Exercícios sobre reflexão especular e difusa
Nos estudos da Óptica vimos que sistema óptico é qualquer superfície ou conjunto de superfícies que interagem com a luz. Em relação à reflexão da luz, podemos defini-la como sendo:
a) o fenômeno no qual a luz, ao se propagar em um meio, incide em uma superfície de separação com outro meio e atravessa-o, sofrendo certo desvio em sua propagação.
b) o fenômeno no qual a luz incide em uma superfície plana e não se reflete e nem se refrata.
c) o fenômeno no qual a luz, ao se propagar-se em um meio, incide em uma superfície de separação com outro meio e retorna, total ou parcialmente, para o meio em que se propagava originalmente.
d) o fenômeno no qual a luz incidente atravessa a superfície e continua se propagando no outro meio.
e) é o fenômeno no qual um observador consegue enxergar o objeto com nitidez através da superfície.
Alternativa C
Verifica-se que um feixe de raios de luz paralelos que incide sobre uma superfície plana e polida dá origem a um feixe refletido de raios também paralelos. Nesse caso, diremos que ocorreu uma reflexão:
a) irregular
b) espetacular
c) especular
d) difusa
e) nula
Alternativa C
Se um feixe de raios paralelos, ao incidir sobre uma superfície que apresenta rugosidades, origina um feixe refletido desorganizado, cujos raios se espalharão em variadas direções, diremos que ocorreu uma reflexão:
a) difusa
b) conjunta
c) regular
d) emergente
e) espetacular
Um feixe de luz ao incidir em uma interface que apresenta rugosidades, origina um feixe refletido desorganizado, cujos raios se espalharão em variadas direções.
Alternativa A
“O raio incidente (RI), o raio refletido (RR) e a reta normal à superfície (N) no ponto de reflexão, P, são coplanares, ou seja, pertencem ao mesmo plano. O ângulo de incidência e o ângulo de reflexão são congruentes, isto é, têm medidas iguais (i = r)”. Segundo esse enunciado estamos nos referindo às:
a) leis da refração
b) leis da atração
c) leis da gravitação
d) leis da reflexão
e) leis da trajetória
A primeira lei da reflexão diz que o raio incidente (RI), o raio refletido (RR) e a reta normal à superfície (N) no ponto de reflexão, P, são coplanares, ou seja, pertencem ao mesmo plano. A segunda lei da reflexão diz que o ângulo de incidência e o ângulo reflexão são congruentes, isto é, têm medidas iguais, portanto, (i = r).
Alternativa D