são formados por corpos celulares.
Sabemos que os nervos são estruturas formadas por fibras nervosas, que estão envolvidas por tecido conjuntivo. Essas estruturas são responsáveis por conduzir impulsos nervosos. As fibras que levam esse impulso até o sistema nervoso central são chamadas de:
a) Motoras.
b) Efetoras.
c) Sensitivas.
d) Captadoras.
e) Receptoras.
Alternativa “c”. As fibras sensitivas conduzem o impulso nervoso dos órgãos sensitivos até o sistema nervoso central.
Analise as alternativas a seguir e marque aquela que melhor define os gânglios do sistema nervoso periférico.
a) Conjunto de fibras nervosas que estão envolvidas por tecido conjuntivo.
b) Conjunto de axônios envolvidos por tecido epitelial.
c) Conjunto de corpos celulares localizados fora do sistema nervoso central.
d) Regiões dilatadas formadas por acúmulos de nervos.
e) Regiões dilatadas formadas por núcleos de neurônios.
Alternativa “c”. Os gânglios são estruturas dilatadas que estão localizadas fora do sistema nervoso central e que são formadas por corpos celulares.Alternativa “c”. Os gânglios são estruturas dilatadas que estão localizadas fora do sistema nervoso central e que são formadas por corpos celulares.
Os nervos que compõem o sistema nervoso periférico podem ser classificados em espinhais ou cranianos. Dos nervos a seguir, qual é o único que não é considerado um nervo craniano?
a) Nervo lombar.
b) Nervo olfatório.
c) Nervo glossofaringeo.
d) Nervo vago.
e) Nervo hipoglosso.
Alternativa “a”. Os nervos cranianos inervam estruturas da cabeça e pescoço, e os nervos espinhais estão relacionados com a inervação de tronco, membros e algumas partes da cabeça. Existem 12 pares de nervos cranianos e 31 pares de nervos espinhais.