Exercícios sobre unhas
As unhas são constituídas principalmente por queratina e são formadas por quatro epitélios básicos. Analise as alternativas e marque a região onde é encontrado o epitélio germinativo.
a) Matriz ungueal.
b) Prato ungueal.
c) Leito ungueal.
d) Hiponíquio.
e) Prega ungueal proximal.
Alternativa “a”. A matriz ungueal é a região onde se encontra o epitélio germinativo, ou seja, a região onde há a proliferação celular e, consequentemente, a formação da unha.
As unhas, como qualquer parte do corpo, não são isentas de doenças. Assinale a alternativa que indica o tipo de organismo que se alimenta de queratina e causa a onicomicose, uma infecção relativamente comum nas unhas:
a) Vírus.
b) Bactérias.
c) Ácaros.
d) Fungos.
e) Vermes.
Alternativa “d”. Quando algumas espécies de fungos desenvolvem-se nas unhas, causam a onicomicose, uma infecção que acomete principalmente as unhas dos pés. As onicomicoses podem causar o espessamento das unhas, surgimento de manchas brancas, deixar as unhas quebradiças e provocar o descolamento.
Ao estudar a unha, vemos que ela é formada por várias partes. Uma dessas partes é mais branca e opaca que o restante da unha e forma um semicírculo característico. Entre as alternativas a seguir, qual representa o nome dessa porção da unha?
a) Prega ungueal proximal.
b) Lúnula.
c) Prato ungueal.
d) Prega ungueal lateral.
e) Hiponíquio.
Alternativa “b”. A lúnula é uma região esbranquiçada em formato de “meia-lua” que corresponde à porção distal da matriz ungueal.
Marque a alternativa que apresenta uma informação incorreta sobre as unhas:
a) A unha é um derivado ectodérmico formado durante a vida embrionária.
b) As unhas das mãos crescem mais rapidamente que as dos pés.
c) A parte que cortamos da unha é denominada de margem livre.
d) O prato ungueal é uma estrutura de coloração rosada por causa da presença de pigmentos.
e) O prato ungueal é formado por queratina e localiza-se acima do leito ungueal.
Alternativa “d”. O prato ungueal é uma estrutura translúcida que apresenta aparência rosada em virtude da presença de capilares localizados logo abaixo dessa estrutura, mais precisamente no leito ungueal.