Topo
pesquisar

Exercícios sobre propriedades do potencial elétrico

Exercícios de Física

Esta lista de exercício testará seus conhecimentos sobre o potencial elétrico e as suas propriedades físicas. O potencial elétrico é a medida de energia potencial elétrica adquirida por unidade de carga. Publicado por: Rafael Helerbrock
questão 1

O potencial elétrico é definido como a medida de energia potencial elétrica por unidade de carga elétrica e tem como unidade física o Joule por Coulomb (J/C), também conhecido como Volts (V). A energia potencial elétrica de uma partícula carregada com carga elétrica de 2 nC, quando colocada em uma região de potencial elétrico igual a 5 kV, é igual a:

a) 10 J

b) 1 mJ

c) 10 nJ

d) 2,5 μJ

e) 10 μJ

questão 2

Em relação às propriedades do potencial elétrico, assinale o que for falso:

I – O potencial elétrico em um ponto do espaço é inversamente proporcional ao quadrado da distância desse ponto até as cargas que geram esse potencial.

II – O módulo da carga elétrica é diretamente proporcional ao potencial elétrico produzido.

III – O potencial elétrico é uma grandeza física vetorial.

IV – O potencial elétrico pode ser definido como a razão entre a energia potencial elétrica e a unidade de carga.

São falsas:

a) I

b) I e II

c) I e III

d) II e III

e) III e IV

questão 3

Complete as lacunas da frase a seguir:

Quando uma carga elétrica é abandonada em ________ em uma região do espaço com potencial elétrico, ela adquirirá aceleração por causa da ação da/do ________, e a energia potencial _______ será transformada em energia _______.

a) movimento; campo elétrico; gravitacional; elétrica

b) repouso; força elétrica; elétrica; cinética

c) repouso; força elétrica; mecânica; potencial

d) equilíbrio; diferença de potencial; potencial; mecânica

e) movimento uniforme; diferença de potencial; elástica; magnética

questão 4

Quando uma carga elétrica é abandonada em repouso em uma região com campo elétrico, desprezando os efeitos da gravidade e de quaisquer forças dissipativas, podemos dizer que:

a) A carga sofrerá a ação de um trabalho resistente pela força elétrica, uma vez que a força que surge sobre ela é contrária ao seu deslocamento.

b) Sua energia cinética aumenta, apesar de sua energia potencial elétrica permanecer constante.

c) Sua energia cinética permanece constante, já que a força resultante sobre a carga é nula.

d) Sua energia potencial decresce enquanto sua energia cinética aumenta, por causa do trabalho motor da força elétrica.

e) Sua velocidade mantém-se constante, já que sua energia cinética permanece inalterada.

respostas
Questão 1

Letra E

De acordo com o enunciado do exercício, a definição de potencial elétrico pode ser escrita em termos da energia potencial elétrica:

Dessa forma, o valor de carga elétrica da partícula, em unidades do SI, é de 2.10-9 C (nC – nanocoulombs). E o potencial elétrico é de 5.103 V (kV – quilovolts). Portanto, temos que:

Assim, a energia potencial elétrica associada a essa partícula é de 10 μJ (10.10-6 J).

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

Confira a seguir as explicações detalhadas de todas as afirmações:

I - FALSO: O potencial elétrico é inversamente proporcional à distância (U α 1/d) até o ponto em que se deseja determiná-lo, e essa distância é medida em relação à distribuição de cargas que o gera.

II - VERDADEIRO: Quanto maior o valor da carga elétrica, maior será o potencial elétrico produzido.

III - FALSO: Diferentemente do campo elétrico, o potencial elétrico é uma grandeza física escalar, ou seja, pode ser totalmente definido pelo seu módulo e unidade física.

IV – VERDADEIRO: O potencial elétrico pode ser entendido como a quantidade de energia potencial elétrica por unidade de carga.

Portanto, são falsas as alternativas I e III.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B

Confira a frase completa:

Quando uma carga elétrica é abandonada em repouso em uma região do espaço com potencial elétrico, ela adquirirá aceleração por causa da ação da força elétrica, e a energia potencial elétrica será transformada em energia cinética.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D

Vamos analisar as alternativas:

a) FALSO – Como a força elétrica é a única força atuante sobre o corpo, podemos dizer que a sua aceleração terá o mesmo sentido que ela. Nesse caso, o trabalho por ela realizado é motor, e não resistente.

b) FALSO – A energia cinética da partícula aumentará, pois adquire aceleração em virtude da força elétrica sofrida por ela. No entanto, com o aumento da distância, sua energia potencial decresce.

c) FALSO – A única força atuante sobre a partícula é a força elétrica. Sendo assim, a resultante de forças não é nula, bem como a aceleração. Dessa forma, a velocidade da partícula aumenta com o tempo, juntamente com sua energia cinética.

d) VERDADEIRO – Com o aumento da distância, a energia potencial elétrica atribuída à partícula decresce à medida que sua energia cinética aumenta, já que o trabalho da força elétrica exercido sobre ela é do tipo motor.

e) FALSO – A partícula apresentará aceleração, já que a resultante de forças sobre ela não é nula. Portanto, sua velocidade aumentará constantemente.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola