Exercícios sobre trabalho e energia
(FGV)
Em alguns países da Europa, os radares fotográficos das rodovias, além de detectarem a velocidade instantânea dos veículos, são capazes de determinar a velocidade média desenvolvida pelos veículos entre dois radares consecutivos.
Considere dois desses radares instalados em uma rodovia retilínea e horizontal. A velocidade instantânea de certo automóvel, de 1 500 kg de massa, registrada pelo primeiro radar foi de 72 km/h. Um minuto depois, o radar seguinte acusou 90 km/h para o mesmo automóvel.
O trabalho realizado pela resultante das forças agentes sobre o automóvel foi, em joules, mais próximo de
a) 1,5 - 104.
b) 5,2 - 104.
c) 7,5 - 104.
d) 1,7 - 105.
e) 3,2 - 105.
LETRA “D”
Sabendo que o trabalho é definido como a variação da energia cinética, podemos escrever que:
(UFPB) Em um trecho do trajeto João Pessoa a São Paulo, um avião desloca-se horizontalmente e com velocidade constante. Admita que as únicas forças que atuam sobre o avião são: a força propulsora gerada pelas turbinas, a força de resistência do ar (atrito) e a força peso. Com relação aos trabalhos realizados por essas forças, considere as seguintes identificações:
- TT: trabalho realizado pela força propulsora das turbinas.
- TR: trabalho realizado pela força de resistência do ar.
- TP: trabalho realizado pela força peso do avião.
Com base no exposto, é correto afirmar:
a) TR = TT, TP =0
b) TR = −TT, TP = 0
c) TR = TT, TP > 0
d) TR= –TT, TP > 0
e) TR = 0, TP = –TT
LETRA “B”
A força peso é perpendicular ao movimento da aeronave, logo, seu trabalho é nulo. Como a velocidade da aeronave é constante, a resultante das forças de propulsão e resistência do ar é nula. Sendo assim, o trabalho realizado pela força de resistência do ar possui sinal oposto ao trabalho da força propulsora.
Um objeto de massa igual a 10 kg movimenta-se com velocidade de 2 m/s. Por causa da ação de uma força constante, esse objeto tem a sua velocidade reduzida pela metade. Determine o módulo do trabalho realizado por essa força.
a) 5 J
b) 10 J
c) 15J
d) 20J
e) 25 J
LETRA “C”
A partir da definição de que o trabalho é a variação da energia cinética, podemos escrever:
Qual é a variação da energia cinética de um objeto de massa m que se encontra sobre um plano horizontal quando sobre ele for aplicada uma força de intensidade 50 N que forma um ângulo de 60° com a horizontal e arrasta-o por 5m?
a) 155 J
b) 220 J
c) 350 J
d) 125 J
e) 555 J
LETRA “D”
A partir da definição de que o trabalho é a variação da energia cinética, podemos escrever: