Topo
pesquisar

Exercícios sobre eco

Exercícios de Física

Esta lista de exercícios testará seus conhecimentos sobre um dos fenômenos mais comuns relacionados à reflexão das ondas sonoras: o eco. Publicado por: Rafael Helerbrock
questão 1

O tempo da persistência auditiva humana é de aproximadamente 0,1 segundo. Nesse intervalo de tempo, quando dois sons incidem sobre o ouvido humano, atrasados em tempos menores que 0,1 segundo, é impossível distingui-los. Considere que uma fonte de ondas sonoras emita um som e que um observador posicionado junto a essa fonte ouça o eco 2,0 s após a sua emissão. Admitindo que a velocidade do som nesse local seja constante e igual a 340 m/s, qual é a distância do obstáculo responsável pela reflexão do som?

a) 780,0 m

b) 390,0 m

c) 34,0 m

d) 17,0 m

e) 340,0 m

questão 2

O eco é um fenômeno acústico produzido pela:

a) absorção das ondas sonoras.

b) refração das ondas sonoras.

c) polarização das ondas sonoras.

d) transmissão das ondas sonoras.

e) reflexão das ondas sonoras.

 

questão 3

O tempo de persistência auditiva humana é de aproximadamente 0,1 s. Isso significa que, considerando constante a velocidade do som no ar e igual a 340 m/s, a mínima distância necessária entre a fonte sonora e um obstáculo para o ser humano ouvir o eco de sua voz é de:

a) 34,0 m

b) 340,0 m

c) 170,0 m

d) 17,0 m

e) 100,0 m

questão 4

Assinale a afirmação verdadeira em relação ao eco:

a) A velocidade do som no meio não afeta a distância mínima necessária entre uma fonte sonora e um obstáculo para a formação do eco.

b) No eco, os comprimentos de onda das ondas incidentes e refletidas são diferentes.

c) O eco surge em decorrência da absorção das ondas sonoras por algum obstáculo.

d) Toda onda sonora pode sofrer reflexão, no entanto, só ouviremos o seu eco caso o tempo decorrido entre sua emissão e reflexão seja maior que 0,1 s.

e) Se uma onda sonora for produzida e retornar ao nosso ouvido com um tempo menor que 0,1 s, é possível escutar o seu eco.

respostas
Questão 1

Letra B

De acordo com o enunciado do exercício, podemos considerar a velocidade do som com módulo constante, portanto, a equação a ser utilizada aqui é a do movimento uniforme para o cálculo da velocidade média:

O exercício informa que a velocidade do som é de vsom = 340 m/s e que o tempo decorrido desde a emissão do som até que o observador ouça o eco é de 2,0 s. Por meio desses dados, podemos encontrar a distância percorrida por essa onda sonora:

De acordo com o cálculo, o som percorre 780 m até que o seu eco seja ouvido pelo observador, portanto, a distância do observador até o obstáculo deve ser a metade, ou seja, 390 m.

Voltar a questão
Questão 2

Letra E

Quando uma onda sonora é produzida e leva um tempo maior que 0,1 s para retornar ao seu ponto de origem, os seres humanos são capazes de distinguir o som emitido originalmente e o som refletido, chamado de eco. O fenômeno físico responsável pela produção do eco é a reflexão das ondas sonoras.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

Considerando a velocidade do som igual a 340 m/s e constante, podemos utilizar a equação do movimento uniforme para encontrar a distância percorrida pelo som:

De acordo com os cálculos, a distância percorrida pelo som para que possamos ouvir o seu eco é de 34,0 m. Entretanto, se considerarmos que esse som deve percorrer um caminho de ida e de volta, a distância mínima entre o observador e o obstáculo deve ser a metade disso, totalizando 17,0 m.

Voltar a questão
Questão 4

 Letra D

Vamos analisar as alternativas:

a) Falso – A velocidade do som afeta a distância mínima para a formação do eco, uma vez que o tempo da persistência auditiva humana é fixo, portanto, quanto maior for a velocidade do som, maior será a distância necessária para a formação do eco.

b) Falso – não há mudança no comprimento de onda entre as ondas sonoras incidentes e refletidas. Se isso ocorresse, o som mudaria a sua velocidade de propagação ou ainda a sua frequência, o que não acontece.

c) Falso – Se as ondas sonoras forem absorvidas em vez de refletidas, não restará qualquer som para que se forme o eco.

d) Verdadeiro – O eco pode ser produzido por qualquer reflexão sofrida pelo som, porém, esse som só será distinguível do som originalmente produzido se o intervalo de tempo de chegada desses dois sons for superior a 0,1 s.

e) Falso – Para intervalos de tempo menores que 0,1 s, não é possível para os seres humanos distinguir dois sons. 

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
Eco
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola