Exercícios sobre superbactérias
Algumas bactérias são chamadas pelos profissionais da saúde de superbactérias. Essa denominação é dada àquelas bactérias que:
a) provocam diversas doenças no homem.
b) provocam infecções hospitalares.
c) apresentam elevada resistência aos antibióticos.
d) desencadeiam doenças graves e incuráveis.
e) estão classificadas no gênero Staphylococcus.
Alternativa “c”. As superbactérias apresentam resistência a vários tipos de antibióticos, o que dificulta muito o tratamento.
Algumas bactérias apresentam alta capacidade de resistência ao uso de antibióticos, sendo praticamente indestrutíveis quando usados tratamentos tradicionais. Dentre as bactérias que mais apresentam casos de resistência, destaca-se:
a) Klebsiella pneumoniae.
b) Mycobacterium tuberculosis.
c) Staphylococcus aureus.
d) Streptococcus agalactiae.
e) Mycobacterium leprae.
Alternativa “c”. A bactéria Staphylococcus aureus é a espécie que mais apresenta casos de resistência a antibióticos e está relacionada com inúmeros casos de infecções hospitalares, principalmente em UTI.
As superbactérias preocupam as autoridades de saúde de todo o mundo. Essas bactérias, capazes de resistir à ação de vários antibióticos, são um grande risco à população, representando um grave perigo, principalmente, para pacientes de UTI.
A respeito da resistência bacteriana a antibióticos, marque a alternativa que indica corretamente o processo evolutivo que explica esse fenômeno:
a) Teoria endossimbiótica.
b) Seleção natural.
c) Lei dos caracteres adquiridos.
d) Lei do uso e desuso.
e) Ancestralidade comum.
Alternativa “b”. A seleção natural atua selecionando as bactérias resistentes aos antibióticos e eliminando aquelas que não apresentam resistência. As bactérias resistentes reproduzem-se e passam suas características às filhas, formando conjuntos de bactérias resistentes.
As superbactérias provocam graves infecções que podem desencadear a morte de um paciente. Em face da gravidade dessas contaminações, é fundamental prevenir-se.
Entre as alternativas a seguir, marque aquela que não representa uma forma de evitar os grandes surtos de superbactérias.
a) Controlar a compra e uso de antibiótico.
b) Vender medicamentos apenas com prescrição médica.
c) Isolar os pacientes infectados por superbactérias.
d) Adotar rigorosas medidas de higiene.
e) Utilizar antibióticos apenas até o fim dos sintomas.
Alternativa “e”. Os antibióticos devem ser utilizados durante todo o prazo estabelecido pelo médico, mesmo que isso ultrapasse o período de sintomas.
(PUC- SP) O termo 'superbactérias' é atribuído às bactérias que desenvolvem resistência a, praticamente, todos os antibióticos. Vários fatores estão envolvidos na disseminação desses micro-organismos multirresistentes, incluindo o uso abusivo de antibióticos, procedimentos invasivos (cirurgias, implantação de próteses médicas e outros) e a capacidade das bactérias de transmitir seu material genético.
A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos de biologia, é correto afirmar que
a) os antibióticos provocam alterações diretas no RNA, que é o material genético das bactérias.
b) os antibióticos provocam alterações diretas no DNA, que é o material genético das bactérias.
c) os antibióticos provocam alterações diretas nas proteínas bacterianas, uma vez que esses polipeptídeos constituem o material genético desses procariontes.
d) bactérias portadoras de mutações provocadas por antibióticos perdem a capacidade de transmitir genes a seus descendentes.
e) Na população em geral, e principalmente no ambiente hospitalar, há uma seleção de genes bacterianos que determinam resistência a antibióticos.
Alternativa “e”. O surgimento de superbactérias ocorre em razão do uso inadequado de antibióticos, que acaba selecionando as bactérias que apresentam resistência pelo processo de seleção natural.