Exercícios sobre Fílon de Alexandria
Leia as afirmações a seguir a respeito de Fílon de Alexandria:
I) Ele era também conhecido como “Fílon, o judeu”;
II) Ele deixou uma extensa autobiografia, motivo pelo qual podemos saber vários fatos sobre a sua vida;
III) Tudo o que se sabe sobre sua vida é aquilo que foi trazido pela obra do historiador Josefo;
IV) Sua maior contribuição foi ter realizado a primeira aproximação entre o cristianismo e a filosofia árabe;
V) A obra de Fílon, cerca de quarenta tratados, trouxe uma grande contribuição para o pensamento dos cristãos posteriores.
Com base nas afirmações acima, estão corretas:
a) Apenas I e IV;
b) Apenas II e IV;
c) Apenas IV;
d) Apenas I, III e V;
e) Apenas I, II, III e V
Alternativa D. Fílon era conhecido como “O judeu” e o que sabemos da sua biografia é aquilo que consta na obra do historiador Josefo. Sua obra, muito extensa, cerca de quarenta tratados, serviu para a construção do pensamento de muitos filósofos cristãos.
Quais são os dois principais fatores que nos ajudam a compreender a discussão sobre fé e razão que surge a partir do século I?
a) Universalidade do cristianismo e o Cosmopolitismo de Alexandria;
b) A criação das universidades e a perseguição aos cristãos;
c) Realização do Concílio de Nicea e as invasões árabes;
Alternativa A.
A difusão do cristianismo a partir do século I foi o pano de fundo para a discussão entre fé e razão, que mobilizou muitos filósofos a partir de então. Temos que considerar dois fatores para entender esse processo:
- Universalidade do cristianismo. A religião cristã, diferentemente de outras expressões religiosas, tinha o propósito de tornar-se universal. Enquanto as religiões costumavam referir-se a um povo e a uma cultura, o cristianismo queria converter todos os povos. Esse propósito tem sua expressão nas pregações de Paulo, como podemos notar em Gálatas 3: 28.
- Cosmopolitismo de Alexandria. Foi em Alexandria, no século I a.C., que encontramos a aproximação entre o judaísmo e a cultura grega que deu origem a uma filosofia cristã. Romanos, egípcios, judeus e gregos conviviam com tolerância religiosa.
Leia o que diz o historiador Werner Jaeger sobre Fílon de Alexandria:
“Para nós, Fílon de Alexandria é, evidentemente, o protótipo do filósofo judeu que absorveu toda a tradição grega e se serve do seu rico vocabulário conceptual e dos seus meios literários para provar o seu ponto de vista, não aos gregos, mas aos seus próprios compatriotas judeus. Isso é importante, visto que demonstra que toda a compreensão, mesmo entre gente não-grega, precisava do meio intelectual do pensamento grego e das suas categorias.”(JAEGER, 1991, p. 47-48).
Segundo esse fragmento, podemos afirmar que:
a) Fílon de Alexandria escrevia para converter os gregos ao cristianismo e para explicar os motivos pelos quais a filosofia grega deveria ser rejeitada;
b) Fílon de Alexandria conhecia com profundidade a tradição grega e a judaica;
c) Fílon de Alexandria não compreendia o vocabulário conceitual grego, por isso adaptava os termos gregos a uma linguagem que seus compatriotas pudessem compreender;
d) Fílon de Alexandria escrevia para os próprios compatriotas judeus para mostrar a eles que o pensamento grego era importante.
Estão corretas as alternativas B e D.
Leia o seguinte fragmento da obra de Fílon de Alexandria:
“Como as ciências sobre as quais se baseia a cultura geral contribuem para o aprendizado da filosofia, assim também a filosofia contribui para a aquisição da sapiência. De fato, a filosofia é o esforço para alcançar a sapiência, e a sapiência é a ciência das coisas divinas e humanas e das causas destas. Portanto, como a cultura geral é serva da filosofia, assim também a filosofia é serva da sapiência”.
Com base na leitura do fragmento acima, marque a alternativa incorreta:
a) Para Fílon de Alexandria, a Filosofia era superior à Teologia. Por isso, todas as pessoas religiosas deveriam estudar o pensamento grego;
b) A Filosofia é o esforço para alcançar a sapiência e isso quer dizer que o pensamento filosófico não pode ser desconsiderado;
c) A sapiência é superior à Filosofia e, por isso, os profetas são superiores aos filósofos;
d) A Filosofia é inferior à Teologia, mas a filosofia é indispensável para que não se interpretasse as escrituras de forma literal.
A alternativa A está incorreta. Para Fílon, a Teologia era superior à Filosofia e isso nos permite entender o motivo pelo qual as demais alternativas estão corretas.
Em sua concepção de humano, Fílon de Alexandria conciliou o pensamento platônico ao pensamento religioso e estabeleceu que a vida humana teria três possibilidades. Quais são elas?
a) Uma dimensão física, uma dimensão astral e uma dimensão empírica;
b) Uma dimensão física, uma dimensão emocional e uma dimensão existencial;
c) Uma dimensão física, uma dimensão racional e uma dimensão espiritual;
d) Uma dimensão racional, uma dimensão emocional e uma dimensão empírica;
e) Uma dimensão racional, uma dimensão ética e uma dimensão estética.
A alternativa C é a correta. Para Fílon, a vida humana tinha uma dimensão física/animal, referente ao corpo; uma dimensão racional, referente à capacidade de pensar da alma-intelecto; e uma dimensão espiritual, referente à possibilidade de a alma humana viver segundo o Espírito.