Exercícios sobre cartografia
Resolva esta lista de exercícios sobre cartografia, ciência que estuda e que desenvolve técnicas de representar a superfície terrestre e os fenômenos espaciais em mapas.
Publicado por: Paloma GuitarraraQuestões
-
Questão 1
(UFG) O uso dos smartphones associados a geotecnologias permitiu o surgimento de aplicativos que rapidamente ganharam a preferência de milhões de usuários, por criarem comodidades e atenderem às necessidades de acesso a bens de consumo, locomoção, registros de lugares visitados, entre outras inúmeras aplicações. Essa inovação é um reflexo do avanço tecnológico no campo da cartografia.
Seu principal embasamento está associado à:
A) escala cartográfica, que define o fator de redução dos mapas, para sua representação nos meios digitais.
B) projeção cartográfica, que define o tipo de deformação da base cartográfica utilizada nos aplicativos.
C) rede de coordenadas geográficas, que define o sistema de localização global empregado pelos softwares.
D) rosa-dos-ventos, que indica o sistema de orientação tradicional dos mapas a partir do sentido norte.
E) simbologia, que indica a transcrição gráfica das informações por um sistema de signos visuais.
Alternativa C.
As novas tecnologias que permitiram tais avanços estão associadas com a rede de coordenadas geográficas, que é fundamental para determinar a localização no espaço e passou a ser integrada aos softwares e aos aplicativos que usamos cotidianamente.
-
Questão 2
(UFSC) Observe o título e o mapa.

Sobre Cartografia e representação espacial, é correto afirmar que:
01. o aprimoramento dos satélites promoveu avanços nas técnicas de representação de informações da superfície terrestre, causando grande impacto nos processos de elaboração de mapas e nos conceitos da Cartografia.
02. o mapa acima não tem validade cartográfica porque apresenta o Brasil no centro do planeta, distorcendo informações geográficas da superfície terrestre.
04. a manutenção das coordenadas geográficas fixadas em 1884 contempla uma convenção de topografia, com elementos retratados de forma figurativa para fins didáticos, como o território do Brasil no centro.
08. as projeções podem ser classificadas em conformes ou equivalentes, dependendo das propriedades geométricas presentes na relação entre o globo terrestre e mapa-múndi.
16. a projeção cartográfica é o resultado de um conjunto de operações que permite representar fenômenos que estão dispostos numa superfície esférica em um plano, tendo como referência paralelos e meridianos.
32. uma representação espacial com escala de 1:12.000 é pequena; nela, um centímetro equivale a doze quilômetros ou doze mil metros.
Qual é a soma das afirmativas corretas?
A soma é 25.
As únicas afirmativas incorretas são as de número 02, 04 e 32. As demais afirmativas estão corretas e resultam na seguinte soma: 25 (01+08+16). Analisemos:
- 02 está incorreta porque o mapa tem, sim, validade cartográfica. As informações sobre a superfície terrestre não estão distorcidas, apenas foi adotada uma forma diferente de representá-las.
- 04 está incorreta porque o território brasileiro no centro não teve fins didáticos. É, na verdade, uma escolha geopolítica que busca enfatizar o papel central do Brasil no cenário internacional a partir da visão dos brasileiros. Convenções cartográficas como as coordenadas geográficas e a posição dos paralelos e dos meridianos de referência são mantidas.
- 32 está incorreta porque a escala apresentada é grande, já que ela oferece maior grau de detalhamento. Nela, 1 cm equivale a 0,12 km ou 120 m.
-
Questão 3
(Enem)
A finalidade mais marcante em toda a história dos mapas, desde o seu início, teria sido a de estarem sempre voltados à prática, principalmente a serviço da dominação, do poder. Sempre registraram o que mais interessava a uma minoria, fato este que acabou estimulando o incessante aperfeiçoamento deles.
MARTINELLI, M. Mapas da geografia e cartografia temática. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado).
No texto, a cartografia é apresentada como um instrumento usado essencialmente para a:
A) preservação de espaços naturais.
B) emancipação de sujeitos marginais.
C) revalorização de culturas reprimidas.
D) inversão de hierarquias estabelecidas.
E) sustentação de hegemonias territoriais.
Alternativa E.
No texto, a cartografia é apresentada como um instrumento de apoio para o exercício do poder territorial e para a sustentação da hegemonia de um Estado ou da entidade detentora do poder sobre uma dada área.
-
Questão 4
(Enem - PPL)
Quando se pensa que há três décadas a obtenção de uma posição geográfica em qualquer lugar do mundo estava nas mãos de profissionais especializados, engenheiros e geógrafos, que precisavam de equipamentos sofisticados para realizarem medições que levavam dias e meses, sem contar com o tempo dedicado ao cálculo das coordenadas, é surpreendente a constatação de que qualquer um de nós com um simples smartphone obtém hoje essa posição em poucos segundos.
COSTA, S. M. A.; FORTES, L. P. S. A evolução da geodésia: da observação às estrelas aos satélites. Revista Brasileira de Geografia, n. 1, jan.-jun. 2019.
A consequência na oferta de serviços, resultante da mudança tecnológica mencionada no texto, é a:
A) propagação da indústria da beleza.
B) concentração de atividades de lazer.
C) centralização da estrutura de segurança.
D) popularização de aplicativos de mobilidade.
E) distribuição de produtos de entretenimento.
Alternativa D.
A modernização das geotecnologias, que foi proporcionada pela revolução nos meios de comunicação, teve como consequência a popularização dos aplicativos de mobilidade, presentes em praticamente todos os smartphones e demais tipos de dispositivo móvel.
-
Questão 5
(Uece) A representação da superfície esférica do planeta Terra em uma superfície plana implica algum tipo de deformação. Para minimizar isto, e “Com o intuito de transportar os pontos constantes no elipsoide para um plano, foi criado um sistema...” (Fitz, P. R, 2008). As diferentes deformações que se apresentam classificam-se em conformes, equivalentes, equidistantes ou azimutais. Esse sistema é denominado de:
A) escalas cartográficas.
B) coordenadas geográficas.
C) fusos horários.
D) projeções cartográficas.
Alternativa D.
O sistema descrito no enunciado é denominado de projeções cartográficas, fundamentais para a representação da superfície terrestre, ou parte dela, em superfícies planas.
-
Questão 6
(Uerj)
LEGENDA COM A PALAVRA MAPA
Tebas, Madian, Monte Hor,
esfingéticos nomes.
Idumeia, Efraim, Gilead,
histórias que dispensam meu concurso.
Os mapas me descansam,
mais em seus desertos que em seus mares,
onde não mergulho porque mesmo nos mapas são profundos,
voraginosos, indomesticáveis.
Como pode o homem conceber o mapa?
Aqui rios, aqui montanhas, cordilheiras, golfos,
aqui florestas, tão assustadoras quanto os mares.
As legendas dos mapas são tão belas
que dispensam as viagens. Você está louca, dizem-me,
um mapa é um mapa. Não estou, respondo.
O mapa é a certeza de que existe O LUGAR,
o mapa guarda sangue e tesouros.
Deus nos fala no mapa com sua voz geógrafa.PRADO, Adélia. Terra de Santa Cruz. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
No poema de Adélia Prado, é enfatizada a seguinte função da linguagem cartográfica:
A) expressão da cultura
B) instrumento de precisão
C) espaço de representação
D) manifestação da tecnologia
Alternativa C.
Uma das funções da linguagem cartográfica que é descrita no poema de Adélia Prado é o espaço de representação, sendo enfatizado no texto o mapa como a certeza da existência do lugar. O lugar é a menor subdivisão do espaço, e a sua existência está relacionada com a vivência dos indivíduos. Portanto, é um espaço de representação.
-
Questão 7
(Einstein)
Mapear é se reconhecer, identificar o lugar onde se vive e trabalha, lugar que guarda memórias, histórias e conflitos. Porém, os mapeamentos oficiais, em grande parte dos casos, têm invisibilizado os modos de vidas tradicionais. É nesse contexto que surgiu o projeto “Mapeamento no Com plexo Suape em Cabo de Santo Agostinho — Pernambuco, Brasil”, que buscou, por meio da cartografia social, reconstituir esse território, a partir da perspectiva das comunidades impactadas pela construção do Complexo Industrial Portuário de Suape, identificando áreas que foram desapropriadas, propondo as legendas necessárias para a compreensão dos processos sociais que ali se deram e destacando os lugares de pertencimento e conflitos.
(https://actionaid.org.br, 01.07.2021.)
De acordo com o excerto, a cartografia social contribui para:
A) gentrificar periferias e ampliar perspectivas de investimentos público-privados.
B) definir limites e embasar decisões para a cobrança de impostos.
C) identificar a ocupação e auxiliar na demarcação de territórios em disputa.
D) analisar centralidades e restabelecer fronteiras em unidades da federação.
E) reconsiderar a posse e redistribuir a terra entre imigrantes pioneiros no país.
Alternativa C.
O excerto traz a cartografia social como uma ferramenta importante para a delimitação de territórios em disputa e para a compreensão de como a história de uma dada área e os processos que acontecem no meio social são transpostos para o espaço geográfico.
-
Questão 8
(Acafe) A respeito de características da cartografia, assinale a alternativa CORRETA.
A) A escala gráfica é a relação matemática entre o que é representado no mapa e a realidade. Quanto maior a escala numérica, maior é área representada e maior é o detalhamento do cartograma.
B) Uma escala cartográfica numérica de 1:100.000.000 é considerada menor que uma escala 1:100.000, sendo que representa uma área mais ampla e com menos detalhes em comparação com o cartograma de escala numérica de 1:100.000.
C) Os dois elementos essenciais de um mapa são: o título e a legenda, pelo título que se calcula a relação exata entre a realidade e o que é representado no cartograma.
D) Uma projeção cilíndrica é ideal para representação de mapas em escala pequena, pois não apresenta nenhum tipo de distorções de formas, distâncias ou proporções.
Alternativa B.
A escala de 1:100.000.000 é menor porque representa uma área muito grande e com menor grau de detalhamento do que um mapa na escala numérica 1:100.000. Analisemos as demais alternativas:
A) A relação entre escala numérica e área representada é inversa à relação descrita no item. Na verdade, quanto maior é a escala numérica, maior é a área representada e menor é o detalhamento. Escalas numéricas menores representam áreas menores com maior detalhamento.
C) O título e a legenda são, sim, essenciais em um mapa. No entanto, o título indica o tema ou o assunto da representação cartográfica. A relação matemática descrita é, na verdade, a escala, que é outro elemento essencial dos mapas.
D) A projeção cilíndrica é ideal para mapas em escala pequena justamente por apresentar deformações nas extremidades. Ela é empregada em produtos como os mapas-múndi.
-
Questão 9
(Uece) Leia com atenção o texto a seguir:
“Os sistemas de coordenadas definem pontos e eixos de referência a partir dos quais são medidos afastamentos (distâncias) e direções ou orientações (ângulos) a fim de localizar pontos no espaço (n-dimensional). Todo e qualquer ponto da superfície terrestre pode ser localizado a partir de suas coordenadas, determinadas a partir de um sistema de referência estabelecido”.
Sampaio, T. V. M. Cartografia geral, digital e temática. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas, 2018.
Considerando os aspectos que envolvem os sistemas de coordenadas, analise as seguintes afirmações:
I. Toda feição geográfica pode ser expressa por um ou mais pontos conectados; sua representação, no plano ou no espaço, exige a determinação da posição relativa a uma origem comum de todos os pontos que definem esta feição.
II. A unidade de medida utilizada para as coordenadas depende da referência. No sistema cartesiano de coordenadas terrestres reais, por exemplo, podem ser utilizados como unidades o centímetro e o milímetro. Já no sistema cartesiano de coordenadas gráficas, a unidade utilizada é o metro ou o quilômetro, tomando por referência o Sistema Internacional.
III. Para a localização de pontos no plano ou no espaço, é necessário que se utilize um ou mais sistemas que permitam, a partir de uma origem determinada, definir a posição não ambígua destes pontos, ou seja, os afastamentos e/ou as direções dos mesmos em relação à referida origem.
Está correto o que se afirma somente em:
A) I e III.
B) I e II.
C) II.
D) III.
Alternativa A.
A única afirmativa incorreta é a de número II. Diferente do que é afirmado, as coordenadas são dadas em graus (º), minutos (‘) e segundos (“).
-
Questão 10
(Enem PPL)
É claramente impossível criar um mapa perfeito, no qual a escala principal seja preservada em todos os pontos. É fácil, porém, manter a escala principal ao longo de certas linhas ou pontos no mapa em que a escala seja constante e igual à escala principal, ocasionando uma distorção nula. Linhas de distorção nula são linhas em uma projeção em que a escala principal é preservada. São caracterizadas pela tangência ou secância da superfície terrestre com a superfície de projeção.
MENEZES, P.; FERNANDES, M. Roteiro de cartografia. São Paulo: Oficina de Textos, 2013 (adaptado).
Conforme o texto, a projeção que representará uma região próxima à Linha do Equador com a menor distorção da escala principal é:
A)

B)

C)

D)

E)

Alternativa A.
A projeção cilíndrica é a projeção cartográfica que apresenta menor grau de deformidade em áreas que estão localizadas próximo da Linha do Equador. Essa projeção está apresentada na alternativa A.
-
Questão 11
(Enem)
Anamorfose é a transformação cartográfica espacial em que a forma dos objetos é distorcida, de forma a realçar o tema. A área das unidades espaciais às quais o tema se refere é alterada de forma proporcional ao respectivo valor.
GASPAR, A. J. Dicionário de ciências cartográficas. Lisboa: Lidel, 2004.
A técnica descrita foi aplicada na seguinte forma de representação do espaço:
A)

B)

C)

D)

E)

Alternativa C.
A técnica da anamorfose distorce o tamanho das áreas representadas proporcionalmente ao valor do dado que é apresentado no mapa em questão. Dentre as imagens acima, a única que mostra a aplicação dessa técnica cartográfica é a da letra C.
-
Questão 12
(Fuvest)
“Historiadores encontraram um mapa antigo onde não era possível identificar a escala do mapa. Com algum esforço e apoio de Geógrafos, foi possível avaliar a distância no mapa entre duas localidades como sendo de 20 centímetros. Buscando elementos na paisagem, foi possível quantificar a distância entre elas como equivalente a 40 quilômetros.”
FITZ, Paulo Roberto. Cartografia Básica. São Paulo: Oficina de Textos, 2008 (Adaptado).
Com base nessas medidas, a escala numérica do mapa corresponde a:
A) 1:20.000.
B) 1:200.000.
C) 1:2.000.000.
D) 1:2.200.000.
E) 1:20.000.000.
Alternativa B.
Para chegarmos na resposta, devemos aplicar a fórmula da escala: E = d / D, sendo que:
d = distância no mapa = 20 centímetros
D = distância no terreno = 40 quilômetros = 4.000.000 centímetros
Então:
E = 20 / 4.000.000
Dividindo o numerador e o denominador por 20, temos que:
E = 1 / 200.000
A escala do mapa encontrado, então, é 1:200.000.