Exercícios sobre Mata dos Cocais
Resolva esta lista de exercícios sobre a Mata dos Cocais, considerada uma importante faixa de transição.
Publicado por: Paloma GuitarraraQuestões
-
Questão 1
(Famerp) A partir de conhecimentos acerca das formações vegetais no Brasil, é correto afirmar que a Mata dos Cocais caracteriza uma mata de transição entre:
A) o Cerrado e o Pantanal.
B) a Mata Atlântica e a Mata de Araucárias.
C) a Mata de Várzea e a Mata de Igapó.
D) os Mangues e a Vegetação Litorânea.
E) a Floresta Amazônica e a Caatinga.
Alternativa E.
A Mata dos Cocais é um ecótono, um tipo de formação que marca a transição entre dois ou mais ecossistemas. Nesse caso, ela está situada entre a Amazônia e a Caatinga.
-
Questão 2
Qual dos estados brasileiros listados abaixo não abriga uma parte da Mata dos Cocais em seu território?
A) Ceará
B) Pernambuco
C) Maranhão
D) Pará
E) Tocantins
Alternativa B.
Não tem Mata dos Cocais em Pernambuco. A formação florestal presente nessa unidade federativa brasileira é a Mata Atlântica, predominante no seu litoral.
-
Questão 3
(Faceres) A mata dos Cocais separa o domínio amazônico do domínio das caatingas. Nessa faixa de transição, o clima apresenta característica:
A) tropical de altitude a oeste, e árido a leste;
B) temperado a oeste, e semiúmido a leste;
C) subtropical a oeste, e semiárido a leste;
D) subúmido a oeste, e semiárido a leste;
E) árido a oeste, e semiárido a leste.
Alternativa D.
A Mata dos Cocais tem, em seus arredores, a presença do clima equatorial, na Floresta Amazônica, do clima tropical, no Cerrado, e do clima semiárido, na Caatinga. Dessa forma, o clima nessa área de transição se apresenta como subúmido, a oeste, e semiárido, a leste.
-
Questão 4
A região Nordeste do Brasil, que é por onde se estende a maior parte da Mata dos Cocais, é dividida em sub-regiões por diferentes razões, sendo uma delas a diversidade de climas e de ecossistemas que nelas se desenvolvem. Com base nos seus conhecimentos sobre a regionalização do Nordeste, podemos afirmar que a Mata dos Cocais se encontra na seguinte sub-região:
A) Zona da Mata.
B) Agreste.
C) Semiárido.
D) Meio-Norte.
E) Centro-Oeste.
Alternativa D.
A Mata dos Cocais ocorre na região do Meio-Norte, que estabelece a transição entre o Semiárido nordestino e a Amazônia. A Zona da Mata, na alternativa A, não tem relação com a Mata dos Cocais, mas, sim, com a Mata Atlântica. Note, também, que a alternativa E traz uma região do Brasil, e não uma sub-região do Nordeste.
-
Questão 5
Os aspectos da vegetação da Mata dos Cocais é o que nos leva a classificá-la como um(a):
A) reserva ambiental.
B) domínio morfoclimático.
C) ecótono.
D) bioma.
E) área de proteção permanente.
Alternativa C.
Diferente das unidades biogeográficas que a circundam, como a Caatinga e a Amazônia, a Mata dos Cocais é um ecótono, uma transição entre diferentes ecossistemas. Nela, é possível identificar vegetação típica tanto da Amazônia quanto da Caatinga e do Cerrado, motivo pelo qual ela recebe essa classificação.
-
Questão 6
(PUC-GO – Adaptada) Embora não constitua um bioma, a Mata dos Cocais se estende por diversas regiões brasileiras. Acerca de sua localização e condições de ocorrência, analise as afirmativas a seguir:
I – A Mata dos Cocais é um tipo de cobertura vegetal situada principalmente entre as terras úmidas da Região Norte e as terras semiáridas do Nordeste brasileiro.
II – Um aspecto importante da Mata dos Cocais é a grande profundidade do lençol freático, o que condiciona a grande profundidade de suas raízes.
III – A Mata dos Cocais corresponde a uma faixa de transição das condições climáticas e consequentemente dos tipos de solo.
IV – Entre as principais características da Mata dos Cocais está o seu baixo porte, que geralmente fica abaixo dos demais tipos de vegetação.
Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa cujos itens estão todos corretos:
A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e IV
Alternativa B.
As afirmações I e III descrevem corretamente aspectos da Mata dos Cocais. Vamos entender onde está o erro nas demais:
II – A profundidade do lençol freático varia na Mata dos Cocais. Na região oeste desse ecossistema, por exemplo, os solos são mais rasos, e, por isso, o lençol freático está situado em menor profundidade.
IV – A Mata dos Cocais é formada por vegetação de médio e de alto porte. Algumas de suas palmeiras têm altura de 20 metros.
-
Questão 7
(Fatec) A Mata dos Cocais é um tipo de cobertura vegetal presente no Meio-Norte do Brasil, principalmente nos estados do Maranhão e do Piauí. É uma zona de transição entre os biomas Floresta Amazônica, Cerrado e Caatinga.
Nessa área de transição são encontrados alguns tipos de vegetais, dentre os quais se destacam:
A) as seringueiras e as bananeiras.
B) as laranjeiras e os pinheiros.
C) as carnaúbas e os babaçus.
D) as catuabas e os juazeiros.
E) as perobas e os jatobás.
-
Questão 8
(Advise) Situada na transição do domínio das caatingas amazônico, a Mata dos Cocais ocupa terras nordestinas, nos estados de Maranhão e Piauí. Uma das vegetações típicas deste tipo de floresta é:
A) Araucária.
B) Carnaúba.
C) Pinheiros.
D) Cactáceas.
E) Pau-Brasil.
Alternativa B.
A carnaúba é uma palmeira que representa muito bem a Mata dos Cocais, sendo uma vegetação típica desse tipo de floresta.
-
Questão 9
(Nucepe)
As faixas de transição são áreas de transição entre um domínio morfoclimático e outro. A principal característica desses territórios é que eles possuem características híbridas. Ou seja, ao contrário dos domínios que possuem características específicas e definidas, esses territórios possuem características de mais de um domínio unidas em uma mesma área.
Disponível em: AB’SABER, A.N. Os domínios da natureza no Brasil. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. p.12.
Sobre as faixas de transição avalie as seguintes afirmações:
I. O Agreste, Mata dos Cocais, Pantanal e suas subdivisões constituem importantes faixas de transição do Brasil.
II. A Mata dos Cocais está presente na sub-região Meio Norte que abrange os Estados do Piauí e Maranhão.
III. O Agreste é uma área de transição situada entre a zona da mata, que é uma região úmida e cheia de brejos e o sertão semiárido.
IV. A mudança de uma vegetação para outra ocorre de uma forma abrupta, gerando, desta forma, as áreas de transição.
Assinale a alternativa que apresente APENAS as informações corretas.
A) I e IV.
B) I, II e III.
C) I, II e IV.
D) II, III e IV.
E) I, III e IV.
Alternativa B.
As três primeiras afirmativas são corretas, e descrevem de forma certeira as faixas de transição entre os domínios brasileiros, inclusive, a Mata dos Cocais. A afirmativa IV é incorreta porque essa transição acontece de maneira gradual, como todo tipo de mudança na natureza. Por essa razão, na Mata dos Cocais, por exemplo, observa-se diferentes tipos de clima, de solo e de vegetação.
-
Questão 10
As comunidades tradicionais são grupos reconhecidos pelo seu modo de vida que é estabelecido em harmonia com a natureza e os recursos naturais. Na região do Meio-norte brasileiro, a Mata dos Cocais abriga uma comunidade que desempenha um papel muito importante economicamente para o meio em que vivem, da mesma forma em que é a responsável pelo fornecimento de matéria-prima para cadeias produtivas como a da fabricação de cosméticos. A respeito dessa comunidade, leia o trecho a seguir:
“São comunidades constituídas majoritariamente por mulheres, presentes principalmente no Maranhão. Somam cerca de 300 mil trabalhadoras rurais que vivem da extração do babaçu, espécie vegetal comumente encontrada nos Estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Pará. A palmeira é típica de zonas de transição entre florestas úmidas da bacia amazônica, do cerrado e da caatinga.”
MMA. Povos e Comunidades Tradicionais. Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, [s.d.]. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/povos-e-comunidades-tradicionais.
Com base no exposto, entre as alternativas a seguir, qual é a referida comunidade tradicional?
A) Faxinalenses.
B) Caiçaras.
C) Quebradeiras de coco.
D) Indígenas.
E) Ribeirinhos.
Alternativa C.
As quebradeiras de coco babaçu, como são chamadas, são um grupo de mulheres que trabalham no campo extraindo e quebrando o coco babaçu para obter dele matérias-primas como o óleo, que é muito utilizado para a fabricação de cosméticos e de azeites. Outras partes desse coco são aproveitadas, assim como as folhas das palmeiras. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, são 300 mil mulheres que pertencem à comunidade das quebradeiras de coco.
-
Questão 11
Observe atentamente as imagens abaixo e assinale aquela que representa a Mata dos Cocais.
A)

B)

C)

D)

E)

Alternativa D.
A imagem mostra as palmeiras de babaçu, típicas da Mata dos Cocais. As demais imagens retratam:
A) a restinga;
B) o mangue;
C) a mata de araucárias;
E) a caatinga.
-
Questão 12
Com base nos seus conhecimentos sobre a Mata dos Cocais, qual é a alternativa que descreve corretamente um dos principais problemas ambientais que ameaça essa vegetação?
A) Degradação da qualidade dos recursos hídricos.
B) Desmatamento promovido para a abertura de áreas de plantio e de pastagem.
C) Assoreamento do lençol freático.
D) Contaminação dos cursos d’água com mercúrio.
E) Arenização dos solos.
Alternativa B.
A Mata dos Cocais fica em uma área em que se observa a intensa atividade agrícola voltada para a exportação, uma vez que essa foi uma região para onde a fronteira agrícola brasileira se expandiu na segunda metade do século XX. Assim, a principal ameaça a essa vegetação é o desmatamento realizado para a abertura de novas áreas agropecuárias, notadamente para o plantio de soja e para a criação de gado bovino.