Exercícios sobre a primeira lei de Kepler
(Unicamp) A primeira lei de Kepler demonstrou que os planetas se movem em órbitas elípticas e não circulares. A segunda lei mostrou que os planetas não se movem a uma velocidade constante. PERRY, Marvin. Civilização Ocidental: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 289. (Adaptado)
É correto afirmar que as leis de Kepler:
a) confirmaram as teorias definidas por Copérnico e são exemplos do modelo científico que passou a vigorar a partir da Alta Idade Média.
b) confirmaram as teorias defendidas por Ptolomeu e permitiram a produção das cartas náuticas usadas no período do descobrimento da América.
c) são a base do modelo planetário geocêntrico e se tornaram as premissas científicas que vigoram até hoje.
d) forneceram subsídios para demonstrar o modelo planetário heliocêntrico e criticar as posições defendidas pela Igreja naquela época.
Letra D. Os argumentos que eram utilizados pela Igreja para justificar o modelo geocêntrico perderam força com os modelos matemáticos das órbitas planetárias, desenvolvidas graças ao surgimento das três leis de Kepler.
(UFG) Considere que a Estação Espacial Internacional, de massa M, descreve uma órbita elíptica estável em torno da Terra, com um período de revolução T e raio médio R da órbita. Nesse movimento,
a) o período depende de sua massa.
b) a razão entre o cubo do seu período e o quadrado do raio médio da órbita é uma constante de movimento.
c) o módulo de sua velocidade é constante em sua órbita.
d) a energia mecânica total deve ser positiva.
e) a energia cinética é máxima no perigeu.
Letra E. O perigeu é a posição da menor distância entre a Terra e a Estação Espacial Internacional. Nessa posição, há a energia cinética máxima e, consequentemente, a energia potencial gravitacional mínima.
De acordo com a primeira lei de Kepler, as órbitas dos planetas que se movem ao redor do Sol são:
a) elípticas, com grande excentricidade.
b) elípticas, com o Sol em um dos focos.
c) circulares, com o Sol no centro.
d) circulares, com a Terra no centro.
e) hiperbólicas, com o Sol localizado sobre o foco.
Letra B. Segundo a afirmação da 1ª lei de Kepler, conhecida como lei das órbitas planetárias: todos os planetas movem-se ao redor do Sol em órbitas elípticas, estando o Sol em um dos focos.
As posições do periélio e afélio são, respectivamente, aquelas onde há:
a) maior e menor energia potencial gravitacional.
b) maior e menor energia cinética.
c) maior energia mecânica.
d) menor energia mecânica.
e) maior dissipação de energia.
Letra B. Enquanto, no periélio, há energia cinética máxima, no afélio, essa mesma energia é mínima, de modo que a energia potencial gravitacional segue a lógica inversa, fazendo com que a energia mecânica mantenha-se constante ao longo de toda a órbita.