Topo
pesquisar

Exercícios sobre lançamento horizontal

Exercícios de Física

Esta lista de exercícios trata sobre os lançamentos horizontais, movimento em que um objeto parte de uma determinada altura com uma velocidade horizontal. Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
questão 1

(Uncisal-AL) Num experimento, são utilizadas duas bolas de bilhar idênticas, um lançador de bolas horizontal e um ambiente com ar muito rarefeito, de maneira que os corpos em movimento apresentam resistência do ar desprezível. Por meio de sensores e fotografia estroboscópica, o experimento consiste em acompanhar o tempo de queda das duas bolas e caracterizar o tipo de movimento que elas descrevem durante a queda. As duas são colocadas numa mesma altura inicial (h), ficando a bola (B) sobre uma plataforma. A bola (A) é abandonada no mesmo instante que a bola (B) é lançada horizontalmente com velocidade V.

Assumindo que a aceleração da gravidade é constante, é correto afirmar que:

a) a bola (A) tem o tempo de queda menor que o tempo de queda da bola (B).

b) a bola (A) tem o tempo de queda maior que o tempo de queda da bola (B).

c) os tempos de queda das duas bolas são iguais e a bola (B) descreve um movimento uniforme.

d) as duas componentes da velocidade da bola (B) são descritas por um movimento uniforme variado.

e) os tempos de queda das duas bolas são iguais e a bola (A) descreve um movimento uniforme variado.

questão 2

(Unic-MT) Considere uma pedra sendo lançada horizontalmente do alto de um edifício de 125,0 m de altura, em um local onde o módulo da aceleração da gravidade é igual a 10 m/s2 e tendo um alcance horizontal igual a 10,0 m. Nessas condições, conclui-se que a velocidade com que a pedra foi lançada, em m/s, é igual a:

01. 2

02. 3

03. 4

04. 5

05. 6

questão 3

Um objeto foi lançado horizontalmente do alto de um arranha-céu de 320 m de altura, com uma velocidade de 15 m/s. Determine o alcance horizontal do objeto.

a) 100 m

b) 120 m

c) 150 m

d) 130 m

e) 110 m

questão 4

Determine o alcance horizontal, em metros, de um objeto que foi lançado horizontalmente de uma certa altura, com velocidade de 10 m/s, sabendo que o tempo de queda foi de 2,5 s.

a) 15

b) 20

c) 25

d) 28

e) 24

respostas
Questão 1

Letra E

O tempo de queda das bolas é determinado para o movimento vertical de ambas, que ocorre sob ação da aceleração da gravidade. Portanto, o tempo de queda será o mesmo para as bolas A e B, e a única diferença é que a bola B, além do movimento na vertical, executa um movimento na horizontal e para a direita. Caindo sob a ação da força da gravidade, o movimento da bola A é retilíneo e uniformemente variado.

Voltar a questão
Questão 2

Gabarito: 01

Em primeiro lugar, deve-se determinar o tempo de queda da pedra. Esse tempo será encontrado pela equação que determina o tempo de queda no movimento de queda livre.

De posse do tempo gasto pelo objeto para chegar ao solo, pode-se determinar a velocidade de lançamento por meio da função horária da posição para o movimento retilíneo uniforme.

Voltar a questão
Questão 3

Gabarito: Letra B

Em primeiro lugar, deve-se determinar o tempo de queda do objeto. Esse tempo será encontrado pela equação que determina o tempo de queda no movimento de queda livre.

De posse do tempo gasto pelo objeto para chegar ao solo, pode-se determinar o alcance por meio da função horária da posição para o movimento retilíneo uniforme.

Voltar a questão
Questão 4

Gabarito: Letra C

Pode-se determinar o alcance pela função horária da posição para o movimento retilíneo uniforme.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola