Exercícios sobre Kierkegaard
Leia as afirmações abaixo: a respeito da obra do filósofo Søren Aabye Kierkegaard.
I) O dinamarquês Søren Aabye Kierkegaard é considerado o pai do racionalismo. Sua frase mais conhecida é “Penso, logo existo”.
II) O pensamento de Søren Aabye Kierkegaard é marcado pelo objetivismo. Para ele, a filosofia deveria ser demonstrada por argumentos lógicos.
III) A filosofia de Søren Aabye Kierkegaard é sistemática e pretende incluir em um sistema integrado todas as grandes questões da filosofia.
IV) A problemática central de Søren Aabye Kierkegaard consiste na irracionalidade de nossa experiência do real; tinha uma preocupação filosófica com o “tornar-se cristão”.
V) A filosofia de Søren Aabye Kierkegaard apresenta um vocabulário técnico que possui um sentido próprio no interior de sua obra. Para compreender o que um conceito significa é preciso entender toda a sua obra.
Com base nas afirmações acima, estão corretas:
a) Apenas I e IV;
b) Apenas II e IV;
c) Apenas IV;
d) Apenas II, III e V;
e) Apenas I, II, III e V
Alternativa C. Kierkegaard não elaborou uma filosofia sistemática. Seu pensamento era marcado pelo subjetivismo. Um conceito que ele trabalha em uma obra, por exemplo, o conceito de angústia, terá em cada obra um sentido próprio. Isso se deve, também, ao fato de que Kierkegaard escrevia fazendo uso do recurso da pseudomínia.
Qual a importância da biografia de Søren Aabye Kierkegaard para compreendermos sua obra?
a) Nenhuma. A obra de Kierkegaard não tem nenhuma relação com sua existência concreta e, por isso, pode ser chamada de existencialista;
b) Parcialmente relevante. Embora Kierkegaard tenha sido levado a reflexões filosóficas por fatos de sua vida, ele não os menciona. Ou seja, sua biografia foi o ponto de partida da sua obra filosófica, mas os desdobramentos não são a ela tributários;
c) Muito relevante. Seu pensamento é marcado pela ênfase na experiência pessoal e sua biografia é o veículo para suas reflexões filosóficas. Por isso, falar da filosofia de Kierkegaard é falar dele mesmo.
Alternativa C.
Dentre as características listadas abaixo, escolha as que se referem ao estilo filosófico de Søren Aabye Kierkegaard.
a) Uma marca poética acentuada;
b) Uso da pseudonímia;
c) Uso de vocabulário técnico;
d) Recurso à ironia como dispositivo de escrita.
Estão corretas as alternativas a), b) e d).
A religiosidade tinha uma grande relevância para o filósofo Søren Aabye Kierkegaard, e isso está relacionado ao seguinte fato da sua vida:
a) O filósofo, ateu na juventude, teve uma enfermidade física. Depois de uma cura milagrosa, converteu-se ao cristianismo.
b) O filósofo recebeu, na infância, uma educação religiosa rigorosa por parte de seu pai, Michael Pedersen. O pai de Kierkegaard nasceu e viveu seus primeiros anos de vida na Jutlândia e a expressão religiosa jutlandesa era marcada por um pietismo triste e ancorada na culpa e no medo da punição.
c) O filósofo, após a morte do pai, Michael Pedersen, ficou muito pobre e precisou trabalhar como pastor para terminar seus estudos de filosofia e teologia, como também para garantir sua subsistência. Mesmo assim, não se converteu ao cristianismo e, por isso, dissemos que seu existencialismo é ateu.
d) O filósofo, abandonado pela noiva Régine Olsen, encontrou na religião uma forma de se recuperar da decepção amorosa. Depois de se converter, tornou-se pastor, casou-se com uma mulher que trabalhava como doméstica em sua casa e foi pai de sete filhos.
A alternativa B é a alternativa correta.
O filósofo dinamarquês Søren Aabye Kierkegaard identificou três estádios distintos ou modos de existência. São eles:
a) Estádio empírico, estádio racionalista, estádio existencialista;
b) Estádio científico, estádio religioso, estádio jurídico;
c) Estádio estético, estádio ético, estádio religioso.
d) Estádio ético, estádio jurídico, estádio existencialista;
e) Estádio estético, estádio técnico, estádio filosófico;
A alternativa C é a correta.