Exercícios sobre Reflexão em Espelho Plano
Um raio de luz incide no ponto I um espelho plano e, após a reflexão, passa pelo ponto P. Determine o ângulo de incidência:
A linha tracejada corresponde ao raio de luz incidente.
h² = 2² + 2²
h² = 4 + 4
h² = 8
h = √8
h = 2√2 m
senθ = 2/2.√2 = 1/√2
senθ = (1/√2).( √2/√2)
senθ = (√2/2)
θ = arcsen(√2/2) = 45°
A reta normal é perpendicular ao espelho, logo: θ + β = 90°
45º + β = 90º
β = 90° - 45°
β = 45°
Um raio de luz incide sobre um espelho plano. De acordo com as condições dadas na figura, determine o valor do ângulo de incidência.
Os ângulos opostos pelo vértice formados entre retas concorrentes são iguais, logo, temos que:
Impondo a normal ao esquema, determinaremos o ângulo de incidência θ.
40 + θ = 90
θ = 90 – 40
θ = 50º
Um espelho plano desloca-se com velocidade de 10m/s em módulo. Considere que o espelho esteja se afastando de uma pessoa e ela esteja de frente para ele. Determine o módulo da velocidade da imagem da pessoa em relação ao solo e em relação ao espelho.
Quando o referencial é considerado o solo, temos que a velocidade de afastamento da imagem equivale ao dobro da velocidade do espelho. Logo vi = 2.ve = 2.10 = 20m/s
Considerando o próprio espelho como referencial, a velocidade da imagem é igual à velocidade do espelho. Logo vi = ve = 10m/s
Um raio de luz incide em um espelho plano. Gira-se o espelho de um ângulo α em torno de um eixo perpendicular ao espelho e perpendicular ao plano de incidência. O ângulo formado pelos raios refletidos antes e após a rotação é de 40°. Determine o valor do ângulo α.
Através de relações geométricas temos que: Δ = 2.α
40 = 2.α
α = 40/2
α = 20°