Exercícios sobre câmara escura de orifício
(Unicesumar-SP) Uma pessoa de altura h coloca-se diante de uma câmara escura de orifício com o intuito de produzir, na face oposta ao orifício da câmara, uma imagem que corresponda a três quartos (¾) de sua altura. Sabendo que a câmara escura tem profundidade d, qual será a distância entre a pessoa e sua imagem?
a) (7.d) ÷ 3
b) (4.d) ÷ 3
c) (4.d.h) ÷ 3
d) (3.d.h) ÷ 4
e) (4.d) ÷ (3.h)
Letra A
Considere a semelhança de triângulos e que x é a distância entre a pessoa e a câmara escura:
A distância (D) entre a pessoa e sua imagem é a soma de x com o tamanho da câmara.
(IF-GO) O olho humano comporta-se de forma semelhante a uma câmara escura de orifício. Sabemos que os raios de luz que partem do objeto e atravessam o orifício determinam a imagem no fundo do olho. A figura a seguir representa um esquema simplificado do comportamento de formação de imagens no fundo de um olho saudável. Vemos que a imagem formada no fundo do olho se apresenta invertida, de cabeça para baixo.
Sabe-se que o olho humano apresenta aproximadamente 20 mm de profundidade (x' = 20 mm) e o objeto tem 8 m de altura colocado em uma posição a 32 m de distância do orifício do olho (x = 32 m). Nessa situação, a altura da imagem formada no fundo do olho será de:
a) 5 mm.
b) 7,5 mm.
c) 8 mm.
d) 10,8 mm.
e) 12,8 mm.
Letra A
Considere a semelhança de triângulos e que H é a altura do objeto e h é a altura da imagem:
Um estudante de Física observa a imagem de uma árvore formada em uma câmara escura. Com o objetivo de definir a altura da árvore, o estudante posiciona a câmara, de 20 cm de comprimento, a uma distância de 30 m da árvore. Se o tamanho da imagem obtida pelo instrumento foi de 10 cm, qual era a altura da árvore?
a) 10 m
b) 15 m
c) 20 m
d) 22 m
e) 25 m
Letra B
A razão entre a altura da árvore (H) e a altura da imagem (h) deve ser igual à razão entre a distância da câmara à árvore (D) e o tamanho da câmara (d).
Um objeto de altura H está a uma distância D de uma câmara escura de orifício, que registra uma imagem de altura igual a 5 cm. Ao aproximar o objeto 15 m da câmara, a imagem formada foi de 8 cm. Determine o valor de D.
a) 30 m
b) 25 m
c) 50 m
d) 15 m
e) 40 m
Letra E
A razão entre as alturas do objeto (H) e da imagem (h) deve ser igual à razão entre a distância da câmara ao objeto (D) e o tamanho da câmara (d). Aplicando essa igualdade para o caso de o objeto estar a 40 m da câmara, teremos:
Aplicando a mesma igualdade para o caso de uma aproximação de 15 m do objeto, teremos:
A partir das igualdades acima, podemos escrever: