Exercícios sobre diferenças entre imagens reais e virtuais

Exercícios de Física

Esta lista de exercício trata das diferenças entre as imagens reais e virtuais. Por meio dela, você testará os seus conhecimentos em óptica geométrica. Publicado por: Rafael Helerbrock
questão 1

Por meio de uma lente esférica delgada, um garoto projeta a imagem de um objeto distante sobre uma folha de papel. Sobre essa imagem, são feitas as seguintes afirmações:

I – A imagem produzida é real.

II – A imagem produzida é virtual.

III – A lente usada pelo garoto é côncava.

IV – A lente usada pelo garoto é convexa.

Estão corretas:

a) I e III.

b) II e III.

c) I e II.

d) I e IV.

questão 2

Uma pessoa corre em direção a um grande espelho esférico côncavo e percebe que sua imagem refletida no espelho muda de acordo com a sua aproximação. Assim que o garoto passar pela região focal desse espelho, ele observará:

a) sua imagem desaparecer.

b) sua imagem, que era invertida, tornando-se direta.

c) sua imagem, que era direta, tornando-se invertida.

d) sua imagem diminuindo de tamanho.

questão 3

Uma cientista analisa as estruturas morfológicas de uma espécime vegetal por meio de um microscópio óptico. Esse microscópio permite que ela observe detalhes ampliados e a imagem que ela observa é direta. Sobre essa imagem, pode-se afirmar que:

a) trata-se de uma imagem virtual.

b) trata-se de uma imagem real.

c) trata-se de uma imagem imprópria, conjugada no infinito.

d) trata-se de uma imagem distorcida.

questão 4

Ao entrar dentro do ônibus, um estudante percebe a presença de um grande espelho, que permite que todo o interior do ônibus seja observado pelo motorista. Em relação a esse espelho e à imagem formada por esse espelho, pode-se dizer que:

a) o espelho é convexo e a imagem é real e direta.

b) o espelho é côncavo e a imagem é virtual e invertida.

c) o espelho é convexo e a imagem é virtual e direta.

d) o espelho é parabólico e a imagem é virtual e direta.

respostas
Questão 1

Letra D. Uma vez que a imagem está sendo projetada, essa imagem deve ser real. Como sabemos, somente os sistemas ópticos que convergem a luz são capazes de conjugar imagens reais, que podem ser projetadas, uma vez que é só nesse tipo de sistema óptico que os raios de luz cruzam-se.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B. Quando o garoto encontra-se além da região focal do espelho côncavo, observa sua imagem invertida. Quando esse garoto estiver exatamente sobre a região focal desse espelho, sua imagem desaparecerá e, então, o garoto passará a enxergar uma imagem direta e virtual.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A. Uma vez que a imagem observada é ampliada e direta, ela só pode ser virtual, uma vez que toda imagem direta é virtual.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C. A imagem que o estudante observa é direta e é também reduzida. Dessa maneira, o espelho não pode ser côncavo, uma vez que as imagens virtuais produzidas pelos espelho côncavos são sempre ampliadas e só são possíveis para objetos próximos.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas