Exercícios sobre diferenças entre imagens reais e virtuais
Por meio de uma lente esférica delgada, um garoto projeta a imagem de um objeto distante sobre uma folha de papel. Sobre essa imagem, são feitas as seguintes afirmações:
I – A imagem produzida é real.
II – A imagem produzida é virtual.
III – A lente usada pelo garoto é côncava.
IV – A lente usada pelo garoto é convexa.
Estão corretas:
a) I e III.
b) II e III.
c) I e II.
d) I e IV.
Letra D. Uma vez que a imagem está sendo projetada, essa imagem deve ser real. Como sabemos, somente os sistemas ópticos que convergem a luz são capazes de conjugar imagens reais, que podem ser projetadas, uma vez que é só nesse tipo de sistema óptico que os raios de luz cruzam-se.
Uma pessoa corre em direção a um grande espelho esférico côncavo e percebe que sua imagem refletida no espelho muda de acordo com a sua aproximação. Assim que o garoto passar pela região focal desse espelho, ele observará:
a) sua imagem desaparecer.
b) sua imagem, que era invertida, tornando-se direta.
c) sua imagem, que era direta, tornando-se invertida.
d) sua imagem diminuindo de tamanho.
Letra B. Quando o garoto encontra-se além da região focal do espelho côncavo, observa sua imagem invertida. Quando esse garoto estiver exatamente sobre a região focal desse espelho, sua imagem desaparecerá e, então, o garoto passará a enxergar uma imagem direta e virtual.
Uma cientista analisa as estruturas morfológicas de uma espécime vegetal por meio de um microscópio óptico. Esse microscópio permite que ela observe detalhes ampliados e a imagem que ela observa é direta. Sobre essa imagem, pode-se afirmar que:
a) trata-se de uma imagem virtual.
b) trata-se de uma imagem real.
c) trata-se de uma imagem imprópria, conjugada no infinito.
d) trata-se de uma imagem distorcida.
Letra A. Uma vez que a imagem observada é ampliada e direta, ela só pode ser virtual, uma vez que toda imagem direta é virtual.
Ao entrar dentro do ônibus, um estudante percebe a presença de um grande espelho, que permite que todo o interior do ônibus seja observado pelo motorista. Em relação a esse espelho e à imagem formada por esse espelho, pode-se dizer que:
a) o espelho é convexo e a imagem é real e direta.
b) o espelho é côncavo e a imagem é virtual e invertida.
c) o espelho é convexo e a imagem é virtual e direta.
d) o espelho é parabólico e a imagem é virtual e direta.
Letra C. A imagem que o estudante observa é direta e é também reduzida. Dessa maneira, o espelho não pode ser côncavo, uma vez que as imagens virtuais produzidas pelos espelho côncavos são sempre ampliadas e só são possíveis para objetos próximos.