Exercícios sobre a Terra primitiva
De acordo com Oparin, qual das substâncias abaixo não faziam parte da composição da atmosfera primitiva?
a) Amônia.
b) Vapor de água.
c) Hidrogênio.
d) Oxigênio.
e) Metano.
Alternativa “d”. Segundo a teoria de Oparin, a atmosfera da Terra primitiva não possuía oxigênio e nitrogênio, apresentando apenas metano, amônia, hidrogênio e vapores de água.
Acredita-se que a Terra primitiva apresentava temperatura bastante elevada e era constantemente bombardeada por raios ultravioletas. Os raios ultravioletas atingiam o planeta com alta frequência devido a ausência de
a) gás carbônico.
b) camada de ozônio.
c) metano.
d) vapor de água.
e) organismos quimiossintetizantes.
Alternativa “b”. A camada de ozônio é uma camada protetora que absorve grande parte da radiação ultravioleta. Em razão da baixa concentração de oxigênio, essa camada não existia na Terra primitiva.
(Cesgranrio) Entre as modificações que ocorreram nas condições ambientais de nosso planeta, algumas foram causadas pela própria atividade dos seres. Os organismos iniciais, ao realizarem a fermentação, determinaram uma grande alteração na atmosfera da Terra primitiva, porque nela introduziram o:
a) gás oxigênio.
b) gás carbônico.
c) gás metano.
d) gás nitrogênio.
e) vapor d'água.
Alternativa “b”. Organismos que realizam fermentação eliminam gás carbônico no final do processo.
(FEI-SP) Admitindo-se que na atmosfera primitiva predominavam os gases H2, NH3 e CH4, supõe-se que os heterótrofos primitivos obtivessem energia para os processos vitais por:
a) fotossíntese.
b) respiração aeróbica.
c) biogênese.
d) absorção de energia luminosa.
e) fermentação.
Alternativa “e”. A fermentação, processo anaeróbio, era o processo ideal em razão da ausência de oxigênio na Terra primitiva.