Topo
pesquisar

Exercícios sobre a lei de Lenz

Exercícios de Física

Esta lista de exercícios trata sobre a lei de Lenz, lei que permite identificar o sentido da corrente elétrica induzida em um condutor. Publicado por: Rafael Helerbrock
questão 1

Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa incorreta em relação à lei de Faraday-Lenz:

a) Ao aproximarmos um ímã de um material condutor, induziremos sobre ele uma corrente elétrica.

b) Uma mudança no fluxo de campo magnético sobre um condutor produz neste uma corrente elétrica cujo campo magnético opõe-se à variação do fluxo de campo magnético externo.

c) Uma mudança no fluxo de campo magnético sobre um condutor produz neste uma corrente elétrica cujo campo magnético favorece a variação do fluxo de campo magnético externo.

d) Se a velocidade relativa entre uma fonte de campo magnético e um condutor for nula, não haverá formação de corrente elétrica neste.

e) Mantendo-se constante o fluxo de campo magnético sobre um condutor, não haverá formação de corrente elétrica neste.

questão 2

Assinale a alternativa, entre as alternativas abaixo, que ilustra uma situação em que não ocorrerá o surgimento de uma corrente elétrica induzida sobre um condutor:

a) Quando a fonte de campo magnético afastar-se do condutor.

b) Quando a fonte de campo magnético e o condutor moverem-se na mesma direção e sentido com velocidades iguais.

c) Quando a fonte de campo magnético e o condutor moverem-se na mesma direção, em sentidos opostos e com velocidades iguais.

d) Quando a área do condutor exposto ao campo magnético de um ímã variar em função do tempo.

e) Quando o condutor estiver girando com velocidade constante em um ponto próximo a um ímã.

questão 3

Julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F):

I – Se um ímã aproxima-se de um condutor, uma corrente elétrica será induzida no condutor, de forma que eles irão repelir-se.

II – Se um ímã aproxima-se de um condutor, uma corrente elétrica será induzida no condutor, de forma que eles irão atrair-se.

III – Se um ímã afasta-se de um condutor, uma corrente elétrica será induzida no condutor, de forma que eles irão atrair-se.

É(são) verdadeiro(s):

a) Somente I

b) Somente II

c) I e III

d) Somente III

e) I, II e III

questão 4

Assinale a alternativa correta a respeito da lei de Lenz:

a) Por meio da lei de Lenz, determinamos a intensidade da força eletromotriz induzida em um condutor.

b) A lei de Lenz relaciona a variação temporal do fluxo do campo magnético com a intensidade da força eletromotriz induzida em um condutor.

c) A lei de Lenz afirma que o sentido da corrente elétrica induzida em um circuito ou condutor é tal que o campo magnético por ela produzido sempre irá opor-se às variações de campos magnéticos externos.

d) A lei de Lenz afirma que o sentido da corrente elétrica induzida sobre um circuito ou condutor é tal que o campo magnético por ela produzido será favorável às variações de campos magnéticos externos.

e) Por meio da lei de Lenz, podemos calcular o módulo da corrente elétrica induzida em um circuito ou condutor.

respostas
Questão 1

Letra C

Vamos analisar as alternativas:

a) VERDADEIRA – A aproximação de um ímã a um condutor gera uma variação no fluxo de campo magnético, produzindo-se, assim, uma corrente elétrica induzida no condutor.

b) VERDADEIRA – O campo magnético das correntes elétricas induzidas nos condutores sempre irá opor-se à variação do fluxo de campo magnético externo.

c) FALSA – O campo magnético somente se opõe à variação do fluxo de campo magnético externo.

d) VERDADEIRA – Não havendo velocidade relativa entre um condutor e uma fonte de campo magnético, o fluxo de campo magnético terá módulo constante, portanto, não surgirão correntes elétricas induzidas no condutor.

e) VERDADEIRA – Mantendo-se constante o fluxo de campo magnético sobre um condutor, não surgirão sobre ele correntes elétricas induzidas.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B

Sempre que houver movimento relativo entre o ímã e o condutor, surgirá uma corrente elétrica induzida no corpo condutor. Entre as situações apresentadas no exercício, há somente uma em que não há movimento relativo entre esses corpos: quando a fonte de campo magnético e o condutor moverem-se na mesma direção e sentido com velocidades iguais. Portanto, a alternativa correta é a letra B.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

Vamos analisar os itens:

I – VERDADEIRO. O campo magnético que surge no condutor decorrente do movimento relativo entre o ímã e o condutor tende a se opor à aproximação do ímã, por meio de uma força de repulsão.

II – FALSO. No caso descrito, a força será de repulsão.

III – VERDADEIRO. A força que surge entre os dois corpos tende a atraí-los, contrariando seu afastamento mútuo.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

A lei de Lenz somente nos auxilia a encontrar o sentido da corrente elétrica induzida em um circuito ou em condutores: o campo magnético gerado por essas correntes será sempre contrário aos campos magnéticos externos.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola