Whatsapp

Exercícios sobre movimento uniforme

Exercícios de Física

Esta lista de exercícios trata do movimento uniforme e de suas principais fórmulas. Esse movimento tem como principal característica a velocidade constante. Publicado por: Rafael Helerbrock
questão 1

Uma ave migratória consegue voar enormes distâncias. Suponha que ela consiga voar com velocidade constante de 10 m/s durante o período de uma semana. Qual terá sido a distância, em quilômetros, percorrida pela ave durante esse período?

a) 2056 km

b) 6048 km

c) 7512 km

d) 8600 km

questão 2

Um navio cargueiro completamente carregado tem uma massa de 1,5. 105 kg. Sabendo que esse navio percorre uma distância de 4000 km em 30 dias com velocidade constante, calcule o valor da força resultante sobre o navio durante o percurso.

a) 400.000 N

b) 150.000 N

c) 0 N

d) 3000 N

e) 1.200.000 N

questão 3

No instante de tempo t0, um corpo encontra-se na posição 3 m com relação a um sistema de referência, movendo-se com uma velocidade de 10 m/s. A alternativa que representa corretamente a função horária da posição desse móvel é:

a) S = 3 + 10t

b) S =10 + 3t

c) S = 3t + 5t²

d) S = 10t + 3t²

questão 4

Com relação a um corpo que descreve um movimento retilíneo e uniforme, assinale a alternativa correta.

a) Um corpo em MU percorre espaços cada vez maiores a cada intervalo de tempo posterior.

b) Um corpo em MU percorre distâncias iguais em intervalos de tempos iguais.

c) Um corpo em MU move-se com aceleração constante.

d) Um corpo em MU permanece em uma posição constante em todos os instantes de tempo.

questão 5

Sobre dois móveis A e B cujas funções horárias são SA = 15 + 20t e SB = 20 – 5t, são feitas as seguintes afirmações:

I – O móvel A descreve um movimento acelerado.

II – O móvel B descreve um movimento retrógrado.

III – A velocidade de A é 10 m/s.

IV – Nos instantes iniciais, A e B se aproximam a cada segundo.

São verdadeiras:

a) I e IV.

b) II e III.

c) II e IV.

d) III e IV.

questão 6

Dois carros, A e B, movem-se em uma pista retilínea com velocidades constantes de 20 m/s e 30 m/s, respectivamente. Sabendo que o carro A encontra-se 100 m à frente do carro B, analise as afirmativas a seguir:

I – A cada instante de tempo, o carro A se afasta do carro B.

II – A velocidade relativa entre os carros é de 10 m/s.

III –Em 10 s o carro B terá alcançado o carro A.

Está(ão) correta(s):

a) I.

b) II.

c) III.

d) II e III.

questão 7

Dois móveis, A e B, movem-se de acordo com as funções horárias SA = 5 + 3t e SB = 15 + 2t, em unidades do Sistema Internacional. O instante em que esses móveis se encontram é:

a) 10 s.

b) 20 s.

c) 5 s.

d) 15 s.

questão 8

Em um dia normal, um veículo gasta 5 minutos para atravessar uma ponte, movendo-se a uma velocidade de 20 m/s. Com base nos dados apresentados, calcule a extensão dessa ponte, em km.

a) 10 km

b) 100 km

c) 6 km

d) 10 km

questão 9

(UFTPR) Um navio de pesquisa equipado com SONAR está mapeando o fundo do oceano. Em determinado local, a onda ultrassonora é emitida e os detectores recebem o eco 0,6 s depois.

Sabendo que o som se propaga na água do mar com velocidade aproximada de 1500 m/s, assinale qual é a profundidade, em metros, do local considerado.

a) 450 m

b) 380 m

c) 620 m

d) 280 m

e) 682 m

questão 10

(Famema) De dentro do ônibus, que ainda fazia manobras para estacionar no ponto de parada, o rapaz, atrasado para o encontro com a namorada, a vê indo embora pela calçada. Quando finalmente o ônibus para e o rapaz desce, a distância que o separa da namorada é de 180 m.

Sabendo que a namorada do rapaz se movimenta com velocidade constante de 0,5 m/s e que o rapaz pode correr com velocidade constante de 5 m/s, o tempo mínimo para que ele consiga alcançá-la é de:

a) 10 s.

b) 45 s.

c) 25 s.

d) 50 s.

e) 40 s.

questão 11

Na pista de testes de uma montadora de automóveis, foram feitas medições do comprimento da pista e do tempo gasto por um certo veículo para percorrê-la. Os valores obtidos foram, respectivamente, 1030 m e 25,0 s. Levando-se em conta a precisão das medidas efetuadas, é correto afirmar que a velocidade média desenvolvida pelo citado veículo foi, em m/s, de:

a) 4,10.

b) 41.

c) 41,2.

d) 41,20.

e) 41,200.

questão 12

(Unitau) Um automóvel percorre uma estrada com função horária S = - 40 + 80t, sendo que S é dado em km e t está em horas. O automóvel passa pelo km zero após:

a) 1,0 h.

b) 1,5 h.

c) 0,5 h.

d) 2,0 h.

e) 2,5 h.

respostas
Questão 1

Podemos resolver o exercício utilizando a equação da velocidade média, entretanto é necessário que as unidades sejam adequadas. Para tanto, podemos simplesmente converter a velocidade, que está em metros por segundo, para quilômetros por hora, multiplicando-a pelo fator 3,6. Além disso, também é necessário transformar o período de uma semana em horas (1 semana = 7 dias, 1 dia = 24 h, portanto 1 semana equivale a 168 h). Em seguida, basta fazermos o cálculo a seguir:

Fazendo o cálculo acima, descobrimos que a ave consegue percorrer uma distância de 6048 km, logo a resposta correta é a letra B.

Voltar a questão
Questão 2

O exercício pede que calculemos o valor da força resultante sobre o navio, e não o módulo da força responsável por propeli-lo. Sendo assim, uma vez que o navio desloca-se nesse trajeto com velocidade constante, a força resultante sobre ele deve ser igual a 0, portanto a alternativa correta é a letra C.

Voltar a questão
Questão 3

A função horária da posição do movimento uniforme é escrita na forma S = S0 + v.t, sendo S0 a posição inicial, v a velocidade e t o instante de tempo. A alternativa correta, portanto, é a letra A.

Voltar a questão
Questão 4

Quando um corpo descreve um movimento uniforme, dizemos que ele percorre espaços iguais para intervalos de tempos iguais. Sendo assim, a alternativa correta é a letra B.

Voltar a questão
Questão 5

Vamos analisar as afirmações:

IFALSA. O móvel A se desloca com velocidade constante em um movimento progressivo e não acelerado.

IIVERDADEIRA.

IIIFALSA. A velocidade do móvel A é de 10 m/s, e não 20 m/s.

IVVERDADEIRA. Uma vez que o A move-se para frente e B move-se para esquerda, nos primeiros instantes, eles se deslocam um em direção ao outro, portanto a afirmativa é verdadeira até que eles se encontrem.

Voltar a questão
Questão 6

Vamos analisar o que dizem as afirmativas:

I FALSA. De acordo com a situação descrita, o carro A, de menor velocidade, é “perseguido” pelo carro B, de maior velocidade, por isso eles se aproximam com o passar do tempo,

IIVERDADEIRA. A cada segundo, um dos veículos move-se 30 m enquanto o outro, 20 m, dessa maneira, a velocidade relativa entre eles é de 10 m/s.

IIIVERDADEIRA. Como a velocidade relativa entre os dois carros é de 10 m/s e a distância inicial entre eles era de 100 m, em 10 s os dois carros se encontrarão.

Com base nas respostas acima, a alternativa correta é a letra D.

Voltar a questão
Questão 7

Para resolver essa questão, basta igualar as posições SA e SB. Confira o cálculo:

Com base no cálculo feito acima, a resposta correta é a letra A.

Voltar a questão
Questão 8

Vamos resolver o exercício usando a fórmula da velocidade no MU, porém, antes disso, é necessário converter o tempo, que está em minutos, para segundos. Para tanto, multiplicamos os minutos por 60:

Com base no cálculo, a resposta correta é a letra C.

Voltar a questão
Questão 9

Para resolver esse exercício, utilizamos a fórmula da velocidade no movimento uniforme. Além disso, consideramos o tempo de 0,3 s, uma vez que o tempo informado considera a ida e a volta da onda sonora. Observe:

Com base no cálculo acima, a alternativa correta é a letra A.

Voltar a questão
Questão 10

Para resolver o exercício, precisamos escrever as funções horárias do rapaz e de sua namorada. Para tanto, consideramos a posição do rapaz como zero e a posição de sua namorada como 180. Em seguida, igualamos suas posições:

Com base no cálculo feito acima, a resposta correta é a letra E.

Voltar a questão
Questão 11

Basta dividirmos a distância pelo tempo citado no enunciado, observe:

De acordo com o cálculo, a resposta correta é a letra C.

Voltar a questão
Questão 12

Para resolver o exercício, basta que, no lugar de S, coloquemos 0. Com isso, o cálculo a ser feito é bastante simples:

Com base no resultado obtido, a resposta correta é a letra C.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado