Topo
pesquisar

Exercícios sobre intensidade, timbre e altura

Exercícios de Física

Esta lista de exercícios trata sobre intensidade, timbre e altura, que são as qualidades fisiológicas das ondas sonoras. Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
questão 1

(UniRV - GO) O som é entendido por seu comportamento ondulatório. Dessa forma, propriedades como frequência, intensidade, amplitude, etc., são fundamentais para o entendimento de tal ente físico. A exposição a sons com intensidade elevada pode provocar prejuízo à saúde, por esse motivo, órgãos fiscalizadores estabeleceram níveis sonoros que devem variar de acordo com o tipo de área urbana e o período. A seguir, uma tabela estabelecida de acordo com as normas da ABNT (nº 10.151).

Imagine que a fiscalização de um município foi convocada a comparecer em uma área residencial urbana, no período noturno, pois os vizinhos de um salão de festa queixavam-se do barulho provocado pela música. Chegando ao local, os fiscais perceberam que a intensidade sonora correspondia a 10–6 W/m2. Considerando que a intensidade de referência equivale a 10–12 W/m2, assinale a alternativa correta.

a) O salão de festa não será notificado, pois o nível sonoro aferido no local corresponde ao nível permitido a uma zona de hospitais.

b) O salão de festa não será notificado, pois o nível sonoro aferido no local corresponde ao nível permitido à zona residencial urbana.

c) O salão de festa será notificado, pois o nível sonoro aferido no local corresponde ao nível permitido ao centro da cidade.

d) O salão de festa será notificado, pois o nível sonoro aferido no local corresponde ao nível permitido, diurnamente, a uma área industrial.

 

questão 2

(UFSCar - SP) Um homem adulto conversa com outro de modo amistoso e sem elevar o nível sonoro de sua voz. Enquanto isso, duas crianças brincam emitindo gritos eufóricos, pois a brincadeira é um jogo interessante para elas. O que distingue os sons emitidos pelo homem dos emitidos pelas crianças

a) é o timbre, apenas.

b) é a altura, apenas.

c) são a intensidade e o timbre, apenas.

d) são a altura e a intensidade, apenas.

e) são a altura, a intensidade e o timbre.

questão 3

Cada nota musical que compõe uma determinada escala possui uma frequência característica. A primeira nota da escala é chamada de tônica, e toda escala termina com a repetição da tônica, porém com uma frequência maior. Por exemplo, a escala de Dó maior é: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si e dó. O segundo dó da escala possui uma frequência maior que o primeiro. Qual é a característica da onda sonora que diferencia a tônica do oitavo grau da escala?

a) Timbre

b) Intensidade

c) Volume

d) Nível de intensidade sonora

e) Altura

questão 4

Durante uma apresentação musical, três instrumentos musicais diferentes tocavam a mesma nota. João estava na plateia, sentado na primeira fileira. Mesmo que os instrumentos estivessem tocando a mesma nota, com a mesma intensidade, ele pôde discernir cada um dos três. Qual é a propriedade do som que permitiu com que João fizesse a diferenciação das fontes sonoras?

a) Intensidade

b) Volume

c) Frequência

d) Timbre

e) Altura

respostas
Questão 1

Letra C

Inicialmente, devemos definir o nível de intensidade sonora.

Comparando o valor obtido com a tabela fornecida, vemos que o salão de festas será notificado, pois o nível sonoro aferido corresponde ao nível sonoro do centro da cidade no período noturno.

Voltar a questão
Questão 2

Letra E

Nesse caso, altura, intensidade e timbre dos sons produzidos são diferentes. Enquanto o homem conversa em de modo amistoso, as crianças gritam, o que provocará diferença de intensidade sonora. A voz de um adulto é mais grave que a voz de uma criança, o que gera diferença de altura. O formato da onda produzido por cada um provoca a diferença de timbre.

Voltar a questão
Questão 3

Letra E

A altura é a característica que diferencia os sons quanto à frequência. O último grau da escala corresponde à tônica, porém com uma frequência de vibração maior, mais aguda.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D

O timbre é a qualidade relacionada ao formato das ondas sonoras e permite diferenciar fontes que emitem sons iguais.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola