Exercícios sobre intensidade, timbre e altura
(UniRV - GO) O som é entendido por seu comportamento ondulatório. Dessa forma, propriedades como frequência, intensidade, amplitude, etc., são fundamentais para o entendimento de tal ente físico. A exposição a sons com intensidade elevada pode provocar prejuízo à saúde, por esse motivo, órgãos fiscalizadores estabeleceram níveis sonoros que devem variar de acordo com o tipo de área urbana e o período. A seguir, uma tabela estabelecida de acordo com as normas da ABNT (nº 10.151).
Imagine que a fiscalização de um município foi convocada a comparecer em uma área residencial urbana, no período noturno, pois os vizinhos de um salão de festa queixavam-se do barulho provocado pela música. Chegando ao local, os fiscais perceberam que a intensidade sonora correspondia a 10–6 W/m2. Considerando que a intensidade de referência equivale a 10–12 W/m2, assinale a alternativa correta.
a) O salão de festa não será notificado, pois o nível sonoro aferido no local corresponde ao nível permitido a uma zona de hospitais.
b) O salão de festa não será notificado, pois o nível sonoro aferido no local corresponde ao nível permitido à zona residencial urbana.
c) O salão de festa será notificado, pois o nível sonoro aferido no local corresponde ao nível permitido ao centro da cidade.
d) O salão de festa será notificado, pois o nível sonoro aferido no local corresponde ao nível permitido, diurnamente, a uma área industrial.
Letra C
Inicialmente, devemos definir o nível de intensidade sonora.
Comparando o valor obtido com a tabela fornecida, vemos que o salão de festas será notificado, pois o nível sonoro aferido corresponde ao nível sonoro do centro da cidade no período noturno.
(UFSCar - SP) Um homem adulto conversa com outro de modo amistoso e sem elevar o nível sonoro de sua voz. Enquanto isso, duas crianças brincam emitindo gritos eufóricos, pois a brincadeira é um jogo interessante para elas. O que distingue os sons emitidos pelo homem dos emitidos pelas crianças
a) é o timbre, apenas.
b) é a altura, apenas.
c) são a intensidade e o timbre, apenas.
d) são a altura e a intensidade, apenas.
e) são a altura, a intensidade e o timbre.
Letra E
Nesse caso, altura, intensidade e timbre dos sons produzidos são diferentes. Enquanto o homem conversa em de modo amistoso, as crianças gritam, o que provocará diferença de intensidade sonora. A voz de um adulto é mais grave que a voz de uma criança, o que gera diferença de altura. O formato da onda produzido por cada um provoca a diferença de timbre.
Cada nota musical que compõe uma determinada escala possui uma frequência característica. A primeira nota da escala é chamada de tônica, e toda escala termina com a repetição da tônica, porém com uma frequência maior. Por exemplo, a escala de Dó maior é: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si e dó. O segundo dó da escala possui uma frequência maior que o primeiro. Qual é a característica da onda sonora que diferencia a tônica do oitavo grau da escala?
a) Timbre
b) Intensidade
c) Volume
d) Nível de intensidade sonora
e) Altura
Letra E
A altura é a característica que diferencia os sons quanto à frequência. O último grau da escala corresponde à tônica, porém com uma frequência de vibração maior, mais aguda.
Durante uma apresentação musical, três instrumentos musicais diferentes tocavam a mesma nota. João estava na plateia, sentado na primeira fileira. Mesmo que os instrumentos estivessem tocando a mesma nota, com a mesma intensidade, ele pôde discernir cada um dos três. Qual é a propriedade do som que permitiu com que João fizesse a diferenciação das fontes sonoras?
a) Intensidade
b) Volume
c) Frequência
d) Timbre
e) Altura
Letra D
O timbre é a qualidade relacionada ao formato das ondas sonoras e permite diferenciar fontes que emitem sons iguais.