Exercícios sobre o Tato
Diferentemente dos outros sentidos, o tato apresenta receptores espalhados por todo o corpo, e não apenas em algumas regiões específicas. Esse sentido permite aos vertebrados e invertebrados reconhecerem estímulos de:
- Cor, dor, calor e outros.
- Cor, sabor, calor e outros.
- Dor, calor, pressão e outros.
- Dor, calor, luz e outros.
- Luz, pressão e calor.
Alternativa “c”. O tato está relacionado às sensações táteis, que tornam possível respondermos aos estímulos causados pelo contato da nossa pele com um objeto ou outro organismo. Cor, luz e sabor são estímulos que são interpretados pelos sentidos da visão e paladar.
Imagine que um ser vivo nasceu sem nenhuma terminação nervosa livre. Que tipo de sensação esse indivíduo não irá sentir?
- Pressão.
- Frio.
- Calor.
- Dor.
Alternativa “d”. As terminações nervosas livres são os receptores encontrados na pele responsáveis pela percepção da dor.
Imagine que você está fazendo um leve carinho em sua mãe. Aquela sensação causada pelo toque leve é percebida na ponta dos dedos através:
- dos corpúsculos de Meissner.
- dos corpúsculos de Pacini.
- dos corpúsculos de Krause.
- dos corpúsculos de Ruffini.
Alternativa “a”. Os corpúsculos de Meissner são encontrados em regiões mais superficiais da pele e captam o contato mais discreto, toques leves.
Ao colocar a mão em uma panela, por exemplo, logo percebemos se ela está quente ou fria. A percepção de calor pelo tato é possível graças ao:
- corpúsculos de Meissner.
- corpúsculos de Pacini.
- corpúsculos de Krause.
- corpúsculos de Ruffini.
Alternativa “d”. Atribui-se tradicionalmente a percepção de calor aos corpúsculos de Ruffini.
A pele representa um importante órgão sensorial, pois nela encontramos diversas células sensoriais que são capazes de receber informações a respeito da dor, temperatura e pressão. Marque a alternativa que indica corretamente os receptores de frio e pressão, respectivamente:
- Krause e Pacini.
- Pacini e Ruffini.
- Meissner e terminações livres.
- Meissner e Ruffini.
Alternativa “a”. O corpúsculo de Krause é tradicionalmente descrito como um receptor de frio, enquanto os corpúsculos de Pacini estão relacionados aos estímulos de pressão.