Topo
pesquisar

Exercícios sobre reflexão e refração do som

Exercícios de Física

O som é uma onda de natureza mecânica que se propaga em um meio físico. Pode ser caracterizado por sua velocidade de propagação, comprimento de onda e frequência de oscilação. Publicado por: Rafael Helerbrock
questão 1

O som é uma onda mecânica de natureza mecânica e de propagação longitudinal. Assinale a alternativa abaixo que contém fenômenos que podem ocorrer com as ondas sonoras:

a) Polarização, sublimação, reflexão, absorção

b) Absorção, condução, ionização, interferência

c) Condução, polarização, eletrização, imantação

d) Polarização, interferência, refração, difração

e) Interferência, reflexão, refração, difração

questão 2

A reverberação é um fenômeno que ocorre com as ondas sonoras. Assinale, entre as alternativas abaixo, a que apresenta a correta definição desse fenômeno:

a) Reverberação é um fenômeno que pode ser observado quando há movimento relativo entre uma fonte sonora e um observador.

b) Reverberação ocorre quando uma onda sonora é completamente absorvida antes de retornar à sua fonte original.

c) Reverberação é um fenômeno que surge em razão da reflexão do som mesmo após a fonte sonora ter cessado sua emissão.

d) Reverberação surge quando uma onda sonora é transmitida entre dois meios de densidades diferentes.

e) Reverberação ocorre quando o som é capaz de contornar algum obstáculo, como uma fenda, e propagar-se novamente na forma de ondas circulares.

questão 3

Assinale a alternativa que apresenta uma grandeza que não sofre qualquer alteração quando uma onda sonora sofre refração.

a) Frequência

b) Amplitude

c) Comprimento de onda

d) Velocidade

e) Intensidade

questão 4

Quando uma pessoa conversa em um corredor longo e vazio, ela é capaz de escutar o eco da própria voz. Assinale a alternativa que explica corretamente a razão desse fenômeno ocorrer nesse corredor:

a) Pelo fato de o corredor estar vazio, o som é capaz de sofrer menos absorção, de forma que sua intensidade permanece constante após sua reflexão, possibilitando a audição das ondas sonoras refletidas.

b) O tamanho do corredor favorece a formação de ondas estacionárias, conhecidas pela geração de ecos.

c) A extensão desse corredor favorece o intervalo de tempo que o som refletido leva para voltar ao ouvido do emissor. Além disso, a ausência de objetos diminui o processo de absorção do som, permitindo que ele seja refletido mais vezes.

d) As ondas sonoras têm facilidade em percorrer o corredor, exclusivamente, na direção de seu comprimento, favorecendo o maior tempo de retorno ao ouvido das pessoas.

respostas
Questão 1

Letra E

Como o som é uma onda, ele é capaz de sofrer os mesmos fenômenos que outros tipos de onda, com exceção da polarização. As ondas longitudinais não podem ser polarizadas. Dessa forma, a alternativa correta é a letra E.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

Vamos analisar as alternativas:

a) FALSA – Esse fenômeno é chamado de efeito Doppler.

b) FALSA – Esse fenômeno é uma simples absorção do som.

c) VERDADEIRA – Essa é a definição de reverberação.

d) FALSA – O nome desse fenômeno é refração.

e) FALSA – O nome do fenômeno descrito é difração.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A

Quando uma onda sonora sofre refração, sua velocidade e seu comprimento de onda são alterados de forma inversamente proporcional, isto é, se um aumenta, o outro deve diminuir. Além disso, pode ocorrer uma absorção da onda sonora nesse meio, responsável pela diminuição de sua intensidade e, consequentemente, de amplitude. Dessa forma, a única grandeza que não sofre qualquer mudança durante a refração sonora é a frequência desse som. Portanto, a alternativa correta é a letra A.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

Vamos analisar as alternativas:

a) FALSA – É fato que a ausência de objetos no corredor diminui a absorção do som, no entanto, a cada reflexão, a intensidade sonora cai.

b) FALSA – É possível que sejam formadas ondas estacionárias nesse corredor, no entanto, isso daria origem a regiões de interferência construtiva e destrutiva, não ao eco em si.

c) VERDADEIRA – A grande distância que o som percorre até chegar ao final do corredor favorece o intervalo de tempo necessário para percebermos o eco. Além disso, a ausência de objetos permite que o som sofra mais reflexões.

d) FALSA – As ondas sonoras são tridimensionais, ou seja, propagam-se em todas as direções simultaneamente.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola