Exercícios sobre teoria da evolução
Quando falamos em evolução, referimo-nos às mudanças que os organismos sofrem através do tempo. Diversos pesquisadores tiveram ideias evolucionistas; outros, no entanto, acreditavam que organismos eram imutáveis. Todos os nomes abaixo se referem a evolucionistas, exceto:
a) Lamarck.
b) Darwin.
c) Wallace.
d) Aristóteles.
Alternativa “d”. Aristóteles acreditava no fixismo, ou seja, as espécies permanecem inalteradas ao longo do tempo.
A seleção natural configura-se como o principal conceito dentro da teoria da evolução proposta por Darwin. Observe as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente a ideia de seleção natural.
a) Os organismos mais fortes sobrevivem e transmitem essa característica para os seus descendentes.
b) Os organismos mais fortes conseguem reproduzir-se e impedir a reprodução dos mais fracos.
c) Os organismos mais aptos são selecionados pelo meio e todos os organismos mais fracos são extintos.
d) Os organismos mais aptos a sobreviver no ambiente apresentam maior chance de reprodução e transmissão da característica vantajosa para os seus descendentes.
e) Apenas os organismos mais fortes reproduzem-se e produzem descendentes férteis.
Alternativa “d”. Segundo o conceito de seleção natural, não é o mais forte que sobrevive, mas, sim, o mais apto, ou seja, aquele que apresenta características que lhe conferem vantagem no ambiente. O organismo mais apto sobrevive e, consequentemente, possui mais chance de reproduzir-se e produzir descendentes com as mesmas características.
De acordo com a teoria proposta por Darwin, humanos e outros organismos vivos, como a baleia, apresentam certo grau de parentesco. Isso ocorre porque todos os organismos:
a) passaram por processos de seleção natural.
b) possuem um ancestral comum.
c) possuem a capacidade de hereditariedade.
d) passaram por processo de convergência adaptativa.
e) passaram por mutações direcionais.
Alternativa “b”. A ideia evolucionista proposta por Darwin baseia-se em dois pontos básicos: ancestralidade comum e seleção natural. A ideia de ancestralidade comum refere-se ao fato de que os organismos possuem ancestrais comuns que sofreram modificações ao longo do tempo e divergiram-se, dando origem a novas espécies.
(Mack-2002) Considere as seguintes ocorrências nos seres vivos.
I. Reprodução assexuada
II. Autofecundação
III. Predatismo
IV. Competição
V. Mutação
São favoráveis para a ocorrência de evolução, apenas:
a) I e II.
b) III e IV.
c) IV e V.
d) I, II e V.
e) III, IV e V.
Alternativa “e”. A reprodução assexuada e a autofecundação são processos que não garantem grande variabilidade genética, sendo assim, não são favoráveis para a ocorrência de evolução.
(UECE-2001) A teoria da origem das espécies de Charles Darwin analisou:
a) a seleção natural
b) as mutações
c) o uso e desuso dos órgãos
d) a hereditariedade dos caracteres adquiridos
Alternativa “a”. A lei do uso e desuso dos órgãos e a hereditariedade dos caracteres adquiridos são pontos importantes da teoria proposta por Lamarck. Já as mutações foram conhecidas mais recentemente e incorporadas, posteriormente, à teoria de Darwin, o que deu origem ao neodarwinismo.